O pecado e suas consequências

Salmo 32:1-11

É desafiador falar de pecado, pois o ser humano tem uma tendência de dizer que não existe ou que não é bem assim. Vocês conhecem alguém que pensa dessa forma? Alguém aqui sabe e gostaria de dizer o que é pecado? Bem; pecado é tudo aquilo que contraria a vontade de Deus expressa pela Bíblia.

Só consegue ter consciência do que é o pecado, quem já conhece a santidade de Deus. Há uma frase muito conhecida no meio cristão que afirma: Deus odeia o pecado e ama o pecador e isso acontece porque o pecado é a única coisa que tem o poder de separar o homem de Deus, o pecado traz morte ao espírito e nos separa do Criador.

Em Provérbio 15:9 diz: O caminho dos perversos é abominação ao SENHOR, mas ele ama aquele que segue a justiça. Não se trata de maximizar o pecado, porque afinal, esse já foi vencido por Jesus Cristo na cruz e este ato nos perdoou e nos habilitou a vencer o pecado! Isto significa que uma vez que fomos perdoados, temos que vigiar porque há um inimigo espiritual tentando nos fazer pecar para nos afastar de Deus.

A Bíblia nos alerta que nosso inimigo espiritual nos assedia para nos fazer pecar ou para vivermos no pecado como se não houvesse consequências. Alguns exemplos de como podemos ser tentados e contaminados no dia a dia: Homens são tentados pela sensualidade, mulheres são assoladas pela mágoa, famílias brigadas e muitas vezes divididas, orgulho, soberba, infidelidade a Deus, mentira etc.

O pecado traz uma semente de incredulidade, tentando fazer com que as pessoas acreditem que Deus não existe e não se importa com o homem, mas a palavra de Deus nos assegura que existe um Deus que é por nós e que perdoa os pecados daqueles que decidiram colocar sua fé em Jesus.

O texto que lemos foi escrito pelo Rei Davi, um rei e servo de Deus conhecido como um homem segundo o coração de Deus, que viveu uma experiência amarga com o pecado, esse salmo nos traz a consciência do quanto o pecado tem que ser colocado para fora da nossa vida, ele não pode passar de um acidente, não pode ser algo normal. O diabo sempre vai tentar trazer contaminação para nos fazer viver as consequências do pecado.

É só olharmos o mundo e observarmos quanta dor e destruição tem vindo sobre a Terra, como consequência do pecado. O pecado rouba nosso discernimento espiritual, nos levando a fazer coisas reprováveis que deixam um rastro de dor, destruição e morte.

Podemos ser cristãos há muito tempo, líderes e até pastores, mas não estamos isentos. Se não vigiarmos e dependermos de Deus, poderemos ser tragados no momento da tentação, mas como foi a Palavra de domingo, mesmo se pecarmos, nosso Deus está disposto a nos perdoar, desde que haja arrependimento, confissão que envolve: tomar consciência do pecado, confessa-lo e lutar para não fazer mais.

 Arrependimento é diferente de remorso. O remorso traz culpa, mas quando passa, acabamos fazendo de novo e de novo. O genuíno arrependimento é gerado pelo Espírito Santo que vem pelo conhecimento da Palavra da verdade, e a nossa resposta deve estar na mudança de atitude e isso tem efeito completo de cura e libertação. A história do rei Davi e o Salmo 32 escrito por ele depois dessa experiência, nos revela que o pecado traz o peso da culpa, traz enfermidades espirituais, emocionais e físicas (vs 3).

A nossa vida precisa estar guardada na presença Deus e alimentada por Sua Palavra, para que estejamos a salvo do pecado e livres das tribulações e calamidades (que são as consequências). Quando estamos em santidade, mesmo que a tribulação venha e as águas transbordem, receberemos livramento.

Devemos perseverar em nos santificar para que estejamos protegidos e seja preservada nossa comunhão com Deus. Sabemos que todos os dias seremos tentados, mas temos discernimento do Espírito de Deus, temos conhecimento da Sua Palavra, temos o Temor de Deus no coração e em Cristo temos autoridade para dizer não ao pecado. Temos livre arbítrio para decidir, Deus disse a Caim, o pecado está batendo na sua porta e cabe a você dizer não, cabe a você dominá-lo para que ele não domine você.

Hoje Deus quer pôr a sua vida a salvo do pecado e de todo mal, mas para que isso aconteça é preciso que você receba Jesus como Senhor da sua vida, e sirva-o firme com todo o coração, se integrando no Reino de Deus pela igreja.

Quando decidimos entregar nossa vida à Jesus, recebemos o perdão dos nossos pecados e a capacitação do Espírito Santo para tomarmos as decisões acertadas. Se você ainda não teve essa experiência, entregue hoje a sua vida a Jesus e receba a vida eterna (Salvação)! (Fazer o apelo)

Compartilhar opcional: Quantos gostaria de compartilhar situações em que percebeu investidas do mal para fazê-los pecar. Ou fale da mudança ou da esperança que cada um tem pelo fato de crer e servir ao Senhor Jesus.

Oração Final: Pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

ATENÇÃO:

 A partir do Próximo domingo o Culto será de manhã, das 9:30 às 11:30.

    1. Próximo domingo será a Santa Ceia do Senhor, fiquem atentos para participarem.
    2. Próximo Sábado teremos culto de jovens, todos os jovens daqui precisam participar.
    3. Dia 15/06, sábado, teremos o culto de casais, casados e noivos precisam participar.
    4. Dia 16, domingo, teremos o culto de Pentecostes, será nossa festa de Shavuoth.
    5. Dia 29 teremos o culto de líderes com a unção de obreiros, é aberto a todos.

Amamos a vida de cada um de vocês

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir