Mateus 14:22-33
Lendo esta história bíblica surge uma pergunta: Será que teríamos coragem de sair do barco no meio de uma tempestade e andar sobre as águas, como Pedro fez firmado na palavra de Jesus? Foi Jesus quem disse: Vem Pedro! Parece fácil, mas Pedro precisou exercer fé para ativar sua coragem. Mas Jesus disse, homem de pequena fé. Olha o que uma pequena fé pode fazer!
Entre todas as histórias bíblicas, andar sobre as águas é uma das mais marcantes. Aqui em Mateus lemos sobre Jesus andando sobre o mar, desafiando as leis da física e mostrando seu poder operando através da fé. Essa história pode ensinar muitas lições para nossas vidas, como a importância de confiar em Deus em meio às tempestades e seguir nossos passos firmados na Palavra de Cristo, mesmo quando tudo parece impossível.
Esta história começa quando Jesus envia seus discípulos para atravessar o mar da Galileia enquanto Ele vai orar sozinho. Durante a noite, uma tempestade violenta começa a sacudir o barco e os discípulos começam a ter medo. Mas, no meio da tempestade, Jesus aparece caminhando sobre as águas em direção ao barco. Quando os discípulos o veem, Pedro pede para ir ao encontro de Jesus e Ele diz vem, e Pedro começa a andar sobre as águas também. Porém, quando ele tira os olhos de Jesus e olha para a tempestade, a dúvida entra em seu coração e ele começa a afundar. Jesus o segura e diz: “Homem de pequena fé, por que você duvidaste?”
A dúvida é a ladra da benção, a dúvida rouba nossas futuras conquistas e aborta os nossos sonhos. A dúvida nos faz vacilar na fidelidade a Deus e na nossa missão como discípulos de Cristo no reino de Deus. A dúvida gera pensamentos e estes desenvolvem palavras de murmuração, a dúvida na Palavra de Deus e nas suas promessas coloca o caráter de Deus a prova e credibiliza as mentiras do diabo. A dúvida nos afasta de Deus e das Suas bençãos relacionadas a nossa filiação em Cristo Jesus nosso Senhor!
Por outro lado, a fé consolida a benção, traz a existência daquilo que não existe como se já existisse, a fé sedimenta nossas futuras conquistas e traz a luz aos nossos sonhos. A fé nos leva para a rota da fidelidade, lealdade e ousadia para vivermos a missão que nos foi dada pelo Senhor Jesus de ganhar e fazer destas vidas ganhas, discípulos frutíferos, multiplicadores e prósperos. A fé gera pensamentos positivos, alegres e firmes que redundam em palavras e ações de gratidão, contentamento e amor, a fé nos aproxima de Deus, pois denuncia que Ele é verdadeiro em tudo o que falou e prometeu.
Essa história também nos ensina que, mesmo em meio às tempestades da vida, podemos confiar em Deus. Ele é o único que pode nos sustentar e nos manter firmes em meio às dificuldades. Quando Pedro começou a afundar, ele chamou por Jesus e Ele o salvou. Isso nos mostra que, mesmo quando estamos fracos e temos medo, podemos chamar por Jesus e Ele estará lá para nos salvar.
Outra lição importante que podemos aprender é a importância de manter nossos olhos fixos em Jesus. Quando Pedro começou a olhar para a tempestade ao seu redor, ele começou a duvidar e a afundar. Isso nos mostra que, quando tiramos nossos olhos de Jesus e olhamos para as circunstâncias, podemos perder a fé e a confiança. Por isso, é fundamental manter nossos olhos fixos em Jesus, lembrando sempre das suas promessas, do seu poder e amor por nós.
Finalmente, a história de Pedro andando sobre as águas também nos mostra que, mesmo quando fracassamos, podemos encontrar a graça de Deus. Pedro começou a afundar porque duvidou, mas Jesus o salvou e o ajudou a voltar ao barco. Isso nos ensina que, mesmo quando falhamos, podemos encontrar a graça e o perdão de Deus, e Ele nos ajudará a superar nossas dificuldades.
Em resumo, a história de Pedro andando sobre as águas é um exemplo poderoso de como podemos confiar em Deus em meio às tempestades da vida, manter nossos olhos fixos em Jesus e encontrar a graça de Deus mesmo quando falhamos. Que essa história nos inspire a seguir a Jesus em todas as circunstâncias, confiando sempre na sua Palavra, seu amor e poder, sabendo que nEle temos a vida eterna que começa aqui na terra e continuará no Céu.
O primeiro passo para uma pessoa viver a benção da salvação, é recebendo a Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal através de uma oração que é fruto da fé nEle. Segundo passo, se integrando no Reino de Deus pela igreja para crescer na fé e comunhão com Deus e com os irmãos, servindo ao Senhor com todo o coração. Amém!
Líder: Faça apelo aos visitantes e ore por todos. Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação.
Oração Final: ore pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…
Avisos: Dia 27, último domingo do mês será eleição, neste o culto será a noite, as 18:00 horas, facilitando assim a votação durante o dia para que todos venham no culto à noite.
Atenção: Dia 03 de novembro será o nosso Fruto Fiel, se organizem, comprem as camisetas da cor da sua geração e vamos celebrar a Deus, vamos festejar. Neste o culto também será a noite, as 18:00 horas, para facilitar a organização das gerações. Participe!
DICAS PARA OS LÍDERES
- Líderes que oram, consolidam, discipulam e visitam, abalam o inferno e o enfraquece. Aprendam a suportar as pressões que vem! Não se deixem intimidar pelo inimigo.
- Se você estiver entusiasmado, sua célula avançará. Motivação é contagiante. Líderes entusiasmados com o Senhor geram gerações com células fortes, líderes desmotivados mata toda a sua equipe no seu papel.
- Ore individualmente pelos discípulos e visitantes de sua célula. Lembre-se; vocês são facilitadores! Faça um possível para que todos em sua célula participem.
- Líderes que formam outros líderes multiplicam mais rápidos com mais facilidade. Se esforce para formar seu Timóteo e novos líderes para futuras multiplicações.
- Comunique a visão semanalmente para fortalecer o foco em que caminhamos. Fale da missão de ganhar, consolidar, discipular e enviar com entusiasmo, faça os corações ferverem em relação aos cultos, encontros com Deus, Escola de líderes e o fruto Fiel.
Amamos a sua vida!
Ap. Eliezer e Zenita