Romanos 10:9,10 diz: “Se com a tua boca confessar que Jesus é o Senhor e crer no coração que Deus o ressuscitou dentro os mortos, será salvo”. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa para a salvação.
Verdade central: Confessar o Senhorio de Jesus Cristo é o próprio âmago do Evangelho. Poucos cristãos se dão conta da importância que a confissão ocupa no plano divino das coisas. Assim também é fundamental reconhecer e confessar pecados, falhas e fraquezas pedindo perdão a Deus e buscar mudanças. Também é importante confessar a nossa fé, esperança e promessas bíblicas, pois isso iguala a profetizar.
Confessar significa “reconhecer ou admitir para declarar fé em“. Confessar, segundo os dicionários, significa fazer confissão das nossas falhas, mas também fazer confissão da nossa fé, da nossa esperança.
A Confissão do Pecador
Jesus disse em João 16:7-11: Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
Note que as palavras de Jesus: Do pecado, porque não crêem em mim. Jesus nos mostra que o pecador será convicto pelo Espírito Santo de um serio pecado, que é este: Porque não crêem em mim. A confissão principal que todo pecador precisa fazer, é a do Senhorio de Jesus. Pois não adianta se arrepender de outros pecados e pedir perdão se antes não confessar a fé em Jesus.
Não crer em Jesus para recebe-lo como Senhor e Salvador, é pecado que no julgamento final, não terá perdão, isto é, quem ouviu acerca do evangelho de Cristo, sobre sua morte e ressurreição e o rejeitou, terá pecado para morte e não terá perdão, mas quem morreu sem ter ouvido o evangelho e sem ter tido a oportunidade de crer e receber, poderá ser inocentado no julgamento final e ser livre da condenação eterna.
Em Atos 19.18,19 lemos: muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos… (Como no Encontro com Deus).
Ali eles não estavam confessando essas coisas a fim de serem salvos, pois já eram salvos, pois tinham crido e confessado a fé deles em Jesus. Abandonaram a magia, o ocultismo e outros pecados porque agora eram salvos, ali eles estavam queimando numa fogueiras os argumentos contrários a fé em Jesus que davam legalidades para o maligno agir. Lembre-se, Cristianismo é mudança de vida.
Muitas vezes, as pessoas colocam a carroça adiante do boi. Dizem para as pessoas: “Você vai Ter que largar de fazer isso, e você vai Ter que abrir mão daquilo antes de poder ser salvo ou para ser salvo.” Mas o assunto principal do evangelho é: Creiam em Jesus como Senhor para serem salvos. Essas outras coisas cuidarão de si mesmas.
Existem pecados, vícios e outras coisas ruins que as pessoas por si mesmas não conseguem largar, mas quando confessam Jesus e recebem o Espírito Santo, são libertas e assim elas conseguem vencer com a ajuda do Senhor.
Depois que uma pessoa crê e confessa a fé em Jesus, o Espírito Santo através da Palavra de Deus ministrada nos cultos, nas células, discipulado etc., vai convencendo, transformando e libertando esta pessoa, se ela estiver presa pela idolatria ou outra cadeia espiritual, o Espírito Santo vai convencer e libertar sem constranger ou forçar.
Outra coisa importante: Não preciso me sentir salvo para estar salvo, só preciso crer, confessar e receber. Se a Palavra de Deus está dizendo que quem confessar a Jesus como “Senhor” (dono), será salvo, estão está salvo, agora é perseverar e deixar o Espírito Santo completar a boa obra. Neste caso é preciso servi-lo obedecendo a Sua Palavra, se alimentando dEle e assim frutificando para a vida eterna.
Lembre-se, crer significa seguir, servir, frutificar no Reino de Deus através da igreja, para isso é fundamental congregar, se integrar e perseverar até a volta de Jesus.
A Confissão em Público
Mateus 10:32,33 Jesus disse: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus”.
Note nesse versículos que Jesus declara que nossa confissão deve ser pública. Essa confissão pública é, na realidade, um rompimento com o mundo. Define nossa posição. Demonstra que passamos a ter um Senhor diferente. A confissão que Jesus é nosso Senhor nos coloca imediatamente debaixo da sua supervisão, cuidado e proteção. Antes disso, Satanás era nosso senhor, mas agora Jesus é o nosso único Senhor.
A nossa confissão de fé é consolidada pela prática da vida cristã. Dessa maneira o diabo saberá que você agora é do Senhor Jesus, é assim que vencemos seus domínios sobre nós e temos a vitória em Jesus.
Textos para memorizar e nunca esquecer: Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação (Rm. 10:10).
A lição em ação para nós hoje: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes ( Tg.1:22).
Atenção Líder: Fazer o apelo para que os visitantes recebam o perdão e a salvação que há em Jesus.
Orar para que Deus levante em sua célula, líderes que possam multiplicá-la em 2025.
Deus os abençoe com uma célula ungida e frutífera.
Amamos vocês!
Apóstolos Eliezer e Zenita