Resposta de Deus, Providência Divina

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Romanos 8:28.

Um dos aspectos que mais me chama a atenção na palavra de Deus, quando analisamos as crises e as calamidades que aconteceram na história, é que todos os homens e mulheres que responderam ao chamado de Deus, que confiaram e perseveraram, souberam aproveitar as circunstâncias desfavoráveis e acabaram superando e saindo delas mais fortalecidos!

Foi assim com José que se tornou o homem mais poderoso do Egito, confiando no Senhor a despeito de ser vendido pelos irmãos, lançado injustamente num cárcere, até que depois de 13 anos de infortúnio conseguiu cumprir o seu chamado se tornando benção para as nações de sua época! De escravo se tornou o governador do Egito, o segundo depois de Faraó, salvando milhares de pessoas da fome, ele prosperou poderosamente na terra (Gênesis 41:41-46).

Isaque, avô de José, no meio de uma grande seca, obedecendo a Palavra de Deus, semeou no deserto, um lugar chamado terra dos Filisteus e colheu a cem por um se tornando riquíssimo enquanto todos afundavam na crise (Gênesis 26:12-14). A Palavra de Deus nos ensina aqui, que existem oportunidades no meio das crises!

Vemos também o profeta Habacuque vivendo uma grande crise existencial, porque seu país Israel estava debaixo de uma assolação, e o destino parecia igual para justos e injustos! Quando ele fala com Deus no capítulo 1 de seu livro, vemos um homem buscando resposta, porém indignado com a situação ao seu redor (Habacuque 1:13).

No capítulo 2 ele deixa seu lamento para escutar a voz de Deus para toda aquela calamidade, e a resposta de Deus é incisiva: “O meu justo viverá da fé” (Habacuque 2:4b).

No capítulo 3 vemos Habacuque vivendo a mesma situação ao seu redor, porém já com uma disposição interior modificada pela revelação de Deus de que Ele está no controle e que tudo o que o homem semear vai colher, pois os maus desaparecerão da terra e não haverá mais lugar para eles, nem depois da morte! Por outro lado, os justos e fiéis que confiam no Senhor; reinarão para sempre com Ele.

Ao seu redor a figueira não florescia, não havia fruto na videira e na oliveira, o campo não estava produzindo e os rebanhos estavam dizimados, porém vivendo pela fé ele se levanta e diz: “Todavia eu me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação, pois o Senhor é a minha força, torna os meus pés ligeiros como a corça, e me leva nos lugares altos” (Habacuque 3:17-19).

Assim foi com Abraão, Jacó, Jó, o rei Davi, o rei Salomão, a rainha Ester, a Rute, profeta Isaías, Neemias, o Apóstolo Paulo, os doze de Cristo e muitos outros heróis da bíblia e da história da igreja.

Assim, pela fé, todas as pessoas que confiam em Deus sabe, que ao redor a realidade pode ser difícil, mas a fé que não é esperança e sim certeza de coisas que se esperam, acabará nos levando aos lugares de refúgio e prosperidade de Deus! Por isso como o Apóstolo Paulo podemos dizer que as crises e as calamidades também cooperam e podem ser úteis para a nossa maturidade e aprendizado, se tornando ainda uma oportunidade para nos levantarmos mais fortes!

Como estão as coisas ao seu redor? Tire os olhos das crises e olhe para Jesus o autor e consumador da nossa fé, persevere firme no Senhor, pois Aquele fez a promessa é fiel e poderoso para cumprir!

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir