Devolvidos à natureza de ovelha – Parte

ATENÇÃO: Próximo domingo será a Santa Ceia do Senhor, não falte, venha com sua família!

João 21:15-17

Ser devolvido à nossa essência é tudo que precisamos para ser o que Deus tem para nós e o que Jesus conquistou na Cruz. E isso só é possível se formos devolvidos à mente de ovelha.

Jesus, o Cordeiro, foi um Grande Líder. Um Líder Poderoso. O Maior Líder enquanto vivo. Quando Jesus morreu, continuou sendo Líder Poderoso sobre nossas vidas e conquistou muito mais após a Sua morte do que enquanto em Terra. Mas o que vemos é que a maior conquista de Jesus não foi como Líder, mas quando Se tornou Ovelha, Cordeiro.

Jesus foi ao matadouro, foi à Cruz do Calvário, e ali teve a maior conquista de toda a Sua história. Como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Ele Se entregou por nós. Ele nos ensinou com Seu ato que podemos ser líderes poderosos, mas se não tivermos coração de ovelha, teremos um fracasso na nossa conquista.

Deus quer fazer de nós uma Geração Ovelha. O Brasil e as nações precisam, como discípulos de Jesus, ter coração de ovelha. Precisamos orar e pedir a Deus que levante, na nossa geração, homens e mulheres com coração de ovelha.

A restituição da função pastoral na igreja

Um dos momentos mais lindos após a ressurreição de Jesus está neste texto que lemos hoje em João 21, cuidado do Mestre como Pastor preocupado com as suas ovelhas; foi neste texto bíblico que lemos hoje,

O que muitos veem como um momento de confronto é, na verdade, o momento da restituição da função pastoral na Igreja, através da vida de Pedro. Pedro era a pedra que estava sendo respaldado por uma pedra maior, Jesus, sobre a qual a Igreja seria construída, mas ele havia negado conhecer Jesus. E quando o olhar dele se encontrou com o Senhor, após negá-lO, pela terceira vez, Pedro chora amargamente e entra em um arrependimento profundo.

Ora, Jesus não poderia deixar Pedro, a figura da Igreja, sem restituição, caminhando com uma dívida. Jesus, então, vem ao encontro dele e, naquele momento, restituiu não apenas o apostolado de Pedro, mas a função pastoral.

Há três aspectos no texto que precisamos analisar; são três tipos de significados do verbo amar

1. Apascenta os Meus cordeiros. A primeira vez que Pedro ouviu Jesus perguntar se ele amava o Mestre, respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo! Essa resposta trazia a conotação de um amor que significava suportar. Era como se Pedro estivesse dizendo ao Senhor: Eu suporto andar com o Senhor. E Jesus respondeu: Apascenta os Meus cordeiros.

2. Pastoreia as Minhas ovelhas. Ao perguntar, pela segunda vez, se Pedro O amava, Pedro respondeu novamente: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo! Aqui, Pedro já estava disposto a apascentar os cordeiros. Foi quando Jesus respondeu: Pastoreia as Minhas ovelhas. Esse era um aspecto que eu nunca havia observado e você também talvez não. Jesus fala primeiro de cordeiros, depois de ovelhas. Quem apascenta apenas cordeiros não tem reprodução, mas quem apascenta ovelhas tem direito a reproduzir.

3. Apascenta o Meu rebanho (Tradução mais antiga). Na terceira vez, ao ser indagado por Jesus sobre o amor, a Bíblia diz que Pedro entristeceu-se, e respondeu: Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que eu Te amo! Naquele momento, Jesus diz a Pedro: Apascenta o Meu rebanho. Na resposta de Pedro, não havia mais restrições de amor. Pedro estava preparado para cuidar dos cordeiros, pastorear as ovelhas e apascentar o rebanho.

O que Jesus estava mostrando a Pedro era que o Pastor que tem apenas cordeiros não vai reproduzir; o Pastor que tem apenas ovelhas, vai ter uma certa reprodução; mas o Pastor que O ama com amor incondicional terá um rebanho muito grande, porque o Senhor só restitui aqueles que têm um coração focado nEle.

Ser Pastor (aquele que apascenta; um líder de célula, um consolidador ou mesmo àquele que já vive na função responsável por um rebanho) não é um status para dar uma satisfação pessoal ou eclesiástica. Ser Pastor é uma chamada divina. Quem é Pastor não suporta ver uma ovelha desgarrada, por isso luta, briga e guerreia pelas ovelhas. Ainda que não tenha o título, se tem a função, agirá como tal, pois sabe que é um apascentador que ajuda o pastor responsável a pastorear o grande rebanho do Senhor Jesus.

Quero honrar todos aqueles que, no silêncio, vão atrás das ovelhas, cuidam, apascentam, dão comida, dão bom pasto, boa água, segurança, aprisco, sombra, cuidam da ovelha de forma integral. Nossos doze e os doze nas gerações que estão liderando uma célula, os Timóteos, os consolidadores etc., vocês são Pastores do anonimato! Não têm o título ainda, mas funcionam como Pastores. Obrigado por seu trabalho de amor pelo rebanho do Senhor! O Pai, que vê no secreto, recompensará vocês.

A restituição da função pastoral na Igreja é o que precisamos para ser o que Deus determinou para o Seu povo. Somos ovelhas e precisamos de Pastor. Em breve chegará o tempo do rebanho ser devolvido ao autêntico e eterno Pastor, Jesus.

Está se aproximando o dia no qual a Bíblia diz que Jesus virá nos buscar. Jesus levará a Sua Igreja para o Céu, mas Ele não nos levará para o Céu de qualquer jeito. Precisamos estar limpos, cuidados, apascentados e sem ferimentos.

Se você é Nahal, seja a Ovelha Guia da confiança do seu Pastor, usufruindo a proximidade que vocês têm e cumprindo a sua missão. Diante dos ataques do inimigo que só você vê, avise o Pastor e impeça que o rebanho seja dizimado.

Se você é Ahil, contribua com Nahal, submeta-se aos cuidados da Ovelha Guia e seja um líder de êxito, cumprindo a missão de cuidar, dar atenção e socorrer as ovelhas doentes.

Se você é Tzon, aja como ovelha, pense como ovelha, sinta como ovelha e seja, em tudo, a melhor ovelha que você pode ser.

 Deus abençoe poderosamente a geração ovelha mais linda da Igreja Apostólica Corpo de Cristo!

Continua para o final semana que vem.

Amamos vocês.

Aps. Eliezer e Zenita Moreira.

ATENÇÃO: Próximo domingo será a Santa Ceia do Senhor, não falte, venha com sua família!

* Nota: Estudo retirado do livro GERAÇÃO OVELHA do Ap. Renê Terra Nova

 

Imprimir

Deixe um comentário