O segredo das pessoas de sucesso – Parte final

I Cor. 9:22-27

Hoje continuaremos o assunto da semana passada que foca estratégias de crescimento. Estamos falando do sucesso na vida pessoal, ministerial e profissional e quando terminar os doze dias proféticos  na igreja, estaremos falando dos hábitos ou passos fundamentais para colocarmos em prática em 2011. Pois estes nos levarão ao êxito.  
 
Segundo Walt Disney, você erra 100% dos chutes que não dá. Portanto, ficar esperando já é certeza de errar e ao entrar em ação, você corre um grande risco de acertar.
 
Não existem resultados concretos sem ação, sem sair da zona de conforto.
 
Pense nisso: Disciplina, Poder Pessoal e Ação.
 
Fazendo uma avaliação pessoal, ministerial, profissional e financeiro
Primeiro: falando nestas três áreas:
 
Pessoal: vida sentimental como compromisso, casamento, família…
Ministerial: célula, escola de líderes, discipulado, rede, cultos…
Profissional: fazer o que gosta, é criterioso, ético, fiel, se atualiza…
Financeiro: faz planejamento de gastos, pense agora e responda: você é disciplinado, sabe se relacionar sem ser complicado e você é uma pessoa de ação, pró ativa?
 
Segundo: Verifique onde está pecando, onde está errando ou deixando de fazer o que está faltando, coloque energia ali, e muito sucesso em sua vida!!
 
Outra característica da igreja na visão celular é que caminha por metas de crescimento.

Definição: Os elementos de uma meta são:

Um objetivo específico. Clareza sobre o que se pretende. Que cada líder saiba aonde quer chegar, qual é o caminho a seguir.

Um tempo específico. Um objetivo específico sem um tempo para ser alcançado, não constitui nenhuma meta. É necessário estabelecer o tempo quando se pretende alcançar o objetivo.

Uma pesquisa entre igrejas celulares demonstrou que é muito mais provável que os líderes que possuem uma data estabelecida para multiplicar suas células alcancem tais metas, do que aqueles que não possuem uma meta fixa.

É bem verdade que a obra de Deus depende da sua vontade soberana, e isso implica que Ele deseja a salvação das pessoas que estão perdidas no pecado. Quanto maior a multiplicação celular, maior o número de perdidos alcançados.

Podemos ter certeza que é da vontade de Deus que as células se multipliquem, mas é necessário estabelecer uma data para essa multiplicação.

Falando sobre esse tema o Dr. David Yonggi Cho da Coréia do Sul escreve: “Muitos me criticam por dar metas ao meu povo e esperar que elas sejam atingidas. Mas, se não lhes dou uma meta, não existe nenhum propósito para continuar com a célula”.

Em outra ocasião também afirma: “Muitas igrejas estão falhando em seu sistema celular porque seus líderes não dão a seus membros uma meta clara e nem fazem menção constante dela. Se não há uma meta, esta reunião serve apenas para compartilhar e com o tempo ira um clube”.

As metas são estabelecidas de acordo com as condições de cada igreja. Não existe uma norma rígida. Cada Pastor deve ser criativo na aplicação do princípio de estabelecer metas de crescimento, sem porém, deixar de estabelecer tempo.

Cada meta é um desafio para um tempo específico. Mas, muitas pessoas temem estabelecer metas. É importante evitar o idealismo com relação a metas. É fácil cair no extremismo de pela fé deixar tudo com Deus. Porém, se as metas estabelecidas são razoáveis e, por outro lado alcançáveis, somente resta estabelecer as prioridades e aplicar as habilidades necessárias para ir avançando progressivamente até o seu cumprimento.

Uma vez estabelecida a meta, o líder deve trabalhar com os membros de sua célula para alcançá-las dentro do tempo estabelecido. Deve delegar responsabilidades específicas para cada pessoa e o tempo para alcançá-las. Deve também revisar periodicamente se os membros de sua célula estão verdadeiramente trabalhando em suas tarefas.

Uma pesquisa mostra que os líderes que semanalmente animam seus membros a trazer novos convidados para a célula, duplicam a capacidade de multiplicação da mesma, em contraste com os líderes que mencionam o tema de vez em quando ou nenhuma vez. As metas são alcançadas por uma insistência permanente de que o objetivo da célula é a multiplicação.

Geralmente o ritmo de crescimento de uma igreja pequena é muito maior que de uma igreja numerosa. Também é verdade que o ritmo de crescimento de uma igreja que faz uma transição adequada ao modelo celular, é mais alto que o de uma igreja que nasce debaixo do sistema celular. Essas considerações devem ser levadas em conta na hora de estabelecer as metas.

Uma vez estabelecidas as metas, estas devem ser anunciadas como um desafio que a igreja alcançará vitoriosamente. A meta escrita em letras grandes, deve ser colocada em um lugar visível para ser um lembrete permanente para a igreja de que existe uma meta a ser alcançada. Quanto mais específico for o alvo, mais empenho o Pastor está pondo no trabalho celular.

Algumas igrejas celulares costumam por suas metas por escrito diante da igreja, junto ao púlpito; reforçando assim visivelmente a meta que se pretende alcançar. Uma meta é um objetivo específico que se pretende alcançar em um tempo específico.
   

Obviamente, uma meta escrita não é suficiente. O Pastor deve fazer menção da meta sempre que seja pertinente. Deve guiar a igreja em oração para alcançar a meta. Deve impregnar na igreja de tal maneira a meta proposta, até que se convença de que cada membro faça da meta a sua visão pessoal e ponha empenho necessário para alcançá-la.
 
Todos os dias, no templo e de casa em casa, ensinavam e proclamavam Jesus (At 5.42).
 
Uma igreja em células é a maneira mais prática de viver assim como viviam os primeiros cristãos. Assim como o nosso corpo é composto de milhares de células, a igreja que é um corpo é formada de incontáveis células que são os cristãos.
 
Na igreja local, uma célula é um grupo de quatro a quinze pessoas que se reúne para experimentar o amor de Deus na comunhão com os irmãos, procurando sempre alcançar outras pessoas para Cristo. As células são parte de um todo que é a igreja, elas não estão isoladas, independentes, mas interdependentes. As células se reúnem em vários locais do bairro e da cidade, mas se encontram para adorar e celebrar ao Senhor Jesus Cristo.
 
Todos os crentes são pastoreados nas células de modo efetivo. Assim, mesmo que a igreja tenha milhares de discípulos, todos são assistidos pelos líderes das células, seus auxiliares e demais membros. A pessoa não fica isolada e nem sem acompanhamento, pois todos se tornam discípulos.
 

Deus te abençoe

 

Pastor Eliezer

Imprimir