Cada membro um ministro

Texto: II Cor 3: 4-6 – I Pedro:2:9  

Recebemos de Deus a incumbência de edificar uma igreja de vencedores, onde o amor de Deus é expresso pelas vidas que Ele comprou com o sangue de Cristo. Nosso encargo é levar cada pessoa que foi alcançada por este amor de Deus, a se tornar um ministro e fazer de cada casa uma extensão da igreja. Jesus Cristo quer salvar as vidas e para isso Ele nos deu as células, pois através destas a nossa geração será alcançada. A igreja de vencedores é formada por discípulos, pessoas que se tornam ministros de Deus, líderes fortes, frutíferos e abençoados.
 
Nossa visão é um encargo de Deus em nosso coração. Há uma diferença entre cargo e encargo. Cargo é a posição que as pessoas assumem dentro de uma organização. Encargo é um desejo profundo no coração, compartilhado por aqueles que fazem parte de um mesmo organismo. O encargo procede de um desejo profundo no coração. Cargos são posições que geram status; encargos são sonhos do espírito. Quem trabalha por cargo precisa ser supervisionado o tempo todo, não tem motivação para criar nada e só faz o que mandam; quem tem encargo está disposto a dar a própria vida pelo objetivo proposto.
 
Existem dois tipos de pessoas que não acrescentam muito ao crescimento do reino dos céus ou na empresa em que trabalham: São aqueles que não fazem o que se manda e aqueles que só fazem o que se manda. O primeiro são ineficazes e o segundo possuem apenas o cargo, mas não o encargo. A pessoa que recebeu o encargo não apenas faz o que se manda, mas vai além: ele cria, ele sonha e realiza além do que foi pedido. São homens e mulheres que estão dispostos a verter sangue, suor e lágrimas para cumprir os sonhos, para cumprir as metas, para conquistarem novos territórios e serem fieis!
 
Cada cristão é um ministro: A bíblia diz que todos aqueles que crêem em Cristo são ministros de uma nova aliança e Ele estabeleceu um mandamento para todos, fazer discípulos batizando-os e ensinando a todos a sua Palavra.
 
Por muito tempo na igreja o senso de Corpo de Cristo não era compreendido, uma estrutura onde os membros possam estar envolvidos de maneira funcional. Por causa disso no passado, a maioria, por decisão pessoal, escolheram sentar-se nos bancos da igreja, disposta a não se envolver. Ao contrário dessa concepção, na visão de células não há como se omitir ou não se envolver! Estar na visão, é estar comprometido com o Messias!
 
Na igreja em células, os discípulos têm a oportunidade para desenvolver seus potenciais e se tornarem produtivos e assim prosperarem. Jesus deu mandamentos que são fundamentais. Ele disse que devemos amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a nós mesmos. Amar a Deus nos leva fazer aquilo que lhe agrada, guardar os seus mandamentos… Ele ama você, Ele ama as vidas que estão lá fora, Ele quer vê-las salvas, restauradas, consolidadas e integradas em seu reino.
 
A Bíblia diz claramente em Colossenses 1:13, que Deus nos transportou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor (Jesus), no qual temos a redenção (libertação, salvação, perdão) dos nossos pecados. Amar o próximo nos leva a um encargo, missão, desejo e anseio de mostrar a verdade que liberta e salva. Passamos a ter o mesmo desejo do coração de Deus nosso Pai, o qual deseja que todas as pessoas cheguem ao pleno conhecimento da verdade e sejam salvas.
 
Mas de que verdade estamos falando? A única que existe segundo a Bíblia. Em Timóteo 2:3-7 diz que existe um só Deus vivo e criador, e um só intermediário entre Ele e nós os seres humanos, Jesus Cristo homem, o Senhor e salvador, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos, testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. Conforme diz o versículo 7, para isso fomos designados… Jesus Cristo disse em João 14:6: Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai senão por mim. Amar a Deus e ao próximo nos leva a ensinar e a pregar esta verdade, pois aquele que crer será salvo.
 
Precisamos retomar, nesses dias, o fundamento do sacerdócio universal do crente, a verdade de que cada um de nós é um sacerdote ministro para proclamar as virtudes de Cristo! (I Pedro 2:9) O nosso alvo como corpo de Cristo é bem ambicioso. Nós queremos restaurar o modelo de Igreja do Novo Testamento, onde as pessoas crescem e se tornam maduras, libertas e transformadas em seu caráter, pessoas que prosperam por serem abençoadoras. Quando Deus chamou Abraão disse: Eu te abençoarei, Se tu uma benção!
Isto, na verdade representa o restabelecimento do paradigma original da igreja conforme Cristo, onde o membro não seja mais um mero consumidor espiritual (no shopping da igreja moderna), mas um verdadeiro produtor útil e frutífero, na família de Deus na terra.
 
Muitos hoje no terceiro milênio, no tempo do fim, encaram a igreja como uma prestadora de serviços espirituais, onde podem buscar, quando desejarem, uma ministração forte, uma palavra interessante, uma aula apropriada para seus filhos, um ambiente agradável, e, assim por diante. Quando, por algum motivo, os serviços da igreja caem de qualidade, esses consumidores saem à procura de outro shopping espiritual mais eficiente. Pessoas assim não têm aliança com o Corpo de Cristo e conseqüentemente não se tornam discípulos.
 
Jesus nos chamou para ser e fazer discípulos e não apenas convertidos! Por isso queremos ser um povo com uma vida cristã sólida e prática regular de oração e leitura da Palavra de Deus. Queremos ser um povo cujos lares são aquecidos pelo amor! Queremos ser uma comunidade que serve a Deus de acordo com os seus dons na família, na escola, no trabalho, na igreja… Em outras palavras, nós desejamos ser discípulos, ministros, apascentadores, líderes de multidão.
 
Quando é que um membro como você se torna um verdadeiro discípulo frutífero com o caráter de Cristo? Quando a visão de Deus contida em Seus princípios entra em você! Existe uma diferença entre ter a visão e a visão ter você. Ter uma visão não é algo difícil. Basta mudar nossa terminologia. Todavia, ser conquistado por uma visão é completamente diferente: implica numa mudança de mentalidade. Quando compreendemos o que devemos produzir, e não simplesmente consumir, uma verdadeira revolução acontece em nossa postura em relação à igreja local, ao corpo de Cristo e ao ministério de apascentamento. 
  • Quando isso acontece não nos preocupamos mais em apenas receber ou em buscar nossos direitos, antes, passamos a nos preocupar em saber como podemos ser útil, pois somos abençoados quando servimos.
  • Passamos a buscar crescimento espiritual, nos posicionamos em buscar ao Senhor passando pelo processo de crescimento da visão. Escola de líderes, encontros, congressos, células e discipulado… 
  • Passamos a encarar nossas próprias guerras, sempre vencemos e ainda temos disposição para dar apoio e socorro aos novos convertidos nas necessidades deles. Sempre estaremos dispostos e alegres em consolidar os novos e com gratidão ajudar o nosso líder. 
  • Aprendemos aqui que se eu mudar para outro bairro ou outra cidade, a igreja vai junto comigo. Mesmo distante do templo, a igreja acontece onde eu estou e ali eu me torno uma extensão da igreja.  
Nos tempos da igreja primitiva todos se tornavam discípulos e espalhavam o evangelho de casa em casa e desde a Reforma Protestante já se falava em sacerdócio universal dos crentes. Estamos apenas retornando às origens e procurando viver segundo o padrão de Deus. Todo discípulo é um sacerdote (ministro) de Deus!
 
O Deus que nós servimos é o todo poderoso, criador dos céus e da terra, sua mão está estendida para abençoar todos aqueles que crêem em seu nome. Jesus disse que Ele nos amou e nos chamou para crescer e frutificar. Ele veio para nos dar vida e vida em abundância, esta vida se manifestará naqueles que obedecem a sua Palavra. Ele firmou conosco um compromisso e nos tornou ministros da sua aliança, isso fala de termos a vida eterna, uma nova vida em Cristo, onde podemos vencer todo mal e andarmos em vitórias em todas as áreas de nossa vida! Você viverá o melhor de Deus na sua história! Creia e receba em nome de Jesus!
 
Só o fato de você testemunhar para alguém a cerca daquilo que você recebeu do Senhor já é uma grande vitória na sua vida, trazer alguém pelo testemunho é algo maravilhoso, se tornar um líder de célula é algo poderoso e tremendo na presença do Senhor! Ser um ministro é algo sobrenatural e de grande privilégio!
 
Compartilhar: O que você tem recebido e experimentado do Senhor? Já conseguiu testemunhar para alguém não cristão? Foi bom? E hoje, o que esta palavra mostrou para você?
 
O maior presente que poderíamos receber, É VOCÊ, por isso agradecemos a Deus por sua vida!
 
 
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira
Imprimir