Graça de Deus – Final

Lucas 15:11 ao 32

 Deus mostra Seu amor por nós através da graça. Nós merecíamos castigo por causa de nossos pecados, mas Deus nos enviou Jesus para pagar o preço destes pecados e nos oferecer a salvação. Mesmo não fazendo nada para merecer, nós podemos ser libertos do poder do pecado, perdoados do castigo eterno e integrados como filhos de Deus para morar com Ele para sempre. Só precisamos ter fé nos arrependendo dos nossos pecados e recebendo a Jesus como nosso Senhor e salvador. (Efésios 2:4-6).

A graça faz um pai ficar cego de amor

Na parábola do filho pródigo, nós podemos ver com muito mais clareza o coração do pai. É a minha parábola predileta, porque é onde Deus mais se mostra. Muitos pensam que Jesus está falando apenas do filho pródigo. A intenção de Jesus ao falar do filho pródigo, era primeiro falar do Pai. O Pai é o centro desta parábola, é o pai que perdeu o filho, que depois foi encontrado. A grande verdade dessa parábola diz primeiro a respeito ao co­ração do pai.

Jesus disse que o filho pródigo pediu a herança para poder gastar. Para um oriental, é algo muito sério. Nesta cultura quando um filho pede a herança antes da hora, ele jamais poderia voltar à casa do pai, ele só poderia pedir a herança depois da morte do seu pai, pedir antes é o mesmo que declarar independência, não te reconheço como autoridade, não preciso de você, não vou esperar você morrer, quero minha parte agora!

Esse jovem da parábola, que pediu a herança antes da hora, não tinha gratidão pelo seu pai e mesmo assim, o pai resolve dar a herança ao filho. O filho parte para desfrutar da herança, mas perde todos os seus bens, chegando ao ponto de se tornar um porqueiro, o que, para um judeu, era a posição mais humilhante que um homem podia chegar. E ali, desejando se alimentar das bolotas dos porcos, ele se lembrou de seu pai e resolveu voltar para casa. Ele vinha ao longe, o pai o viu e saiu correndo ao seu encontro: o pai estava cego de amor.

Esta história aponta para Deus com nosso pai que mesmo tendo seus filhos ingratos indo embora, permanece de braços abertos para receber de volta. É o único lugar da Bíblia onde vemos Deus correndo para abraçar um filho, quem deveria estar correndo aqui era o filho, mas este estava com vergonha e na incerteza de que seria recebido de volta, mas a graça não acusa, apenas perdoa quando ha arrependimento e ama sem impor condições.

Quando ele viu o filho, correu na sua direção. Ele não estava preocupado com o que iam pensar dele, afinal é o seu filho que está vindo ali e ele tinha que ir encontrá-lo.  Deus tem mais sede de ter comunhão com você do que você algum dia poderá ter desejo de ter comunhão com Ele. É Deus que vem ao nosso encontro e corre até nós, porque Ele nos ama. Quando Ele enviou Jesus foi exatamente isso que Ele fez, foi Ele que nos amou primeiro se movendo na nossa direção.

Assim é o coração de Deus. As pessoas podem duvidar e dizer que ninguém pode ser tão amoroso assim. Mas nós, que temos o Espírito de Deus, conhecemos a graça do Pai. Nós somos esse filho pródigo que um dia foi encontrado, já nascemos longe dEle pelo pecado que herdamos de nossos antepassados, mas em Cristo encontramos o caminho de volta que um dia Adão perdeu, Jesus o Cristo é o caminho de retorno para os braços do Pai.

 A história de Oséias e sua esposa

Outra história que mostra o coração de Deus é a história do profeta Oséias. Um dia, Deus disse a Oséias: “Eu quero que você se case com uma mulher chamada Gômer”. E Oséias se casou com a mulher. Aconteceu, porém, que depois de terem três filhos, Gômer resolveu abandoná-lo. Mas ela não abandonou Oséias por causa de um outro homem, ela abandonou Oséias para se prostituir. Então Deus disse a Oséias: “Agora vá até o prostíbulo e traga sua esposa de volta para dentro de casa”.

O que você acha que um homem sente numa hora dessa? Um homem ser traído já é doloroso, mas Oséias foi muito mais do que traído, ele foi totalmente humilhado. Ao mesmo tempo que ele amava Gômer, ele queria agora matá-la. Ao mesmo tempo que ele a queria de volta, ele também desejava livrar-se dela, mas Deus mandou Oséias buscá-la e restituí-la em amor revelando como funciona a Sua graça.  Oséias virou motivo de piada, de chacota na vizinhança da pequena cidade onde morava. Todo mundo falava mal de Oséias. (Obs. Oséias deve ser lido inteiro).

Oséias movido por amor, perdoou e agora ele queria a sua mulher de volta. Será que os vizinhos iriam falar mal de Gômer? Penso que falaram de Oséias. Disseram: “Esse Oséias não presta mesmo, a mulher apronta todas e ele ainda vai lá e a traz de volta.” Oséias não foi justo com sua mulher, ele foi apenas gracioso. O mundo não conhece a graça. Ela é uma loucura incompreensível para o homem natural. Nós somos Gômer, Oséias é o Senhor Jesus.

Quantas vezes temos nos prostituído espiritualmente? Quantas vezes temos nos desviado do propósito? Mas Jesus não desiste, a gra­ça dEle sempre vem atrás de nós. O homem pode estar arrebentado, prostituído, doente, viciado. Mas Ele sempre diz: “Vem assim mesmo, eu vou cuidar de você. Vou mudar você!”. Deus nos aceita em qualquer circunstância, desde que nos arrependamos com o desejo de mudança, com o desejo de viver uma nova vida, uma vida que valla a pena viver.

 Eu sirvo a Deus porque essa graça me conquistou. Eu amo o Senhor. Eu amo a Sua presença. Eu amo o Seu amor. Para mim não há alegria maior que a Sua unção e a Sua voz suave sussurrando ao meu coração. Eu amo a Sua Palavra, as Suas promessas, a Sua vida residente em mim. Eu amo o Senhor.  Eu quero estar ligado à Sua divindade, enxertado nEle, bebendo dEle, comendo dEle. A Sua graça me fascina, é amor demais, está acima do que a lógica humana pode aceitar.

Nosso destino era a condenação, mas Deus em Cristo nos trouxe para Sua festa. Nós não merecemos nada, mas a Sua graça nos alcançou. Nós não merecíamos estar na festa, mas Ele colocou os melhores talheres e a melhor comida diante de nós e nos convidou para estar com Ele eternamente. É disso que o coração de Deus está cheio. Nós temos que sair e convidar outras vidas para virem juntos conosco festejar com o Senhor, porque o nosso Deus já preparou a ceia em uma eternidade com Ele.

Desfrute da intimidade do Pai. Creia que Deus está de braços abertos para recebê-lo hoje, com todo carinho e amor de um pai que anseia pela volta de um filho.

Prática: Você entendeu o que significa Graça de Deus? Ela te alcançou?

Líder ore por todos, faça apelo aos visitantes o os convide para o culto domingo!

No amor de Cristo!

 

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

 

 

 

Imprimir

Deixe um comentário