Lucas 15:3-7
Ser devolvido à nossa essência é tudo que precisamos para ser o que Deus tem para nós e o que Jesus conquistou na Cruz. E isso só é possível se formos devolvidos à mente de ovelha. Está se aproximando o dia no qual a Bíblia diz que Jesus virá nos buscar. Jesus levará a Sua Igreja para o Céu, mas Ele não nos levará para o Céu de qualquer jeito. Precisamos estar limpos, cuidados, apascentados e sem ferimentos.
1. Ovelhas perdidas: Você pode imaginar a infinidade de ovelhas que estão perdidas, soltas pelo mundo, que se afastaram do seu Pastor, que adoeceram? Elas estão espalhadas pelo mundo, desistidas, outras à espera de serem socorridas. E o papel do Pastor e da Igreja é ir buscá-las.
Precisamos sair do discurso e entrar na ação, obedecendo ao comando de Jesus. Afinal, foi para isso que Ele levantou equipes, ordenando que saíssem de dois em dois (Marcos 6:7), e depois que pregassem o Evangelho a toda a criatura (Marcos 16:15).
2. Ovelhas desgarradas: Existem as ovelhas desgarradas. Quem são elas? São aquelas que um dia foram do rebanho de Jesus, submeteram-se ao pastoreio do Bom Pastor, mas não tiveram forças para vencer o mundo ou, feridas, desgarraram-se. Ou, ainda, por decepção, preferiram abandonar o rebanho.
A Igreja também tem que buscar as verdadeiras ovelhas que ainda tem temor e fé, mas que estão desgarradas. Faz parte da missão que Jesus nos confiou. Infelizmente, o que temos visto é que o número de ovelhas desgarradas tem crescido assustadoramente. Elas saem do rebanho feridas, magoadas, escandalizadas, profundamente machucadas. Mas não podemos deixá-las morrer.
3. Ovelhas fracas e doentes: As ovelhas fracas são as ovelhas que estão no rebanho, querem permanecer no rebanho, mas precisam demasiadamente do auxílio do Pastor, da ajuda de Nahal e Ahil. Elas não podem caminhar sozinhas. Nesse caso, a função das ovelhas mais fortes é ajudá-las, dar suporte. “Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.” (Rom. 15:1,2)
Por causa do corre-corre, do mundo agitado no qual vivemos, muitas vezes nem percebemos a fragilidade das ovelhas, mas esse quadro tem que mudar. A Igreja não pode desamparar aquele que quer ajuda, que quer caminhar no Reino, que quer ser ovelha do rebanho de Jesus.
4. Ovelhas quebradas: Quando uma ovelha cai em tentação e peca, ela fica quebrada, manca, sem força, e, por isso, necessita urgentemente de tratamento. Somente através do tratamento correto é possível corrigir as fraturas e as sequelas deixadas pelo pecado. “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gálatas 6:1,2)
A Igreja que não tem sabedoria, no lugar de ligar as feridas e cuidar das quebraduras, afasta-se e abandona essas ovelhas, tomando como desculpa o pecado, quando seria mais fácil tratar. A Igreja de Cristo não pode ser omissa. Se Deus nos entregou as ferramentas possíveis para restaurar os que caíram e ficaram quebrados, sejamos inteligentes emocionalmente e maduros para cumprir o nosso papel, como Corpo de Cristo.
5. Ovelhas gordas e fortes: Ezequiel 34:18-21 mostra as ovelhas gordas e fortes. Elas são ovelhas rebeldes, egoístas, que maltratam as fracas. “Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés? E quanto às minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés. Por isso o Senhor Deus assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora.”
A palavra do Senhor para as ovelhas fortes e gordas é que elas serão destruídas. “A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.” (Ezequiel 34:16). Estas ovelhas gordas e fortes fala daquelas que se alimentam do pão dado pelo pastor, do seu cuidado, mas não reproduz e ainda se rebelam contaminando as demais ovelhas, sujando a água e o alimento que eram limpos e puro.
As ovelhas gordas não desejam o crescimento do rebanho. Elas só visam seus próprios interesses. Muitos Pastores, diante das ovelhas gordas e fortes, sentem-se intimidados e deixam de pregar a verdade para não confronta-las, com medo de que se sintam incomodadas e saiam do rebanho. A verdade é que somente ministrando a verdade, podemos arrancar o tumor e tentar curar essas ovelhas. Caso contrário, se isso não acontecer, o próprio Deus as destruirá.
6. Os cordeirinhos: Em Isaías 40:11, o Senhor afirma: “Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.” Os Cordeirinhos representam as Crianças. A Igreja deve dar às crianças o carinho, o cuidado, o valor que o próprio Jesus demonstrou. (Mateus 19:13-15)
7. Ovelhas procriadoras: As ovelhas procriadoras são aquelas por quem o Pastor tem um cuidado muito especial, um zelo tremendo. O texto de Isaías 40:11 descreve o cuidado do Sumo-Pastor pelas ovelhas que geram outras ovelhas: Ele as guiará mansamente. A Igreja precisa despertar, incentivar e treinar as ovelhas a serem multiplicadoras. Não podemos ser ovelhas estéreis, precisamos procriar, gerar mais e mais ovelhas.
8. Jesus, o Bom Pastor: Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (I João 1:29). A maior conquista do nosso Mestre não foi como Líder, apesar dEle ter sido o maior Líder do Planeta. Sua maior conquista foi como Ovelha muda, indo para o matadouro por amor a nós, ovelhas do Seu aprisco. Por isso, Salmos 100:3 diz: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos seu povo e ovelhas do seu pastoreio.”
Que possamos entender que somos a Geração Ovelha. Dentro da chamada que nos foi confiada, façamos o nosso melhor. Se você é um Pastor, um líder que cuida de vidas, use a vara e o cajado na medida certa, pois ambos geram apascentamento com cuidado e maturidade.
Se você é Nahal, seja a Ovelha Guia da confiança do seu Pastor, usufruindo a proximidade que vocês têm e cumprindo a sua missão. Diante dos ataques do inimigo que só você vê, avise o Pastor e impeça que o rebanho seja dizimado.
Se você é Ahil, contribua com Nahal, submeta-se aos cuidados da Ovelha Guia e seja um líder de êxito, cumprindo a missão de cuidar, dar atenção e socorrer as ovelhas doentes.
Se você é Tzon, aja como ovelha, pense como ovelha, sinta como ovelha e seja, em tudo, a melhor ovelha que você pode ser.
Deus abençoe poderosamente a geração ovelha mais linda da Igreja Apostólica Corpo de Cristo!
Amamos vocês.
Apóstolos Eliezer e Zenita
* Nota: Estudo retirado do livro GERAÇÃO OVELHA do Ap. Renê Terra Nova