Salmos 139:1ao18 e 23,24
A semana passada aprendemos na Palavra que tudo começa e termina com Deus, Ele é a resposta para nossos anseios e carências e que há um propósito eterno para nossa vida. Deus é a explicação da nossa existência, fomos planejados e criados por Ele. O propósito de sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. Descobrimos que sem Deus a vida não faz sentido.
Seu nascimento não foi um erro nem um infortúnio, e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez. Deus não ficou nem um pouco surpreso com seu nascimento. Aliás, Ele o aguardava. Você não está respirando neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coincidência. Você está vivo porque Deus quis criá-lo! A Bíblia diz: O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo Salmos 139:8.
Deus determinou cada pequeno detalhe de nosso corpo. Deliberadamente escolheu sua raça, a cor de sua pele, seu cabelo e todas as outras características. Ele fez seu corpo sob medida, exatamente do jeito que queria. Também determinou os talentos naturais que você possuiria e a singularidade de sua personalidade. A Bíblia diz: Tu [Deus] me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo; conheces exatamente como fui formado, parte por parte, como fui esculpido e vim a existir Salmos 139:15.
Uma vez que Deus o fez por um motivo, também decidiu o momento de seu nascimento e seu tempo de vida. Planejou os dias de sua vida antecipadamente, escolhendo o momento exato de seu nascimento e de sua morte. A Bíblia diz: Antes mesmo de o meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro. – Salmos. 139:16
Sua raça e nacionalidade não são acidentais; Deus não deixou nenhum detalhe ao acaso. Ele planejou isso tudo para o propósito dEle. A Bíblia diz: De um só fez ele todos os povos …tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar – Atos 17:26. Se você quiser, nada impedirá o propósito de Deus na sua vida. As circunstâncias contrárias, os imprevistos, os acidentes, etc., nada disso impedirá Deus de te abençoar, Ele usa o mal, quando este acontece para fazer um milagre.
E o mais incrível: Deus decidiu como você nasceria. Independentemente das circunstâncias de seu nascimento e de quem são seus pais, Deus tinha um plano ao criá-lo. Não importa se seus pais foram bons, ruins ou indiferentes. Embora existam pais ilegítimos, não há filhos ilegítimos. Muitos filhos não foram planejados pelos pais, mas não são um imprevisto para Deus. Existem pessoas que nascem sem a cerca de proteção do lar, sendo afetados na sua alma, mas Deus não é pego de surpresa, Ele sempre transforma uma situação ruim em benção, em Jesus somos salvos e curados na nossa alma.
O propósito de Deus levou em conta o erro humano e até mesmo o pecado. Isso não significa que Deus cause ou desconsidere o pecado, mas que é capaz de redimir qualquer situação e de usá-la para seus bons desígnios.
Portanto, independentemente das circunstâncias de seu nascimento, você pode comemorar o fato de que Deus o criou para que fosse exatamente como é. Satanás tem tentado perverter a criação de Deus através do pecado, mas quando conhecemos a verdade, somos libertos. O Senhor nunca faz nada por acaso e ele nunca comete erros. Ele tem um motivo para tudo o que criou.
Todas as plantas e animais foram planejados por Deus, e cada pessoa foi idealizada com um propósito. O motivo de Deus tê-lo criado foi o amor. A Bíblia diz: Muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus já nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco de seu amor – Efésios 1:4,5.
Deus já pensava em você antes de formar o mundo. Na verdade, você foi o motivo de Deus ter criado o mundo! Deus projetou o meio ambiente deste planeta para que pudéssemos viver nele. Nós somos o objeto de seu amor e o elemento mais valioso de toda a sua criação. A Bíblia diz: Por sua decisão Ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de tudo o que Ele criou. Tiago 1;18. Eis quanto Deus o ama e valoriza!
Deus não age de forma aleatória; Ele planejou tudo de modo extremamente preciso. Quanto mais os físicos, os biólogos e outros cientistas aprendem sobre o universo, mais compreendemos quanto ele é adequado a nossa existência: feito sob medida com as exatas especificações que tornam a vida humana possível.
O dr. Michael Denton, experiente pesquisador da genética humana da Universidade de Otago, Nova Zelândia, concluiu: "Todas as evidências disponíveis nas ciências biológicas apóiam a teoria básica de que o Universo como um todo foi especialmente criado tendo a vida e a humanidade como principal objetivo e propósito. A Bíblia disse a mesma coisa milhares de anos atrás: Ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada – Isaias 45:18.
Por que Deus fez tudo isso? Por que enfrentou todo o incômodo de criar um Universo para nós? Porque Ele é um Deus de amor. Esse tipo de amor é difícil de compreender, mas é essencialmente confiável. Você foi criado para ser alvo especial do amor de Deus! – 1 João 3:2. Deus o fez para amá-lo. Essa é uma verdade sobre a qual precisa edificar sua vida. A bíblia diz em Romanos 5:8 que Deus provou o Seu amor por nós pelo fato de Jesus Cristo ter morrido em nosso favor, Ele o fez para que tivéssemos acesso à presença do Pai. Em João 3:16 diz que Deus nos amou tanto que deu o seu filho unigênito para que todo o que nEle crer não pereça, mas receba a vida eterna. Deus quer te levar para perto dEle na eternidade, Ele quer te salvar!
A Bíblia diz que Deus é amor – I João 4:8. Ela não diz que Deus tem amor, mas sim que Ele é amor! Amor é a essência do caráter de Deus. Ele é perfeito e completo, auto suficiente, por isso, não precisava criá-lo. Deus não estava só, mas quis fazê-lo para expressar seu amor. Deus diz: Vocês, a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento. Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e os levarei; eu os sustentarei e os salvarei – Isaias 46:3,4.
Se não houvesse um Deus criador, verdadeiro, santo e imutável, seríamos todos "acidentes", o resultado de um fato extraordinariamente aleatório no Universo. Você poderia parar com tudo que você está fazendo ou buscando, pois a vida não teria nenhum propósito, significado ou importância. Não haveria certo e errado, bem e mal e nenhuma esperança além de viver aqui na terra, uma vida que mesmo que seja de muitos anos, ela passa rápido.
A vida teria uma existência insignificante e a morte seria o fim de tudo. Mas há um Deus que o fez por uma razão, e sua vida tem um profundo significado! Descobrimos esse significado e propósito somente quando tornamos Deus o ponto de referência para nossa vida. Romanos 12.3 nos mostram que não devemos nos sentir maior ou menor que ninguém, mas devemos pensar e ter um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus nos concedeu; isso mostra que a única forma precisa de compreendermos a nós mesmos é pelo que Deus é e pelo que Ele faz por nós.
Um tema para reflexão: Você não é um acidente! Deus ama muito você! Creia, Deus tem um propósito na sua vida!
Perguntas para meditar e compartilhar:
1. Que acontecimentos ou experiências em sua vida "sinalizaram" ou sugeriram que você nasceu para um determinado propósito? Isto é, você tem desejo de fazer algo para mudar a vidas das pessoas, para alcançar vidas para o Senhor, ou em prol do reino de Deus ou existem coisas no mundo ou que o maligno faz que te deixa indignado e você quer intervir e ver mudado?
2. Você já sentiu, de fato, o profundo amor de Deus por você especificamente?
Fonte: Pequenas porções do Livro uma vida com propósitos do escritor e pastor Rick Warren e adaptado para nossa realidade IACC – Penha
Deus te abençoe
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira