Criado para ser eterno

Texto: 1 João 5:11 e 12
 
Nestes dias temos falado aqui na nossa igreja sobre o propósito de Deus nas nossas vidas. Hoje veremos que a vida que temos vai muito alem daquilo que conhecemos. A vida aqui na terra é apenas o ensaio geral que precede a verdadei­ra produção. Você passará muito e muito mais tempo do outro lado na eternidade, do que aqui. A terra é um lugar de preparação, a pré-escola, o vestibular para a vida na eternidade.
 
É o treinamento coletivo que ocorre antes do jogo; a volta de aquecimento antes do início da corrida. Esta vida é uma preparação para a próxima.  Você viverá no máximo cento e vinte anos sobre a terra, mas para sempre na eternidade. O seu tempo na terra é apenas um parêntese na eterni­dade". Você foi feito para ser eterno.
 
A Bíblia diz em Eclesiastes 3:11 que Deus tem …plantado a eternidade no coração humano. Você tem o impulso inato de ansiar pela imortalidade. Isso ocorre porque Deus o projetou a Sua imagem, para viver eternamente. Embora saibamos que com o tempo todos morreremos, a morte sempre parece anormal e injusta. A razão pela qual sentimos que deveríamos viver para sempre é que Deus condicionou nossa mente e coração com esse desejo!
 
Um dia, o coração pára de bater. É o fim de seu corpo e de seu tempo na terra; mas não será o final de tudo. Seu corpo terreno é apenas a residência temporária de seu espírito e de sua alma. A Bíblia chama nosso corpo terreno de temporária habitação, mas se refere a nosso futuro corpo como "casa". A Bíblia diz em 2 Coríntios 5:1: De fato, nós sabemos que, quan­do for destruída esta casa terrena em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morar­mos nela, uma casa no céu (um novo corpo). Essa casa não foi feita por mãos humanas; foi Deus quem a fez, e ela durará para sempre.
 
Se a vida na terra oferece muitas opções, a eternida­de nos oferece apenas duas: céu ou inferno. Seu relacio­namento com Deus na terra determinará seu rela­cionamento com Deus na eternidade. Se você crer e aprender a amar Jesus, o Filho de Deus, e a confiar nele, será convi­dado a passar toda a eternidade com Ele. Entretanto, se desprezar o amor, o perdão e a salvação que ele ofere­ce, passará a eternidade separado de Deus e nas garras do maligno. 
 
Certo homem de Deus disse: Existem dois tipos de pessoas: aquelas que di­zem a Deus “Seja feita a sua vontade” e aquelas a quem Deus diz “Então tudo bem, faça de seu jeito”. Tragica­mente, muitos terão de suportar a eternidade sem Deus, pois escolheram viver sem Ele aqui na terra.
               
Quando compreender plenamenteque há mais na vida que apenas o aqui-e-agora e perceber que a vida é apenas uma preparação para a eternidade, passará a viver de forma diferente. Você começará a viver à luz da eternidade, e isso lhe dará nova perspectiva de como tratar de cada relacionamento, tarefa ou circunstância. Subitamente, muitas atividades, metas e até mesmo problemas que pareciam importantes se mostrarão banais, insignificantes e indignos de sua atenção. Quanto mais próximo viver de Deus, menor todo o resto parecerá.
               
Quando você vive à luz da eternidade, seus valores mudam. Você utiliza mais sabiamente seu dinheiro e seu tempo. Passa a dar maior valor a sua personalidade e a seus relacionamentos, em vez de valorizar fama, realizações ou mesmo prazeres. Suas prioridades são reorganizadas. Manter-se em dia com as tendências, a moda e os valores populares já não é tão importante. O Apóstolo Paulo disse em filipenses 3:7: Antigamente eu pensava que todas essas coisas eram muito importantes, mas agora eu as consi­dero sem muito valor por causa do que Cristo fez.
 
Caso sua vida se resumisse a seu tempo de existên­cia sobre a terra, e não houvesse nenhuma conseqüência de seus atos, minha sugestão seria que começasse a vivê-la imediatamente. Poderia deixar de ser bom ou ético e não teria de se preocupar com as consequências de suas ações. Poderia dedicar-se a si próprio de modo totalmente egocêntrico, porque suas ações não teriam conseqüências de longo prazo. Mas, e isso faz toda a diferença, a morte não é o fim para você!
 
A morte não é o fim, mas a transição para a eternidade. Por isso, existem conseqüências eternas para tudo aquilo que faz na terra. Cada ato de nossa vida toca um acorde que soará na eternidade. Além disso, e isso é muito importante saber; todos nós, sem exceção, colheremos tudo que plantarmos enquanto estamos e vivemos nesta terra. Iremos nesta terra colher o bem ou o mal, disto vai depender que tipo de semeadura fazemos a cada dia, sabendo que a forma em que vivemos também influenciará na eternidade.
 
O aspecto mais prejudicial da vida contemporânea é o raciocínio em curto prazo. Para tirar o máximo da vida, você deve manter sempre em mente a visão da eternidade e no coração, o valor que ela representa. Há muito mais na vida que apenas o aqui-e-agora! O que vemos hoje é só a ponta do iceberg. A eternidade é todo o resto que não se vê a partir da superfície. Continua…
 
Perguntas para meditar e compartilhar: Por que passamos tanto tempo nos preocupan­do com o que vai acabar e tão pouco tempo nos preparando para a eternidade, que durará para sempre?
 
No amor de Cristo!
 
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
 
 
Imprimir