Precisamos vir a Cristo

Isaías 55:3 ao 7

Vamos ver alguns textos importantes para esta reflexão de hoje, pois Deus quer nos ver crescendo e prosperando em suas promessas que nos levam para um propósito eterno da parte dEle para nós.

 No evangelho de João 6:35 Jesus disse: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede”.

Em João 7:37 Jesus exclamou: “…Se alguém tem sede, venha a mim e beba”

Em Mateus 11.28-30 Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

 Em Apocalipse 22:17 é feito o último convite:O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.

A expressão  “vir  a  Cristo” é uma expressão boa, uma expressão bíblica. Ela é usada para descrever um ato da nossa alma e do nosso espírito. Vir a Cristo inclui abandonar toda a autojustiça e o pecado; envolve receber a justiça de Cristo para sermos justificados, e o sangue dEle para nossa libertação pelo perdão. Vir a Cristo inclui arrependimento para com Deus e fé no Senhor Jesus. Vir a Cristo é o primeiro efeito da regeneração.

Agora veja o que Jesus disse em Mateus 10:32- 33: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

Analisemos com cuidado este texto que acabamos de ler; Jesus está afirmando e ensinando que uma das marcas indispensáveis dos verdadeiros cristãos é que estes O confessam e vivem uma vida que, publicamente, O reconhece.  Não deve haver qualquer dúvida quanto à resposta. Confessar a Cristo é um dever espiritual dos cristãos e deve ser uma rotina diária aonde quer que este cristão esteja. Isto equivale a ser uma testemunha viva dEle na terra, pois Ele nos salvou e mudou a nossa vida! (Atos 1:8)

Apenas confessá-lO em algum momento como Senhor e Salvador não faz de nós verdadeiros cristãos, a forma como ocorre o novo nascimento vai além de uma confissão pública, muitas pessoas recebem e confessam a Jesus como Salvador de forma pública, mas não se integram e não dão continuidade. Nesta passagem, Jesus estava dizendo aos pecadores como fazerem uma decisão ter validade, pois crer nEle e confessá-lo diante dos homens, deve ser uma prática diária, isto é um dever espiritual de todo cristão, de todos que têm a identidade de filhos de Deus.

Aqui em João 6:44 Jesus amplia, Ele disse: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” Vir a Cristo, em certo sentido, é a coisa mais fácil do mundo, se alguém vier, será bem-vindo. Mas esse versículo nos mostra que vir a Cristo significa que tal pessoa precisa ver sua condição de perdida, de pecadora antes que tenha o desejo de ser salva.

Este texto mostra claramente a incapacidade humana de por si mesma se arrepender buscando a Cristo; porém, ao mesmo tempo, ensina de maneira cristalina o atrair gracioso do Pai. O texto nos apresenta uma doce consolação, uma esperança no nosso Pai Celestial.

Quando uma pessoa está sendo convidada a crer e receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, é o Pai Celestial dando a chance desta pessoa ser salva, é Deus atraindo e abrindo a porta da oportunidade, caso a pessoa aceite será salva, caso não, ela perdeu a oportunidade e consequentemente perderá a salvação, mas teve a chance como todos nós, Jesus não voltará até que todos tenham a mesma chance.

Existe uma Incapacidade Humana para salvação. Esta incapacidade não está em qualquer defeito físico, mental, no intelecto ou na etnia. Ela se encontra arraigada profundamente na natureza humana caída pelo pecado.  Através da queda e  de  nosso próprio pecado, a nossa natureza se tornou tão pervertida, depravada, soberba e corrupta, que é impossível a qualquer pessoa vir a Cristo sem a poderosa obra de Deus, pelo Espírito Santo.

A natureza do ser humano o impede de vir por si mesmo a Cristo. Novamente, onde está a incapacidade de alguém vir a Cristo?  Na obstinação da vontade humana. As pessoas podem ser salvas, se quiserem. Creio que todo pecador que ainda está do lado de fora do inferno, pode ser salvo, se quiser. Esta é exatamente a raiz do problema; se ele quiser. Na realidade todos querem, mas não conseguem ver e nem receber por si só, pois a natureza humana alimentada pelo pecado cega as pessoas impedindo-as de receber.

Um dos versículos mais contundente da Bíblia é João 5.40: Jesus disse: “Contudo, não quereis vir  a  mim  para  terdes  vida”.  Se fosse depender de nós, ninguém seria salvo, pois se não fosse a Palavra pregada e a ação do Espírito Santo para nos convencer e gerar em nós fé para o novo nascimento, nós nem olharíamos para Deus. O Espírito Santo toca e convence, mas ser tocado e convencido de uma verdade e não tomar a decisão, nada muda, nada acontece. Somos nós que tomamos a decisão, não só de crer mentalmente, mas de viver e praticar os mandamentos de Jesus.

O que estou dizendo é que precisamos entender o que significa “querer e decidir viver”. Onde há o querer respaldado pela prática, é outorgado na direção do objeto do querer. Isto significa que será concedido, agraciado, atribuído, cedido, conferido, dado, deferido, ofertado, abonado, aceitado, acordado, apoiado, aprovado, admitido, autorizado, consentido, facultado, permitido, possibilitado e concordado pelo Céu. O desejo e o poder  para viver e ser recebido por Deus no Céu, como filhos de forma legítima, vem do resultado da decisão do querer viver para Ele definitivamente.

De que maneira o Pai Celestial traz pecadores a Cristo? Todos certamente concordarão que a pregação do evangelho é o instrumento de trazer as pessoas. Vir a Cristo é um ato da vontade, um ato de querer, um ato de escolha, mas não é semelhante a votar em alguém, ou seja, “eu voto em Jesus”, eu me decido por Jesus e amanhã tomo uma decisão diferente e voto em outro. Seguir a Cristo é diferente.

Vir a Cristo fala de entrega, de rendição absoluta e eterna, arrependimento e busca por mudanças, reconhecimento e decisão irrevogável de andar no único caminho da salvação, de negar a si mesmo movido por um desespero por Ele, pois sem Ele a vida desvanece e acaba. Precisamos nos render a Jesus o Cristo e segui-lo diariamente, pois Ele é o único intermediário entre Deus e os homens!

Prática. (compartilhar opcional): Deus falou com você, em uma frase; o que você entendeu?  Faça o apelo aos visitantes e convide a todos para o culto, para os 12 dias e a virada de ano! Ore por todos!

 

Amamos vocês!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário