Isaías 26:3,4
Esta é uma promessa fantástica da Palavra de Deus! Ser conservado em paz significa não se desgastar interiormente diante dos problemas. Justamente nos dias em que tanto se fala sobre uma pandemia mundial que gerou crise, angustia, estresse, depressão e síndrome do pânico, encontrar um meio divino de se conservar em paz é algo por demais valioso.
Deus é um lugar de abrigo e refúgio para seus filhos. O texto sagrado o chama de uma “Rocha Eterna”. Precisamos aprender a desfrutar de sua paz, mesmo em meio à tempestade. Note, o versículo fala acerca de confiança e de uma mente firme, o que indica convicção. Esta promessa não significa deixar de ter problemas, e sim ter paz independentemente das circunstâncias à nossa volta.
Pior do que as circunstâncias difíceis do lado de fora é ter um coração perturbado do lado de dentro. Mesmo antes das circunstâncias se resolverem externamente, precisamos de nosso interior em paz. Do contrário, sequer conseguiremos lutar da forma devida.
Em Provérbios 24.10 diz: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.” Quando você se encontra em meio a lutas e adversidades, seu verdadeiro problema não é o que acontece à sua volta, e sim a maneira como você é afetado no íntimo. A instrução bíblica nunca está voltada ao aspecto exterior, e sim em como reagir interiormente.
Observe o que Jesus ensinou acerca disto: Em João 16:33 Jesus disse: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Ao falar sobre as aflições que enfrentaríamos, Jesus deixou claro qual é sua vontade; que tenhamos paz e bom ânimo nEle.
Nossa força vem da nossa fé, ela está dentro de nós! Veja o que Deus disse em Isaías 30:15: “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: na vossa conversão e descanso, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força…” (Isaías 30.15).
Aleluia! Na tranquilidade e na confiança está a nossa força. A paz de Deus em nosso íntimo é uma das maiores armas que temos contra o diabo e as circunstâncias. Acredite; a nossa força vem de um coração tranquilo pautado nas promessas de Deus, que não se abate diante dos problemas.
Problemas internos
Quando nos enchemos de medo, preocupação e receio, não só não resolvemos os problemas como acabamos criando mais um! Os temores nos ferem por dentro e refletem por fora. O apóstolo Paulo falou sobre isto num momento de grande luta pela qual passou: “Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes, em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro”. (2 Coríntios 7.5)
Ele afirmou que tanto lutava com os combates de fora como com os temores de dentro. O medo e a preocupação são aliados dos inimigos externos, pois eles minam as nossas forças e tentam nos conduzir à derrota.
Mas como podemos desfrutar da vitória plena sobra as circunstâncias contrárias? O profeta Isaías falou sobre a confiança se manifestando por meio de uma MENTE FIRME no Senhor. Outras versões usam o termo “propósito firme”, o que também reflete uma atitude interior.
Atitude interior
Deus prometeu conservar em paz somente aqueles que tomassem uma atitude em seu íntimo. Veja o que Jesus ensinou em João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Dar-nos a paz é algo que Jesus faz, mas não se atemorizar e nem deixar o coração turbar é responsabilidade nossa!
Quando dizemos aos problemas que não aceitamos nos preocupar com eles, estamos fixando nossa mente no fato de que Deus está conosco e que Ele vai interferir na situação. Então, veremos Deus fazer a parte dEle e conservar em paz aqueles cuja mente está firme nEle.
Vencendo o medo
Por 365 vezes encontramos na Bíblia a expressão “não temas”. Temos uma delas para cada dia do ano. A fé começa com uma atitude interior que refletirá nas nossas ações e palavras.
Em Hebreus 11:33,34 diz: “os quais, PELA FÉ, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, APAGARAM A FORÇA DO FOGO, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos de estrangeiros.”
O texto não diz que eles apagaram o fogo, e sim a “força do fogo”. A diferença é muito clara. A fé nunca começa resolvendo a circunstância, mas anulando seu poder sobre nosso íntimo. Em Isaías 43:1,2 diz: Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”
Sempre que a fé opera, vai nos levar a um descanso interior, que é a certeza do agir de Deus a ponto de não mais nos paralisarmos diante das adversidades. Em hebreus 4:3 diz: “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso…”
Hoje o Senhor está nos ajudando a exercitar a nossa fé para sermos conservados em plena paz, desfrutando a benção da salvação que está em Cristo nosso Redentor! Entregue a sua vida a Ele e desfrute desta paz que excede todo entendimento e que preenche todo o teu ser.
Líder faça o apelo aos visitantes e ore por todos!
Próximo domingo será a Ceia do Senhor, venha com a sua família!
Amamos a sua vida!
Apóstolos Eliezer e Zenita