Desenvolvendo a nossa fé

Romanos 10:17

Embora todos temos naturalmente uma medida de fé, ela não é algo pronto, definido ou estático, ela precisa ser desenvolvida. A cada patamar alcançado, deve ser guardado, uma vez consolidado aquele patamar, devemos buscar crescer subindo para novos degraus, pois o alvo é Cristo, Ele é o nosso modelo em tudo.

Desenvolvendo e guardando a nossa fé para que ela nunca seja fraca e nem roubada pelo maligno

  1.  Conhecendo a Palavra

 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. (Rm 10.17)

A nossa fé é proporcional ao nosso conhecimento da Palavra. Não podemos ter fé a não ser que tenhamos a Palavra de Deus revelada em nosso coração. A fé é pelo ouvir, por isso, antes de orar, devemos nos embasar na pala­vra que está escrita. Se não estiver escrito, não teremos uma fé respaldada para obter o que estamos pedindo. Se o Senhor não disse em Sua Palavra, não podemos exercitar a fé naquela direção, porque a fé é sem­pre baseada no que Deus disse.

Você lê a Bíblia todos os dias? Ouça isso, se não temos a prática da leitura diária da Bíblia, continuaremos sendo filhos amados de Deus do mesmo jeito, mas estaremos per­dendo algo. Nossa fé não estará se desenvolvendo, se vir diante de nós situações contrárias, obstáculos não teremos uma fé consistente para enfrentar a crise e vencê-la. Sem o alimento da Palavra  diariamente fraquejaremos, por não estarmos sendo nutridos pelo ali­mento genuíno da Palavra de Deus. Precisamos conhece-la profundamente.

Quem lê a Bíblia estará familiarizado com a Palavra, já sabe onde está escrito e sabe onde está a provisão para sua necessidade. Quando a circunstância vem, ele vai direto ao texto e o confessa, apropriando-se do que está escrito, pois sabe que a verdade é para ele. Deus quer que você se familiarize e conheça as promessas que Ele tem para você. A Bíblia é também chamada de Testamento por ser a herança de Deus para nós que cremos no Seu filho Jesus. Por isso conheça a sua herança e aproprie-se dela.

 2. Praticando a Palavra.

Em Tiago 1:21,22 diz: Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de mal­dade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, pra­ticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

 O Senhor quer que sejamos praticantes. Quando praticamos a Palavra a fé aumenta. A obediência tem poder de gerar fé em nós. Quando você obedece, surge uma ousadia enorme em sua vida. Você se levanta com outra postura. O inferno treme diante daquele que pratica a Palavra.

Andar em linha com os princípios de Deus não é meramente ser um bom cidadão, não usar drogas, não fumar, não trair o cônjuge e nem matar. Essas coisas qualquer bom cidadão faz. Agora, abençoar os que nos perseguem, dar a outra face a quem nos bateu, perdoar mesmo estando certo, amar àqueles que se fazem inimigos, etc., são coisas que vão além. Somente quem tem fé pode praticar tais coisas.

Há situações que geram uma fé e uma unção impressionantes em cada um de nós. Toda tentação é uma oportunidade de crescermos em unção e autoridade. A obediência gera fé e traz unção. A verdadeira obediência ocorre quando ninguém está vendo e, ainda assim, decidimos honrar a Deus obedecendo a Sua Palavra.

Todos temos a oportunidade de provar que somos homens e mulheres de Deus e que levamos a sério a nossa fé. É triste a história de quem vive uma vida dupla. Estão sempre amedrontados e receosos de que al­guém descubra algo de suas vidas. Eu acordo de manhã, tranquilo, ergo mãos santas para o santuário, não tenho receio de nada porque tenho escolhido ter uma vida única diante de Deus. Só uma vida diante de Deus, não duas. Não tenho que me preocupar em ocultar nada.

  1. Confessando a Palavra.

Em Romanos 10:10 diz: Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confes­sa a respeito da salvação. Em Marcos 11:23 Jesus disse: Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.

A confissão da Palavra também gera fé, que, por sua vez, é fortalecida quando você a confessa. A obra de Deus na sua vida implica em você abrir a boca e falar. O silêncio tem o seu lugar, quando se relaciona com homens; mas, quando se relaciona com Deus e o mundo espiritual, há o momento em que precisamos abrir a nossa boca e confessar profetizando as promessas e decretos de Deus para nós.

A Bíblia diz aos Romanos 10:10 que a salvação é para aquele que crê e confessa, ou seja, uma pessoa só pode ser salva (Legalizar a sua salvação), se ela abrir a boca e confessar a Jesus como Senhor e salvador da  sua vida. Se você confessar sua fé em Jesus Cristo diante de Deus e dos homens, diz a Bíblia, que você será salvo. Não há como ser salvo em silêncio. Você pode até ter uma experiência de convencimento e de convicção de pecado, mas a salvação genuína só acontece quando você abre a boca e confessa a Jesus como teu Senhor e Salvador, é algo pessoal, ninguém pode fazer por você.

Confessar a Palavra edifica e enche de fé o ambiente ao seu redor. Não que a sua palavra humana tenha poder, ela pode poucas coisas; mas a Palavra de Deus tem muito poder. E ela, na nossa boca, tem um poder miraculoso. Quando eu olho para a montanha de obstáculos e exerço Fé falando para a montanha; sai daí, se não duvidar no meu coração, o poder de Deus é liberado e o milagre acontece!

Nestes dias aqui na célula Deus está edificando e ampliando a sua fé! Amem!

Prática: se alguém quiser compartilhar sobre esta palavra, permita, depois ore por todos em relação a fé, na seguencia trace uma meta para a célula e orem nesta direção toda semana definindo uma palavra de confissão alinhada com esta meta.

Amamos você!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário