Misericórdia, Amor e Graça

Efésios 2:4-9

Misericórdia é quando alguém merece ser condenado, quando uma pessoa é culpada e não reconhece, não se arrepende e ainda dá aquele sorriso sarcástico e vira as costas, mas Deus, para não ver aquela pessoa sofrendo e perdida para sempre, agiu com misericórdia e enviou o salvador.  

Hoje, quando olhamos para o salvador e nos arrependemos, se a graça se manifesta e somos perdoados, uma vez perdoados vem a salvação, o resgate, a regeneração e a filiação. Em Efésios 2;8 diz: …, mas pela graça sois salvos. Na realidade, por mais que façamos, não seremos salvos, pois a salvação não é por obras, mas por graça que significa Favor Imerecido!

Em Efésios 2:4-5 diz: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos.” Deus é rico em misericórdia por causa de algo. Esse algo é Seu grande amor com que nos amou. Sem amor não haveria misericórdia. Ele foi misericordioso para conosco quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados, quando nos afastamos do propósito pelo qual fomos criados.

Em 1 Timóteo 1:13 o Apóstolo Paulo diz: “A mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredu­lidade.” O fato de obter misericórdia tinha muito a ver com a história de sua vida. Antes de ser salvo, ele estava na condição de blasfemo, perse­guidor, insolente, ignorante e incrédulo. Foi nesta condição que Deus teve misericórdia dele.

Em Tito 3:5 diz: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou”. Não há justiça em nós. Enquanto estávamos sem justiça e numa situação de sofrimento e sem esperança, Deus teve misericórdia de nós. A misericórdia origina-se no amor e termina na graça. Ele teve miseri­córdia de nós na condição em que estávamos, e como resultado fomos salvos.

Em I Pedro 1:3 diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mor­tos.” Toda a obra de Deus na graça foi planejada de acordo com Sua misericórdia em amor. Assim sendo, tanto a regeneração como a viva esperança estão relacionadas à misericórdia. Por existir a misericórdia, existe a graça.

Judas 21 diz: “Guardai-vos no amor de Deus, espe­rando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” Este versículo mostra-nos que hoje deve­mos manter-nos no amor de Deus, até que o Senhor venha novamente, isto é, até que Ele apareça a nós, devemos aguardar a Sua misericórdia para a vida eterna. Antes de sermos arrebatados, devemos aguardar a Sua misericórdia. Hoje, enquanto vivemos nesta terra, rece­bemos não apenas misericórdia, mas também graça e assim devemos permanecer.

Hebreus 4:16 exorta-nos a irmos constantemente ao Senhor a fim de orar. Quando vamos orar diante do Senhor, recebemos misericórdia e achamos graça para socorro em tempo oportuno. Recebemos misericórdia e achamos graça.

Todos na terra recebem misericórdia, pois Jesus veio para todos, a salvação está disponível a todos, agora a graça só é experimentada por aqueles que creem e recebem a Jesus o Cristo, como Senhor e Salvador, é resultado da fé, é resultado de uma decisão.

Quando Deus exerceu misericórdia na nossa direção, conhecemos a Cristo e quando cremos nEle, recebendo-o como nosso Senhor e Salvador, recebemos a graça e por ela fomos salvos. Amém!

Aplicação: Na oração de hoje, agradeça ao Senhor pela misericórdia e graça, que é a substancia do Seu amor presente e operante em nós.

Deus abençoe a todos!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir