Verdades eternas que mudam as nossas vidas – Parte II

 

Lucas 15:11-32; Jeremias 6:16,17
 
Estamos continuando de onde paramos na semana passada e vamos rever alguns pontos antes de continuarmos. Aprendemos que nossas decisões definem futuro. Quem aplica o que aprendeu demonstra que o terreno do coração é fértil, que a semente foi aceita e germinou. Esta pessoa demonstrou que o tratamento de Deus teve sucesso, por isso o deserto foi encurtado, a dor  acrescentou valor e que a herança está garantida. Por isso é fundamental ouvirmos e praticarmos a Palavra de Deus.
 
Vimos que as nossas decisões determinam as nossas circunstâncias. Nossa vida não muda a menos que entendamos que criamos as nossas circunstâncias. Somos responsáveis pelas consequências de nossas ações. Essas verdades são princípios Bíblicos que uma vez vividas trazem sucesso.
 
Vimos que Existem muitos tipos de relacionamentos perigosos e as pessoas mais perigosas são aquelas que nos levam a perder o temor e amor a Deus. Precisamos valorizar a nossa salvação, o amor de Deus na nossa vida, a nossa família, os nossos pais e filhos, a nossa vida espiritual, a nossa igreja e célula onde estamos integrados e também o nosso discípulo e líder.
 
O ensino traz o conhecimento e isso não tem preço, pois o conhecimento nos leva a viver uma vida equilibrada e saudável em todos os aspectos. Você nunca mudará o que você é até perceber quem poderia ser. O conhecimento em Deus e Sua palavra vai te levar para níveis mais altos de revelação, e, sua verdadeira identidade será fixada em teu coração.
 
Veja sobre o princípio da Identidade, ou você tem segundo o que Deus estabeleceu e é mais que vencedor, ou você é aquilo que o diabo falou e você acreditou. Não tem escolha, todos temos identidade, aquele que não tem, não existe. Neste caso são pessoas que não mudam geografias ou que não fazem diferença na terra, não são conhecidas no reino espiritual.
Preste atenção nisto! O que você vê determina o que você sente. O que você sente determina o que você faz, e, o que você faz determina o que você é. Comece a ver o que Deus planejou que você fosse, e você terá fé para entrar na realidade de Deus pra você.
Neste texto que lemos acima, o jovem pródigo estava ali sentado junto aos porcos pensando que ele poderia estar numa posição melhor se ele pelo menos pudesse ser um empregado de seu pai. Ali ele começou a ver o que ele poderia ser. Ele não viu tudo claramente porque a sua mente comercial lhe permitia ver apenas uma parte do que ele poderia ser. Mas aquela pequena luz foi suficiente para levá-lo a sair da sua posição de miséria e avançar para o seu verdadeiro destino.
Você ficará dando voltas intermináveis na sua vida a não ser que você perceba aquilo que pode vir a ser em Deus. Mude o seu foco e cresça, progrida, frutifique, multiplique e governe.
 
Veja estes princípios:
 
1.     Você será lembrado pelos problemas que você resolveu ou pelos problemas que você criou. Nós decidimos como queremos ser lembrados no futuro. Aqueles que resolvem problemas deixarão saudade, mas aqueles que são problema vão sem fazer falta alguma. Misericórdia!
O jovem tornou-se célebre pelos problemas que ele causou ao seu pai. Além do prejuízo financeiro e das noites em claro, podemos imaginar a angústia e a saudade daquele homem preocupado com o filho.
Você decide como quer ser lembrado ou mesmo se quer ser lembrado. Se desejar ser lembrado mude a sua postura. Em vez de ser um problema, torne-se um resolvedor de problemas, torne um apascentador. Faça parte da solução e não do problema.
 
2.      Deus nunca vai consultar o seu passado se você se arrepender e mudar de postura, é na suas decisões que Deus vai determinar o seu futuro.  O pai não determinou o futuro do jovem com base nas suas decisões passadas, nem com base nos seus erros e orgias com os amigos, nem por ter perdido o dinheiro da família, pois aquele jovem já estava vivendo as conseguências e aquele presente era futuro do passado, mas o pai agora determinou com base em sua nova postura e decisão e o futuro daquele jovem estava mudando.
Não fique preso ao seu passado como se o projeto de Deus para a sua vida estivesse condicionado a ele. Se arrependa e jogue fora a culpa e creia no completo perdão do Pai. Imagine se o filho pródigo rejeitasse a festa dizendo-se imerecedor. Aquilo feriria o coração do pai muito mais. Muitos pródigos têm rejeitado a festa do pai porque não conseguem esquecer o passado, não mudam para estabelecer um novo futuro.
 
O amor do pai é absolutamente constrangedor. Alguns certamente se sentiriam mais confortáveis em casa se o pai lhe desse uma tremenda surra no regresso, mas não, quando nos arrependemos Deus nos recebe e revela o seu amor. As conseguências vão sendo amenizadas e um novo destino é estabelecido e o futuro de êxito é garantido. Deus é bom demais!
 
3.   O principal ponto de entrada de Satanás em sua vida é sempre através de alguém próximo à você. É interessante que o ponto de ataque de Satanás foi justamente o irmão do filho pródigo. O inimigo sempre vai tentar nos atingir a partir de alguém próximo a nós. Esteja atento aos seus pais e irmãos naturais, amigos e colegas, pois o diabo tentará atingi-lo principalmente através deles. Não é isso que aprendemos no pós Encontro? Não fique decepcionado se eles não entenderem sua experiência com Deus e até passarem a persegui-lo ou a rejeitá-lo por causa disso.
 
4.     Vá aonde você é celebrado em vez de ir onde é tolerado. O jovem fez a escolha certa: ele foi para a casa do pai onde sua presença foi celebrada e não em outro lugar onde sua presença seria apenas tolerada. O nosso lugar é onde somos celebrados. Vá para a igreja onde você é aceito e amado incondicionalmente e não para a turma onde você precisa ter dinheiro ou o carro do ano. Venha para a célula onde eles festejam o seu aniversário, e não para onde eles se lembram com dificuldade do seu nome. Vá para a Casa de Deus, para a sua família espiritual, para a IACC onde você pode ser você mesmo e fuja daqueles lugares onde a sua espontaneidade se vai, e você tem de usar máscaras para ser aceito.
 
5.     A bênção não é para quem merece, mas para quem confia na graça de Deus. Quando chegou em casa, o jovem disse que não se sentia digno de ser chamado filho, mas se contentaria em ser apenas um empregado. Mas o pai lhe dá uma grande demonstração de amor e aceitação. Quando o filho pediu a herança antes de o pai morrer, ele estava desejando a morte do pai. É difícil imaginar um pecado maior que esse. Mas quando pai o avistou vindo ao longe, diz a Palavra de Deus que ele saiu correndo para encontrar o filho mostrando o seu amor gracioso.
Para muitos de nós é difícil imaginar que Deus possa estar alegre conosco e celebrar esta comunhão. Mas é exatamente isso que a Palavra de Deus afirma em Sofonias 3:17: “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te -á no seu amor, regozijar-se -á em ti com júbilo. O filho queria trabalhar, mas o pai o convidou para uma festa e é exatamente o que Deus tem pra você, Ele te ama com amor esterno e incondicional.  Continua…
Compartilhar: O que Deus falou com você hoje nesta ministração? Quais verdades e princípios Bíblicos precisam ser aplicados na sua vida? Você já entregou a sua vida ao Senhor Jesus? Vamos orar?
 
No amor de Cristo
 

Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira

Imprimir