Guardar o coração

Provérbios 4:20 ao 26

O profeta Isaías no capítulo 26 e versículo 9 disse: Com minha alma suspiro de noite por ti oh Deus e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus mandamentos e princípios reinam na terra, os moradores do mundo aprendem a justiça. Este texto expressa a necessidade que temos na busca diligente por Deus, pois precisamos alimentar o nosso coração com aquilo que é reto e assim influenciar o mundo com vida, paz e esperança.

No livro de Lamentações 3:21 o profeta Jeremias diz: Quero trazer à minha memória aquilo que me pode dar esperança. Sabemos que aquilo que eu penso, desce para o coração e aquilo que desce ao coração é aquilo que eu falo e, segundo este princípio espiritual; eu sou resultado das minhas palavras.

Não tenho dúvidas, esta é uma questão absolutamente resolvida no plano de Deus para nós; O nosso coração é o lugar das nossas conquistas ou dos nossos fracassos, das nossas alegrias ou das nossas tristezas, por isso precisamos guardar o nosso coração para que não seja contaminado!

O Senhor Deus nesse texto nos orienta a guardar o nosso coração, pois somos nós que definimos o que entra e o que sai, o nosso coração possui uma chave que só pode ser acionada de dentro para fora! Ninguém pode violá-lo, nem mesmo o diabo o pode. Em apocalipse 3:20 diz que Jesus está batendo na porta, se eu abrir Ele entra, se eu não abrir, ele ficará do lado de fora da minha vida, só eu posso abrir.

É por isso que muitas pessoas por falta de conhecimento abrem a porta do coração para o pecado, engano e mentiras e até para pessoas erradas. É dessa forma que o inimigo com o mal consegue entrar e destruir a fé das pessoas, as suas vidas e suas famílias.

Meditando nestas coisas tenho chegado à conclusão de que é impossível vivermos os desafios de uma vida com Deus, de uma família equilibrada, de uma alma resolvida e um ministério frutífero e  próspero, sem desenvolvermos relacionamentos saudáveis uns com os outros; porque o nosso coração de onde procedem as fontes da vida, pode ser acessado quando nos distraímos, nossa alma em certos momentos pode estar sensível e carente de amor, de afirmação, de valorização e de aceitação!

Assim sendo, precisamos com urgência, desenvolver essas estruturas que nos permita prestar contas uns aos outros! Ninguém pode viver sozinho, não podemos viver em uma ilha ou construir muros ao nosso redor, se o fizermos estaremos isolados e isso é ruim, é ir contra a verdadeira sabedoria! Precisamos uns dos outros e o melhor caminho é numa igreja de discípulos!

A nossa independência vai nos causar mais prejuízos do que acertos, não fomos criados para andar sozinhos. Nenhuma independência pode ser vivida de maneira absoluta: precisamos uns dos outros! O caminho segundo o modelo de Cristo é o discipulado, sua base está num relacionamento de confiança e maturidade, isso consolida, gera firmeza, estrutura, estabilidade, constância, segurança e proteção.

Jesus Cristo é o autor da nossa fé, Ele gerou a igreja na sua morte e ressurreição e o propósito da igreja é ser uma agência do céu na terra, um lugar de comunhão com Deus e com as pessoas. Como igreja temos a incumbência de pregar o evangelho da salvação e ensinar os princípios de Deus às pessoas para que haja libertação, cura e salvação. Fazer parte desta igreja é um grande privilégio, repartir do amor de Cristo com outras pessoas e cuidar uns dos outros é um encargo e uma grande alegria!

Caso queira, o compartilhar é opcional. Querido(a) Líder, faça uma oração por todos, coloquem estas prioridades diante de Deus peça ajuda, capacitação e direção. Se tiver visitantes, leve-os a Cristo!

Atenção: Próximo domingo será a nossa Santa Ceia, traga um quilo de alimento, formem uma cesta aos necessitados!

Deus te abençoe!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário