O Amor Ágape, o Amor De Deus

I Coríntios 13:1-13; I João 4:18-21; Romanos 5:5

Este é um texto muito conhecido por todos, cânticos de adoração, louvores que expressam alegria e até mesmo músicas seculares e poesias, já foram feitas com esses versos. Mas a verdade é que muitos não conseguem entender e tampouco viver esse amor descrito nesse texto de I Coríntios 13.

Muitas vezes pensamos nesse amor, como um amor romântico, mas o amor tratado neste texto pelo Apóstolo Paulo não é o amor que estamos acostumados a vivenciar nas nossas relações , mas sim o amor de Deus.

Muitos de nós pensam ou já pensaram, será que eu sou mesmo amado por Deus? Então porque me sinto tão só ou tão carente? Porque ainda sinto necessidade de ter alguém? Não consigo me sentir tão preenchido por esse amor como as pessoas falam! Ou então se questionam se realmente amam a Deus e pensam: Será que eu amo a Deus? Alguns dizem: Eu amo a Deus, mas não consigo sentir isso!

O nosso conceito de amor é muito diferente do amor de Deus. Por isso às vezes temos esses pensamentos. O amor que conhecemos neste mundo é o amor apaixonado e que é finito, ou seja, acaba! É o amor das novelas, que pode acabar no próximo capítulo. É o amor que se altera se o ser amado pisa na bola ou não se comporta da maneira que esperamos, ou que se esvai numa sala de tribunal no momento de separação de bens num divórcio, ou que acaba numa partilha de bens entre irmãos.

Mas o amor que Deus tem por nós não é assim. O amor de Deus é o amor Ágape. Este é um amor que encobre as nossas falhas ao invés de expô-las, é uma amor que opta por olhar as nossas qualidades ao invés dos defeitos, é um amor incondicional onde não impõem condições para amar, é compreensivo e espontâneo, que nada espera em troca a não ser o bem daquele que é o objeto deste amor. É o amor sobre o qual Jesus, o maior líder que o mundo já conheceu, fala e pratica no Novo Testamento. Um amor que se traduz em entrega, em comportamentos e escolhas, não em sentimento apenas.

Logo no versículo 1 do texto que lemos diz: “se não tivermos amor, seriámos como o metal que soa ou como o sino que tine”, A Palavra de Deus está se referindo que se fazemos a obra de Deus ou se possuímos dons, mas não há amor no que fazemos, seremos como um instrumento barulhento, desagradável sem resultado definido, isto é, faremos apenas barulho, pois nossas atitudes ou intenções do coração depõem contra àquilo que falamos ou fazemos.

Se não vigiarmos e não buscarmos a Deus com temor e intensidade, correremos o risco de sermos discípulos que são até assíduos nos cultos e nas células, mas sem alegria, sem ânimo e sem fruto. Por que estamos aqui hoje na célula e aos domingos no culto, etc.? Será que é por amor a Deus e a Sua casa? Se não houver amor é porque se tornou um hábito ou uma rotina?

Muitas vezes somos líderes frutíferos, verdadeiros ganhadores de vidas, mas fazemos isso porque estamos em uma igreja que nos estimula a isso ou é porque verdadeiramente amamos os perdidos, por que entendemos que Cristo fez total diferença em nossas vidas e queremos que seja assim também na vida das outras pessoas?

O que o Espírito Santo através do Apóstolo Paulo nos ensina nesta carta escrita a igreja, é que se não for o amor que nos motiva a ir ás células, aos cultos, discipulado, nos relacionando uns com os outros, então precisamos rever nossos corações. Pois a motivação certa é o amor!

Nossos irmãos de célula, nossos discípulos e nossos líderes são pessoas que Deus permite se aproximarem de nós, para que tenhamos o privilégio de aprendermos a amar neste processo do convívio e assim treinar outros neste mesmo amor. Ágape é o amor de Deus derramado em nossos corações. Você pode ser dizimista, ofertante e primiciador, se não for por amor e fé, você não conseguirá ser fiel por muito tempo.

Você poderá vender todos os seus bens e dar aos pobres, poderá ser até um modelo de fé, mas se não fizer todas essas coisas motivado pelo amor á Deus e ao seu próximo, muito pouco resultado você verá na sua vida. Tudo parecerá pesado, Deus responderá a sua fidelidade te dando prosperidade aqui na terra, mas você não conseguirá ir muito longe, pois sem amor, o seu foco não irá muito alem do seu umbigo e que vivem assim acaba conhecendo a solidão.

Por isso Jesus resumiu os mandamentos em apenas dois: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:30-31)

Nesta noite Deus quer que entendamos que o evangelho de Jesus se resume em relacionamento. Não podemos dizer que amamos um Deus que não vemos se não conseguimos sequer respeitar e amar o nosso irmão a quem vemos. (I João 4:18-21).

Se hoje você teve a oportunidade de olhar para si e percebeu que não se sente amado por Deus, ou que nunca experimentou de fato esse amor descrito nesta palavra, abra o seu coração nesta noite, pois Deus o levará a uma experiência sobrenatural com o Seu Amor a ponto de nem você nem os seus relacionamentos serem mais os mesmos. Amém! Deus te abençoe com uma dose extravagante deste Amor incondicional!

Fonte : El Shaddai. Este esboço foi modificado, atualizado e contextualizado para a IACC.

Compartilhar: O que esta Palavra falou em seu coração? Fale sobre o que você entendeu sobre o amor de Deus por você e de como devemos amar as pessoas.

Atenção líderes:
1.      Leve os novos a receberem Jesus como Senhor,
2.      Faça a oração por novas vidas.
3.      Fixe metas de crescimento espiritual, material e ministerial da sua célula, orando e marcando uma data para a multiplicação. Amém!!!

Importante: Leia Exodo 35:5,21; 36:5-7 e II Coríntios 9:6,7 para ministrar sobre as ofertas para as cadeiras da igreja. Profetizamos prosperidade na vida de todos!

No amor de Cristo!