Caminho de poder

Texto: Filipenses 3:9-11, II Cor. 1: 8 ao 10.
Todos nós desejamos poder em nossa vida e ministério. Na verdade o único poder que precisamos é o poder do Espírito Santo, mas existem fontes que potencializam esse poder, que nos prepara para manifestar esse poder e fazem a diferença entre vitória e fracasso, conquista e derrota.
 
1. Pressão – II Cor. 12:9 fala dos dons espirituais operando na vida do cristão. Muitos pedem poder, mas Deus responde enviando pressão, pois a pressão nos dá maturidade, nos faz flexíveis, dóceis, tratáveis e ensináveis. Precisamos estar preparados para vencer as tentações e exercer esse poder para salvação de vidas. 
  • Existe uma íntima relação entre pressão e poder. O poder é resultado de pressão. Como a panela, ela pode cozinhar de duas maneiras, com a tampa aberta ou com a tampa fechada. Quando aberta ela permite que o vapor produzido pelo fogo escape. Quando fechada ela retém o vapor gerando cada vez uma pressão maior, assim cozinha mais rápido. Há crentes de panela aberta e de panela fechada. 
  • Toda pressão é explosiva. Quase tudo o que se move usa o poder da pressão. O combustível explodindo dentro do motor é que faz com que o carro ande. A pressão canalizada, direcionada é extremamente poderosa. Precisamos experimentar isso em nossa vida espiritual. 
Existem várias fontes de pressão que geram poder:
 
a)      Pressão da necessidade, seja do dinheiro, saúde…Algumas orações ficam sem respostas porque não são acompanhadas de poder. A rainha Mary da Inglaterra disse certa vez: não tenho medo do exercito da escócia, eu tenho medo das orações de John Knox. Ele orava assim: “Deus, dá-me a Escócia senão morro!”.
 
A melhor oração vem de uma poderosa necessidade interior. Todos temos experimentado que isto é verdade. Quando as nossas vidas são serenas e plácidas, as nossas orações tendem a ser insípidas e indiferentes. Quando topamos uma crise, um momento de perigo, uma enfermidade grave, uma dura privação, as nossas orações são fervorosas e vitais. Alguém disse que "a flecha que há de entrar no céu tem de ser lançada de um arco bem curvo". Um senso de urgência, de debilidade, de necessidade consciente constitui a semente da qual nascem as melhores orações.
 
b)      Pressão do sonho: Ana tinha o sonho de gerar filhosAna debaixo de uma pressão tremenda, estava aflita e amarga orando ao Senhor, a intensidade era tão grande que Ana fez votos e a sua demora na oração chamou a atenção do sacerdote Eli. Sabemos que Ana teve respostas de Deus e sua vida mudou.
 
c)      Pressão do pecado: Essa pressãoacontece só quando se decide não pecar… A pressão do pecado leva ao poder do livramento. Quando você decida levar uma vida de santidade o teste começa imediatamente, a pressão é forte para nos levar ao pecado, mas aquele que vence e revestido de autoridade.
 
d)      Pressão da indignação, Atos 17:16, mostra a indignação do Apostolo Paulo diante do que via na cidade de Atenas. Ali havia muita idolatria e isso revolveu o íntimo do Apóstolo e ele ficou revoltado. Isso o  moveu a pregar com mais intensidade dissuadindo com as pessoas do lugar.
 
·        Há uma relação proporcional entre o poder e a pressão. Se desejamos o poder precisamos saber lidar com a pressão. Não há poder sem uma pressão equivalente. Toda conquista nos  leva há uma pressão mais intensa. Quando nosso nível cresce a guerra se torna mais aguerrida.·         
  1. Impulso – Neemias 4:6 Este texto mostra a importância da motivação na obra de Deus. Nós produzimos muito mais quando somos movidos por um propósito, somos impulsionados a realizar algo quando estamos motivados. 
a)      Qualquer objeto com a devida velocidade e impulso pode produzir um grande impacto.
 
b)      Na vida espiritual o poder do impulso aponta para a motivação. Nada pode segurar um crente ou uma igreja motivada. Motivação é poder. 
  1. Concentração – Hb. 12:2, Fil. 3: 13. Quando focamos alguma coisa, ficamos cegos para as outras. Não adianta querer tudo ao mesmo tempo, isso pode nos paralisar, é preciso ter foco e rota definida, devemos focar o que Deus nos chamou para fazer. Isso traz rapidez, não só no reino de Deus, mas em todas as áreas da nossa vida. O domador paralisa o leão usando o banquinho, o leão olha e vê quatro pontas, são as pernas do banquinho, ele tenta olhar as quatro pontas ao mesmo tempo e fica paralisado, se tivesse só uma, ele estaria focado e atacaria o domador. 
  • A água concentrada no ponto é poderosa para cortar granito e mármore. 
  • A luz quando concentrada se transforma em laser. 
  • A luz solar concentrada por uma lente aumenta em muito a sua temperatura e queima o que estiver na frente. 
  • Na vida espiritual a concentração é o foco. Quando focalizamos nossa atenção e direcionamos nossa fé num ponto então vemos poder se manifestando. Há pessoas que querem tudo e acabam não conseguindo nada… 
  • Para onde for a sua atenção, para ali o poder fluirá. Não alcançamos muito se olhamos para muitos pontos ao mesmo tempo.
 4.     Constância – At. 2:46, Jo. 15:4-5
  • Uma gota d’água pingando constantemente sobre uma viga de ferro a destruirá depois de algum tempo. Não há nada que não seja destruído pela constância. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Esse ditado tem procedência, é uma verdade, assim é conosco, é preciso perseverança, persistência, continuidade… 
  • Não basta focalizar é preciso haver constância numa mesma direção. Há pastores e líderes que mudam a direção da igreja a cada novidade que aparece não colhendo assim os frutos da perseverança… 
5.     Associação – Lv. 26:8
  • Polias são pequenas roldanas usadas para direcionar cordas ou correntes que conseguem levantar grandes pesos. Uma polia tem o poder de diminuir a resistência e o peso de sua carga. Um conjunto de polias pode erguer toneladas facilmente. 
  • Na vida espiritual cada um de nós é uma polia. Se estivermos apropriadamente conectados e puxando o mesmo peso, então não haverá carga grande demais para nós. 
  • Nenhum líder jamais fez qualquer grande coisa sozinho, a obra de Deus é resultado de cooperação e trabalho em equipe.
  • A palavra de Deus diz que cinco perseguem cem, mas cem juntos perseguem dez mil. Isto se chama sinergia. Lev. 26:8; Deut. 32:30; Josué 23:10 
Meditando nestas coisas tenho chegado à conclusão de que é impossível vivermos os desafios de uma vida com Deus, de uma vida familiar equilibrada, de um ministério frutífero sem desenvolvermos comunhão uns com os outros; porque o nosso coração de onde procedem as fontes da vida, também é enganoso! (Jeremias 17:9). Assim sendo, precisamos com urgência, desenvolvermos essas estruturas que nos permita: prestar contas, uns aos outros! Ninguém pode viver sozinho, não podemos viver em uma ilha ou construir muros ao nosso redor, se o fizermos estaremos isolados e isso é ruim! Precisamos uns dos outros!
 
A nossa independência, pode nos causar mais prejuízos do que acertos, se não soubermos lidar com ela e não sabemos, não fomos criados para viver isolados. Nenhuma independência pode ser vivida de maneira absoluta: precisamos uns dos outros! O caminho segundo o modelo de Cristo é o discipulado e sua base está no relacionamento e, relacionamento gera consolidação e consolidação gera firmeza, estrutura, estabilidade, constância, segurança e proteção.
 
Precisamos ser discípulos discipuladores, ter alguém que nos seja modelo, que esteja cuidando de nós com a finalidade de proteger nosso coração. Da mesma forma precisamos também refletir na vida de outros sendo modelo para eles, isto é, ser apascentado para apascentar, ser discípulo para discipular. Existem muitas pessoas dentro da igreja que sofrem e lutam para vencer as tentações, pessoas que tem áreas de fraquezas e precisam compartilhar com alguém de confiança para que ao confessarem, sejam libertos, curados e fortalecidos para vencer e ser feliz. Em Tiago 5:16 diz: confessai, pois os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados.
 
As pessoas que teme a pressão, o teste, as lutas e as guerras ficam no raso, é por isso que muita gente vive no superficial, isto é, a pessoa é superficial naquilo que vive e faz. O lugar profundo está fora de nossa zona de segurança, lugar onde ninguém mexe, mas hoje Deus quer mexer com você e mudar a tua vida, te libertar do passado e fazer dela uma história. Deus quer usar o teu presente para gerar um futuro de êxito e fazer de você um lidar modelo.
 
Ap. Eliezer

 

Imprimir