Princípios da Fé

Gálatas 2:16;

Quando a Bíblia fala de fé, fala de condições para que as pessoas, em Deus, vençam as dificuldades comuns e incomuns da vida. Por sermos seres integrados a uma sociedade e sujeitos às regras dessa sociedade que hoje está muito confusa, (no nosso caso Brasil, também existe muito sofisma). Para nós, cristãos filhos de Deus, a postura e a linguagem que devemos ter no dia-a-dia para vencer este mal devem partir diretamente da palavra de Deus e precisa ser uma fala clara, específica e contínua.

É a fé que nos ajuda a ter um novo estilo de vida para não sermos seduzidos pelas coisas comuns e malignas. É algo que cresce dentro de nós, encaminhando-nos e encorajando-nos para re­cebermos de Deus a vitória, porque já fomos justificados, não pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo.

Exemplos de Fé

Fé Instintiva. A fé instintiva está relacionada com todas as nossas capacidades inatas. Por exemplo, o bebê já nasce sabendo mamar. É a sucção, uma capacidade inata. Isso é uma questão de sobrevivência. Existem coisas que se ensinam apenas para facilitar, mas já está na pessoa e outras que se aprendem por esforço e dedicação.

 Fé dos Primeiros Passos. A fé dos primeiros passos é muito interessante. Ninguém ensina, por exemplo, uma criança a andar; isso também é um ato instintivo; Deus fez assim! O que precisamos notar é se nesses primeiros passos há deficiência, neste caso a criança precisa ser influenciada e encorajada pelos pais.

Fé da Sobrevivência. A fé da sobrevivência não depende especificamente de nós. Infelizmente dependemos de alguns fatores que nos cer­cam, do ambiente ao nosso redor, dos ensinos que nos estão sendo dados.

Somos criaturas de hábitos. Somos produto daquilo que é injetado em nós. Por isso, como pais físicos e espiri­tuais devemos estar atentos às circunstâncias de nossos filhos. Quais são os princípios da Escola em que estudam? Quem são os professores? Quem cuida deles em casa? Observe as pessoas que estão tratando com seus filhos no espírito, na alma e no corpo.

Também é preciso saber, dentro dos tipos de fé, como a fé se manifesta, quais são as manifestações da fé. Vejamos:

  1. A fé como manifestação da justiça

Quando a pessoa é instruída em justiça pela Palavra de Deus, algo no reino espiritual começa a quebrar níveis de incredulidade no coração; então ela começa a ver pela ótica de Deus, segundo a dimensão do Pai Celestial, sabendo que Ele está no comando, executando e guiando.

A Bíblia diz Tiago 2:17,18: Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”

O Apóstolo Eliezer Falou sobre fé sem obras no primeiro culto deste mês, ele pontuou que devemos ter uma fé viva, frutífera ao ponto de injetarmos fé em outras pessoas. A fé tem que ser prática, porque é um exercício que quanto mais se exercita, mais se tem. Isso manifesta um sentimento de justiça, queremos e precisamos agir debaixo de legalidades.

O maior problema é que muitos querem começar por onde os outros estão terminando; já querem ser atletas, não tendo a disposição de passar por onde estes passaram. Isso está errado, o caminho deve ser trilhado. Nada vem pronto, tudo deve ser construído pela fé prática, viva e perseverante!

Ninguém simplesmente sonha e acorda em outro local geográfico. Para se chegar a determinado local, é preciso um transporte e também exercitar a fé. Se for pelo método incorreto, é injustiça e isso é força do braço, fruto de uma mente cauterizada, foge do princípio central de Deus. Jesus disse em Mateus 6:33: “Mas buscai pri­meiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.”

Deus tem mostrado que o sucesso ou o insucesso de­pende do exercício da fé. Ouça isso: Cresceremos no nível de fé, se exercitarmos a fé. A fé é um exercício! Quanto mais você treina, mais cresce. Em I Timóteo 4:8 aprendemos: “Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade (Compaixão, bondade) para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.”  O texto diz que o exercício físico tem o seu proveito apenas corporal, por isso diz para pouco aproveita.

 Observe que, quanto mais você vai à Igreja ou lê a Bíblia, mais você fica alimentado e robusto, tendo muitas vitórias. Quando acontece o contrário, o ´normal` é você começar a ficar fragilizado como se estivesse desnutrido, como se alguma coisa fosse apagando, morrendo; você se torna vulnerável e fragili­zado por tudo o que é situação; isso é decorrente da falta do exercício.

Quem não tem tempo para Deus, vive perdendo tempo; quero que você entenda que ir à Igreja e vir na célula não é questão de quantidade de tempo, de sobra de tempo, mas de qualidade do tempo.

O exercício da fé é necessário, mas existem pessoas que pararam no meio do caminho, e no Reino de Deus a saída é im­portante, mas o fundamental é a chegada! Você tem que sair para conseguir chegar, porque muitos saíram e não chegaram. No reino de Deus o importante é chegar, completar a carreira e levar o troféu”. No conceito do mundo, muitos correm, mas só um leva o troféu, mas no reino de Deus é diferente. Lembre-se de que você tem forças suficientes em Deus para sair e ser vitorioso.

Para ser conquistador e andar no caráter de fé e fidelidade é necessário cumprir as regras que existem, pois elas são princípios estabelecidos por Deus. O cumprimento dos princípios promovem vida saudável, alegre e rejubilante no Reino físico e espiritual. Então, vamos exercitar a nossa fé. Amém!

 Fim

 Orientação ao Líder na prática de hoje: Peça para cada um fazer dois pedidos para exercitar a fé:

 Primeiro, ore agora por um amigo não cristão e faça isso por sete dias e nestes jejue um dia; pedindo a Deus para Ele criar oportunidades de você evangeliza-lo, peça perdão por ele,  peça para Deus abrir os olhos da fé desta pessoa quando você estiver falando de Jesus pra ela, ou simplesmente convide-a para a célula. Obs. Marque agora o nome desta pessoa e dê ao líder da célula que durante estes 7 dias irá orar por você e pela pessoa, exercite a sua fé, agindo e crendo na resposta!

Segundo: Veja agora uma necessidade legitima sua, algo que esteja te deixando ansioso (a) ou um sonho que arde no coração e faça um pedido específico e de forma clara e durante os próximos sete dias, regue este pedido profetizando e confessando diariamente a resposta, faça isso com gratidão em seu coração.

No amor de Cristo!

Imprimir

Deixe um comentário