Sendo Sal da terra e luz do mundo

Mateus 5:13-16

Essa afirmação de Jesus desperta em nós uma grande e poderosa missão, pois ser Sal da terra e luz para o mundo, revela que somos a diferença nos lugares onde estamos ou nos lugares onde transitamos. Esta expressão: “Sal e luz do mundo” é uma das metáforas mais conhecidas de Jesus para descrever o papel dos cristãos na sociedade.

Hoje vamos analisar o que significa ser “sal” e “luz” e como isso se aplica em nossa vida como seguidores fiéis de Cristo. Vamos reler Mateus 5:13-16 numa linguagem simples: Jesus disse: “Vós sois o sal da terra; mas se o sal perder o sabor, com o que se há de temperar? Para nada mais presta, se não para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa. Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que estás no céus. Isto é, não esconda a sua luz, deixa ela brilhar.

O sal tem muitas propriedades úteis, incluindo preservar alimentos e realçar o sabor. No contexto em que Jesus estava falando, o sal também era usado no antigo testamento como uma oferta a Deus junto com os cereais e o que era oferecido a Deus devia estar temperado com sal. (Levítico 2:13).

Ao dizer que somos o sal da terra, Jesus está nos dando a missão de restauradores, preservadores e realçadores de sabor em nosso mundo e, sermos ao mesmo tempo ofertas vivas a Deus, para sermos santificados e preservados por Ele.

Por outro lado, a luz representa a verdade, a justiça e a orientação. Ter e ser luz representa ter visão, saber para onde está indo, saber qual é o propósito da nossa vida, vivendo sem argumentos, transparentes resplandecendo em todo os lugares a luz da verdade, do amor, da justiça e da fé. Em contrapartida, a escuridão representa a ignorância, o mal e a perdição. Isso significa viver tateando nesta vida sem direção, sem visão indo direto para um abismo.

Ser a luz do mundo significa iluminar o caminho para as pessoas encontrarem a verdade e a justiça que está dentro de nós, assim como Jesus iluminou o caminho para a salvação. Como cristãos, devemos permitir que a luz de Cristo brilhe através de nós, para que as pessoas possam ver a verdade em nós e serem atraídas para o caminho da salvação.

Mas como podemos ser sal e luz na prática? Primeiramente, devemos buscar viver uma vida de santidade e integridade, sendo diferentes do mundo em nosso comportamento e em nossas escolhas. Isso significa evitar o mal, fazer o bem, falar a verdade, ser justo, perdoar e amar aqueles que se fizeram nossos inimigos. Além disso, devemos proclamar o evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas, para que elas possam conhecer a verdade e serem libertas do pecado e da morte eterna.

Esta é a forma de sermos sal e luz, fazendo com que as nossas boas obras sejam visíveis. Jesus disse: “Assim, brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”.

Quando anunciamos o reino de Deus revelando Cristo em nós, demonstramos uma vida de amor a Deus e ao próximo, sempre prontos para servir e cuidar das pessoas que Deus coloca no nosso caminho, ajudando os necessitados, consolando os aflitos e praticando a justiça.

Conclusão: Ser sal e luz não é uma tarefa fácil. Muitas vezes seremos perseguidos e desprezados pelo mundo, assim como Jesus foi. Mas devemos permanecer firmes em nossa fé e confiar em Deus, sabendo que Ele é fiel em todo o tempo.

Eu quero desafiar você que está com poucos amigos, a pedir mais amigos a Deus; tanto dentro da IACC  e também pessoas que estão fora da igreja, quero desafiá-los a abrir seu coração e a colocar seus dons à disposição das pessoas. Muitas delas tem se decepcionado em relação à amizade, porque na hora que mais precisam não podem contar com ninguém, somos uma igreja focada na visão de ganhar, consolidar, discipular e enviar, uma igreja formada por células que para tal, investe em relacionamentos. Gostaria de dizer que um amigo verdadeiro é aquele que se preocupa conosco, a ponto de nos levar até Jesus.

Faça apelo aos visitantes e ore por todos.

Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação.

Oração Final: Pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

Avisos:

Dia 27, último domingo do mês será eleição, neste o culto será a noite, as 18:00 horas, facilitando assim a votação durante o dia e o culto à noite.

Atenção:

Dia 03 de novembro será o nosso Fruto Fiel, se organizem, comprem as camisetas da cor da sua geração e vamos celebrar a Deus, vamos festejar. Neste o culto também será a noite, as 18:00 horas, para facilitar a organização das gerações. Participe!
Amamos todos vocês!

Apóstolos Eliezer e Zenita

 DICAS PARA OS LÍDERES
  1. Líderes que oram, consolidam, discípula e visitam, abalam o inferno e o enfraquece. Aprendam a suportar as pressões que vem! Não se deixem intimidar pelo inimigo.
  2. Se você estiver entusiasmado, sua célula avançará. Motivação é contagiante. Líderes entusiasmados com o Senhor geram gerações com células fortes, líderes desmotivados mata toda a sua equipe no seu papel.
  3. Ore individualmente pelos discípulos e visitantes de sua célula. Lembre-se; vocês são facilitadores! Faça um possível para que todos em sua célula participem.
  4. Líderes que formam outros líderes multiplicam mais rápidos com mais facilidade. Se esforce para formar seu Timóteo e novos líderes para futuras multiplicações.
  5. Comunique a visão semanalmente para fortalecer o foco em que caminhamos. Fale da missão de ganhar, consolidar, discipular e enviar com entusiasmo, faça os corações ferverem em relação aos cultos, encontros com Deus, Escola de líderes e o fruto Fiel.

Amamos a sua vida!

Ap. Eliezer

Imprimir