Conhecendo os segredos da oração – Parte II

Filipenses 4:6; I Timóteo 2:1-4

A oração efetiva é a chave para o sucesso em cada área da vida; é o segredo da vitória no trabalho de Deus e na vida pessoal. A oração verdadeira é a mais poderosa arma contra os poderes das trevas; é também a chave que abre os tesouros do céu para o homem. Fica, pois, claro que cada esforço no reino de Deus só terá sucesso se for gerado e sustentado pela oração que pode ser exercida também quando confessamos e profetizamos a Palavra de Deus.

Todo o sucesso na vida cristã é proporcional ao tempo de oração que dedicamos ao Senhor. Em Lucas 18:1 fala do “dever de orar sempre e nunca esmorecer”. Em I tessalonicenses 5:17 declara que devemos “orar sem cessar”. O Apóstolo Paulo orienta em Efésios 6:18 que devemos “orar em todo o tempo no espírito e em vigilância”.

A oração é um modo de viver – É uma comunicação entre o nosso espírito recriado e o Espírito de Deus. É a expressão que resulta num relacionamento íntimo com o Senhor residente em nosso coração, pelo Seu Espírito. É também uma interação que acontece de forma emocional, onde abrimos nossa alma e falamos das nossas necessidades, ansiedades e fragilidades; sempre saímos da presença de Deus fortalecidos.

A oração é comunhão com Deus – Nossa vida inteira deve ser estabelecida sobre o fundamento de uma comunhão pessoal e profunda com Deus. Uma ligação permanente. Em I Coríntios 6:17 diz: Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele.

Oração é o encontro do Pai celeste com Seu Filho, numa comunhão de amor, nesta comunhão podemos expressar nossas alegrias, vitórias e sonhos, como também buscar a vontade dEle para a nossa vida em áreas específicas.

A oração é fundamental, Deus sempre se revelou através da oração interagindo com a sua criação, mas desde que o pecado entrou no mundo, surgiu inimigos da oração para afastar Deus de seus filhos. Em Isaías 59:2 diz: Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus ; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que vos não ouça.”

Em I Pedro 3:12 diz: Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos às suas orações; mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. No Salmos 66:18 diz: Se eu tivesse guardado iniquidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido.Quando cremos no Senhor Jesus e nos arrependemos, a nossa iniquidade é perdoada e as nossas orações são ouvidas e respondidas por Deus!

O propósito de Deus é ouvir todas as orações: “Jesus disse em João 11:42: Graças te dou porque sempre me ouves.” Mas há obstáculos, problemas, inimigos que se infiltram na vida de oração e impedem a manifestação do poder de Deus. Veremos alguns deles.

1- Relacionamentos errados na família (I Pedro 3:7). O não cumprimento dos deveres dos cônjuges um para com o outro. A vida conjugal deve ser posta diante de Deus, as orações não estão sendo respondidas. Pode haver falhas no relacionamento familiar.

2- Espírito não perdoador (Falta de perdão).

Em Marcos 11:25,26 Jesus disse: E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai ce­lestial não vos perdoará as vossas ofensas.

Nossas orações são ouvidas na base de que nossos pecados estão perdoados; mas Deus não pode tratar conosco sobre tal base de perdão, enquanto guardamos o mal, o espírito de animosidade ou de vingança contra aqueles que nos ofenderam. Qualquer que guarda espírito de rancor ou mágoa contra alguém, fecha os ouvidos de Deus para sua própria petição.

Se você não perdoar quem lhe ofendeu, melhor nem continuar orando. Se você estiver magoado com alguém não adianta orar. Se você orou estando magoado com alguém ou sabendo que alguém está magoado com você, sua oração não chegou até Deus. Há um obstáculo, um bloqueio criado pelo ressentimento. E o perdão precisa ser liberado.

A mágoa vem do senso de justiça, de vingança, um espírito maligno que tenta nos oprimir, que diz que devemos nos vingar. Você já viu filmes em que o herói é alguém que parte em busca de justiça com as próprias mãos? Eles conseguem despertar dentro de nós um terrível senso de justiça.

Nosso coração é livre para perdoar quem quer que seja, como filhos de Deus podemos decidir amar pessoas que se fazem  nossos inimigos e orar abençoando àqueles que nos perseguem, não vamos ficar presos e doentes, assim como Deus nos perdoou e a cada manhã renova a Sua misericórdia na nossa direção, assim devemos fazer com todos ao nosso redor.

Para sermos reconhecidos como filhos de Deus libertos, abençoados e prósperos, devemos primeiro pedir perdão às pessoas que ferimos e na seguencia liberar perdão a todos que nos magoaram e falharam conosco, desta forma quando nos arrependemos e pedimos perdão a Deus, Ele nos perdoa, fecha as brechas, nos cobre com o sangue de Cristo, nos livra do mal, neutraliza o diabo e nos abençoa com paz, alegria, crescimento e prosperidade.

Você consegue fazer isso? Então ponha a mão no coração agora e diga: “Em nome de Jesus o Cristo, eu peço perdão a Deus pelos meus pecados e libero perdão a todos que me feriram e me magoaram, rejeito agora todo espírito de vingança, todo espírito de justiça, todo espírito maligno de ressentimento, de amargura, de mágoa contra quem quer que seja. Em nome de Jesus, eu te expulso, saia da minha vida, solte a minha mente. Eu sou livre para servir a Deus com o coração puro em nome do Senhor Jesus”.

Prática: Coloque um louvor baixinho e faça um tempo de oração, peça para as pessoas pedirem perdão a Deus pelos seus pecados de forma específica e na seguencia todos devem liberar perdão a todos sem exceção, falando baixinho o nome das pessoas que elas perdoaram, inclusive para si mesmos. No final ore por todos fazendo apelo aos visitantes!

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir

Deixe um comentário