Filipenses 4:13
Superar adversidades é algo muito presente em nossas vidas, e como cristãos, precisamos compreender que, apesar das dificuldades, Deus está conosco em todos os momentos e é capaz de nos ajudar a superar qualquer obstáculo.
Obstáculos nos move para lutar, desafios promove batalha que será sustentada pela fé, oração e perseverança. Deus usa as adversidades com a finalidade de gerar em nós caráter correto, maturidade e mudança. Se alguém está pronto para a mudança, está pronto para o crescimento. Conviver com outras pessoas em um mundo pautado no mal e contaminado pelo pecado, nos adestra e nos lapida para vencer qualquer desafio nos capacitando com sabedoria, e fazendo de nós flexas polidas.
Essa mentalidade muda a maneira como enxergamos os problemas. Quando pensamos de acordo com ela, somos movidos a inovar, a raciocinar e buscar respostas para a solução de um problema. Problemas não são coisas a temer, mas oportunidades a abraçar. Muitas grandes inovações são soluções para um problema que as pessoas nem sabiam que tinham.
Se tiver um problema em sua casa, aqui na célula, em seu ministério e no seu trabalho; pense nestes problemas como uma oportunidade para buscar melhorias, inovação, ideias novas, crescimento e mudanças. Problema nos ajuda a sair do comodismo, ativando o nosso potencial para inovar e vencer todos os desafios que a vida neste mundo nos impõe.
Se você não tem algo que acha que precisa, talvez seja porque Deus quer que você veja algo que nunca viu. Os que têm unção, o fluir do Espírito Santo, o fervor, o mover ardente para viver com proposito, reconhecem que Deus proporciona oportunidades para o nosso crescimento. Isso não é encontrado nas coisas que o olho pode ver.
Deus lhe deu tudo que você precisa para realizar tudo o que Ele espera que você realize. Se acreditar que não pode, não pode. Se acreditar que pode encontrar uma maneira, com certeza vai achá-la. Se achar que não tem o que precisa para fazer o que precisa ser feito, não o fará, mesmo que tenha o que precisa. Ter mais sem maturidade e equilíbrio nem sempre é melhor, pode ser pior. Por quê? Mais pessoas em uma equipe sem estarem tratadas podem retardar as coisas. Mais tempo sem um propósito definido e sem foco, pode nos tornar preguiçosos. Mais dinheiro sem sabedoria pode nos levar à prática de comprar soluções em vez de criá-las.
A paixão gera motivação, o que leva à inovação. Você não arrumaria 100 mil reais em poucos dias a menos que tivesse uma grande razão para fazê-lo. Se houvesse uma razão real e urgente, você encontraria uma maneira; Muitas vezes, os problemas são oportunidades disfarçadas para nos adestrar. As limitações quase sempre revelam oportunidades para nos mover para coisas novas. Nos ajudam a ver coisas que, de outra forma, poderíamos deixar passar.
Um dos exemplos mais conhecidos de superação na Bíblia é o de José. Ele enfrentou muitas adversidades ao longo de sua vida, desde a inveja de seus irmãos até a prisão injusta, mas em todos esses momentos, ele se manteve fiel a Deus e, no final, foi recompensado com a posição de governador do Egito. Ele jamais teria conseguido tal proeza sem ter passado por todo este processo, sendo desta forma aprovado por Deus na sua perseverança, fidelidade e fé.
Em Gênesis 50:20, José diz a seus irmãos: “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o transformou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida”. Aqui, vemos que, apesar das circunstâncias difíceis, Deus tinha um propósito maior para a vida de José e usou as adversidades para prepará-lo para a posição que ocuparia.
Outro exemplo bíblico de superação de adversidades é o de Jó. Ele perdeu tudo o que tinha, desde sua família até suas riquezas, e ainda assim manteve sua fé em Deus. Em Jó 42:10, vemos que “o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando este (ainda doente) orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo o que dantes possuía”. Aqui, vemos que a perseverança de Jó em meio às adversidades foi recompensada por Deus.
Em Filipenses 4:13, o Apóstolo Paulo escreve: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece“. Esse versículo nos lembra que, como cristãos, terremos adversidades, mas não precisamos enfrentá-las sozinhos, pois Deus está conosco e nos fortalece para enfrentar qualquer desafio.
Em Romanos 8:28, lemos: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito“. Esse versículo nos lembra que, apesar das adversidades, Deus tem um propósito maior em nossas vidas e usa todas as coisas para nos amoldar e nos preparar para o que está por vir.
Por fim, em 2 Coríntios 4:17-18, o Apóstolo Paulo escreve: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas“. Esse texto nos lembra que as adversidades que enfrentamos nesta vida são temporárias e que, no final, seremos recompensados com uma glória eterna que ultrapassa qualquer dificuldade que enfrentamos aqui.
Em resumo, como cristãos, podemos superar as adversidades ao lembrar que Deus está conosco, tem um propósito maior para nossas vidas e nos fortalece para enfrentar e vencer qualquer desafio.
Líder: Faça apelo aos visitantes e ore por todos. Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação.
Oração Final: ore pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…
Atenção: Próximo domingo será o nosso Fruto Fiel, se organizem, comprem as camisetas da cor da sua geração e bandeiras; vamos celebrar a Deus, vamos festejar. ESTE CULTO SERÁ A NOITE, AS 18:00 HORAS, para facilitar a organização das gerações. PARTICIPE!!!
Amamos esta célula e cada vida que esta aqui!
Apóstolos Eliezer e Zenita