Tema: Porque Jesus removeu nossos estigmas podemos conquistar

Mateus 1:1-17

Vocês devem estar se perguntando: O que nosso líder vai nos ensinar por meio deste texto, que aparentemente, é só um registro histórico? Através deste texto, Deus vai nos ministrar sobre estigmas! O que são estigmas? Segundo o dicionário, um estigma é uma marca ou uma cicatriz deixada por um ferimento. Estes são os estigmas físicos, mas há também os estigmas sociais.

A definição de estigma social é: indivíduos marcados, rotulados, por condição social, cor da pele, idade, lugar de origem etc. Jesus por exemplo foi estigmatizado: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? (Jo. 1:46).

Pessoas podem ser estigmatizadas e também podem se auto estigmatizar, por meio de crenças e de comportamentos limitantes. Vejamos alguns exemplos:

  • Nasci numa favela, nunca vou prosperar (João consultor, palestrante motivacional negro).
  • Sou negro, por isso todos me rejeitam (Rei Pelé).
  • Tenho uma deficiência física, nunca conseguirei me casar (Nick Vujicic – nasceu sem braços e sem pernas e hoje é um palestrante motivacional de sucesso).

Apesar de validarmos a dor expressa em cada exemplo, sabemos que nem sempre esta forma de pensar, está ancorada à realidade dos fatos.

Estigmas além de marcas na pele, são também marcas na alma (frutos de traumas gerados pelo pecado).

O pecado sempre produzirá danos na alma humana, por isso precisamos vencê-lo. Nossa única chance de vencermos o pecado, está na graça que alcançamos, ao depositar nossa fé em Jesus.

Na cruz, Jesus venceu o pecado, curou todas as feridas, removeu todos os estigmas humanos, igualando perante Deus a todos os homens, negros e brancos, ricos e pobres, cultos e indoutos. Todos sem exceção, são iguais perante Deus!

Pela fé e obediência a Jesus, podemos vencer nossos próprios limites, pois o passado e o pecado, já não tem mais poder sobre nós, como declara: Romanos 8:1 e 2: Agora pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Precisamos compreender, que apesar de sermos homens imperfeitos, adoramos a um Deus perfeito, cujo amor, é maior que nossos pecados, e poderoso para nos libertar de qualquer estigma oriundo de nosso passado.

Mateus 1 nos mostra que na própria genealogia de Jesus, está revelada sua vitória sobre o pecado e o passado. Toda linhagem que antecedeu a Cristo, era formada de homens e mulheres pecadores, cheios de estigmas.

Vamos analisar o comportamento destes heróis da fé listados por Mateus.

  • Abrão: mentia todas as vezes que se encontrava sob pressão.
  • Isaac: por herança de seu pai, também mentia quando sentia medo.
  • Jacó: era usurpador e mau caráter, apesar de amar a Deus.
  • Judá: pensando estar com uma prostituta, engravidou sua nora.
  • Raabe: era uma prostituta que vivia em Jericó.
  • Rei Davi: adulterou e ordenou a morte de Urias, o marido, a quem traiu.
  • Rei Salomão: ordenou a morte de seu próprio irmão Adonias por ciúme.
  • Rei Manassés: idolatrava a Baal, queimou seus filhos a Moloque e mandou que serrassem ao meio o profeta Isaías.

Ainda que seja difícil acreditar, todos estes personagens vieram a se arrepender e foram perdoados.

Romanos 11:32 diz que Deus encerrou a todos no pecado, para usar de misericórdia com todos.

O que você acha que eu estou te estimulando a fazer? Sair pecando por aí? Resposta: Não, claro que não, mas te levar ao entendimento, de que precisamos tomar posse do perdão de Deus, e pedir em oração a Ele, que remova completamente as marcas do pecado (os estigmas) em nossa alma.

Devemos lançar fora os estigmas, que as vezes nós mesmos trazemos do passado e ficamos alimentando no presente. Pessoas estigmatizadas, ou que se auto estigmatizam, não geram frutos, não conquistam territórios.

Este é um ano em que o Senhor nos entregará territórios novos ENDJ. Portanto, não se deprecie, nem aceite pensamentos de incapacidade ou derrota. Na verdade, tudo é possível ao que crê.

Apague do seu vocabulário a expressão “não posso” (repetirem). A Bíblia diz que: Você tudo pode Naquele que te fortalece!

Na cruz, as maldições foram quebradas, Jesus levou sobre si os seus estigmas e agora não há limites para a sua conquista.

Creia no que diz Isaías 53:3 a 5 diz: Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é sofrer, e como um, de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras (pelas marcas feitas em seu corpo) fomos sarados.

Ministração: orar para que através deste discipulado, haja cura de alma e os estigmas sejam removidos, da alma dos que necessitam. Que haja fortalecimento no homem interior e assim os que estavam estéreis, passem a dar fruto e os que estavam sem conquistas, passem a conquistar de forma sobrenatural ENDJ.

Que o Deus Todo Poderoso, os abençoe e multiplique, de forma extraordinária conforme a promessa ENDJ.

Amamos vocês.

Aps. Fábio e Claudia A. Abbud.

Imprimir

Deixe um comentário