Movidos pela fé

Marcos 5:25-34

Este texto revela o poder da fé em palavras e atitudes, pois a fé é ativa e não passiva, a fé nos leva a falar contra as circunstâncias contrárias e nos move a agir em linha com as promessas de Deus. A fé é a certeza de que recebemos o que esperamos, daquilo que buscamos em Deus, é a prova daquilo que não podemos ver, mas que cremos. Jesus disse em Marcos 11:24. “Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá.”

No texto que lemos hoje, no verso 25 fala desta mulher que estava sofrendo há doze anos, sem achar a cura, pelo contrário, indo a pior, sem solução, sem saída, já tinha gastado todo o seu dinheiro e bens, recebendo o diagnóstico médico de que o mal dela não tinha cura.

No verso 27 diz que ela ouviu falar de Jesus e foi ao encontro dEle, pois Ele passaria por uma das ruas de Jerusalém, embora houvesse um aglomerado de pessoas (uma multidão), ela veio por traz dEle e tocou no seu manto, pois dizia consigo mesma: Se eu puder ao menos tocar as suas vestes, ficarei curada. Foi exatamente o que ela fez e por causa da sua fé e atitude, foi curada imediatamente.

Aprendemos aqui algumas lições importantes. Não vamos ver e nem falar da sua condição de mulher com fluxo de sangue, saindo na rua no meio de uma multidão e tocando num homem chamado Jesus, pois naquela época e cultura era proibido, mas vamos focar na sua atitude de fé.

1. Ela ouviu falar de Jesus e de sua fama, creu e agiu.

Jesus Cristo é o Messias prometido de Deus, o redentor que veio para pagar a nossa dívida com o pecado, nos resgatar das garras do diabo que nos prendia nos conduzindo ao inferno, a condenação eterna, pois éramos escravos dele pelo pecado.

A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte espiritual, emocional, física e eterna, mas Jesus veio como filho unigênito de Deus e pagou a nossa dívida assumindo a nossa culpa, Ele pagou o preço do nosso resgate, recebendo o salário do pecado em nosso lugar para que pela fé nEle, não pereçamos, recebendo por Ele e por meio dEle a vida eterna, a salvação.  (Col. 2:13-15; João 3:16).

Em Isaías 53:4, I Pedro 2:24 e Gálatas 3:13 diz que certamente Jesus nos resgatou da maldição, levando sobre si as nossas enfermidades e dores, que nas feridas produzidas nEle na cruz, fomos curados. Em I Timóteo 2:5 diz que há um só Deus e um único intermediário entre Deus e os homens, Jesus Cristo; para que pela pregação do evangelho, todos conheçam a verdade e sejam salvos.

Precisamos falar da fama de Jesus para nossos familiares, amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos, para que àqueles que creem, possam agir confessando e entregando as suas vidas ao Senhor Jesus e assim sejam curados, libertos e salvos. Alguém falou de Jesus para esta mulher que estava enferma e ela creu, agiu e foi curada e salva, precisamos ser este alguém com as boas notícias da salvação para todos que cruzarem o nosso caminho.

2. Ela disse: Se eu apenas tocar nas suas vestes, ficarei curada.

A verdadeira fé estabelece a nossa confissão, nos leva a falar com convicção e quando falamos, geramos e liberamos o poder do nome de Jesus em nosso favor. O Apóstolo Paulo declarou em II Coríntios 4:12,13, Cri; por isso é que falei, Também nós cremos; por isso, também falamos.

Temos aprendido esta verdade: A fé, a incredulidade e a ingratidão gera uma confissão; a fé gera uma confissão de vida, crescimento, alegria, sinais, prodígios e milagres, gera um ambiente de paz, tranquilidade e ações positivas movendo a poderosa Mão de Deus em nosso favor, por outro lado, a incredulidade e ingratidão gera uma confissão contrária, negativa, ingrata, gerando murmuração, reclamações e ações negativas dando ao diabo liberdade e direitos de manifestar segundo as nossas declarações, que são expressões de uma fé contrária a Deus.

Quando cremos e agimos em fé, glorificamos a Deus por demonstrar que Deus é bom e verdadeiro naquilo que diz e fez por nós, mas quando duvidamos e agimos movidos nesta incredulidade, estamos declarando nas ações e palavras que Deus não é verdadeiro e isso glorifica o nosso inimigo e afasta Deus e suas promessas de nós.

Por isso, nós que cremos em Deus, que entregamos pela fé nossa vida a Jesus Cristo; precisamos fazer como esta mulher, falar e agir em linha com a nossa fé. Ela disse, se eu tocar nas vestes dEle serei curada, ela creu nisso, agiu, enfrentou as circunstâncias contrárias, enfrentou os desafios de chegar perto de Jesus que estava apertado pela multidão nas ruas estreitas de Jerusalém, tocou em Jesus e pode ouvir dEle; sua fé te salvou, vai em paz e fica livre do teu mal.

Por que Jesus parou e perguntou quem me tocou, pois de mim saiu poder, se Ele sabia quem havia feito isso? É simples: Aquela cura e salvação precisava ser consolidada no reino espiritual e físico pela declaração publica da fé dela e da declaração do sacerdote, assim ela estaria legítima na sua salvação e cura. Em Romanos está escrito que quando cremos no coração, precisamos confessar com a nossa boca, quem crer e confessar será salvo. Por isso Jesus perguntava aos doentes de forma individual; quer ser curado? Todos diziam sim, Ele declarava, seja curado, pega teu leito e vai.

A nossa fé libera o poder de Deus. Veja: De Jesus saiu o poder do Espírito Santo e curou àquela mulher sem Ele fazer nada, mas havia a necessidade dela declarar sua fé e ação e de Jesus, a autoridade espiritual naquele lugar dizer, tua fé te curou, vai em paz e fica livre do teu mal. Isto é:  A partir de agora, este mal não pode mais ficar na sua vida. Se isso não tivesse acontecido, aquele mal voltaria, agora ele estava proibido de voltar e o milagre foi permanente. Aleluia!

Se você crê em Jesus como o Messias de Deus, o salvador que pagou o preço do teu resgate, então confesse esta fé com a sua boca e aja em relação a esta fé, confessando e servindo ao Senhor com todo o teu coração, hoje é o seu dia de viver um milagre, você crê? Então vamos orar!

Amamos a sua vida!

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

 

Imprimir