Ressuscitados dentre os mortos

Efésios 2:1 a 10

Vamos falar hoje sobre a obra de Cristo que nos tirou do domínio da morte, restituindo vida ao nosso espírito. Este texto de Efésios que lemos nos revela que antes de depositarmos nossa fé em Jesus, nosso espírito estava morto pelo pecado. Jesus nos deu vida, quando estávamos mortos nos nossos delitos e pecados. É muito estranho pensarmos que no passado, antes de recebermos a Jesus como nosso Senhor e salvador, nosso espírito estava inativo, sem a vida eterna, separado de Deus, estávamos vivos fisicamente, mas mortos espiritualmente.

Isto nos explica a inadimplência afetiva, a busca exacerbada pelo divertimento em busca de preencher algo que está faltando, a busca pela aprovação criando leis que obriga a todos a aceitarem como normal àquilo que é, pela natureza, anormal e inaceitável. Há muita falta de sensibilidade, de comunicação para o bem e de bom senso no mundo em que vivemos.

Jesus em Mateus 8:21,22 falou desta realidade espiritual a seus discípulos citada hoje no texto que lemos em Efésios 2:2. Ele disse: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.

Aqui um dos discípulos disse a Jesus que queria segui-lo, mas só depois de sepultar o seu pai (neste caso ele queria esperar a morte do pai, pois era a obrigação do filho cuidar do pai até a morte), para depois seguir Jesus. Mas Jesus respondeu: Deixa os mortos espirituais sepultarem os seus próprios mortos, quanto a você que está vivo por ter crido em mim, independente de outras pessoas crerem ou não,  segue-me, pois a salvação é pessoal. As demandas de um nascido de novo é diferente do mundo.

Jesus estava mostrando que este era o nosso estado espiritual antes dEle nos redimir, nos ressuscitar dentre os mortos. Por isso, devemos ter compaixão das pessoas que ainda não foram alcançadas e orar e trabalhar para que também elas recebam a salvação, assim como nós, pois alguém também orou por nós e nos evangelizou, nos consolidou e nos firmou no Reino de Deus.

Quantos podem dar um exemplo de alguém próximo (sem citar nomes), mas com sintomas desta falta de vida espiritual? Qual característica ou atitude desta pessoa, faz com que ela pareça sem vida?

Este texto de Efésios nos revela três agentes que produzem a morte espiritual do homem:

1 – Segundo o curso deste mundo: representa a mentalidade do mundo, que influencia, pratica e aplaude tudo o que é mal. O mundo transforma a verdade em mentira (mídia mundial). Defende quem atacou, e ataca quem tentou se defender. Autoridades aprovando o aborto químico-induzido em bebês no sétimo mês de gestação. Isto é explicado em 1º João 5:19 que diz: Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno.

2 – Segundo o príncipe da potestade do ar: Fica evidente que a crueldade que vemos em alguns seres humanos, é fruto da dominação espiritual do maligno sobre a vida destas pessoas. Diante destes atos perversos, dizemos: Isto é desumano! Realmente, o coração do ser humano foi contaminado pelo mal, isto é espiritual e vem do maligno. Eclesiastes 7:29 diz: Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias. Deus fez o homem bom, mas o pecado o expôs a ser instrumento da maldade de Satanás.

3 – Segundo as inclinações da carne: Significa os desejos carnais gerados pelo pecado. Quem entendeu este terceiro tópico e pode dar exemplos de inclinações da carne? Deus por ser misericordioso e por nos amar, nos vendo tragados pela morte, perdoou nossos pecados por meio do sacrifício de Jesus na cruz, ressuscitou nosso espírito juntamente com Cristo e nos colocou em uma posição de filhos e de autoridade sobre o mal. A luz de Jesus em nós, pela Sua presença e por nossas boas obras, ilumina o mudo em trevas.

Como igreja, temos a luz da Palavra de Deus, de Sua presença em nós, Ele nos deu poder para vencer as trevas em Nome de Jesus e fazer com que pela pregação do evangelho, da Sua Palavra; muitos que estão mortos espiritualmente, recebem a vida eterna que há em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Assim como no mundo vemos tantas obras malignas de morte e destruição, em Jesus podemos ver a bondade de Deus traduzida na restauração de tantas vidas e famílias, ao redor de toda a Terra. Esta transformação nos foi dada pela Graça (favor imerecido), não é conquistada por mérito humano, ou por boas obras, mas pela fé depositada em Jesus, nosso Cristo.

Quando cremos que Jesus é o filho de Deus e o confessamos como nosso Único Senhor e Salvador, nossos pecados são perdoados, recebemos vida em nosso espírito e assim nascemos de novo, recebemos a salvação eterna. Esta é a única experiência que pode preencher o ser humano e fazê-lo realizado e feliz.

Todos podem dizer amém? Amém!

Líder: Faça o apelo convidando todos os novos na célula a entregarem a Jesus seus problemas, angústias e sua confiança. Leve todos a orarem pedindo perdão por seus pecados e recebendo Jesus como Senhor e salvador de suas vidas e convide a todos para estarem com você no culto domingo as 09:30 da manhã.

Oração Final: Pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

ATENÇÃO: 

  1. Os nossos Cultos aos domingos serão de manhã, das 9:30 às 11:30, logo teremos tb a noite;
  2. Próximo Sábado teremos o culto de casais as 19;30, faça a sua inscrição e participe;
  3. Dia 16, domingo, teremos o culto de Pentecostes, será nossa festa de Shavuoth.
  4. Dia 29 teremos o culto de líderes com a unção de obreiros, será aberto a todos.

Amamos a vida de cada um de vocês

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir