O que é ser líder

Ser líder é aprender que não sabemos tudo e que todos tem algo para acrescentar a nossa vida, com experiências, milagres e conquistas. A liderança depende de uma tomada de posição, de uma convicção e de uma decisão. A maior liderança começa em nós mesmos.

Muitas pessoas vivem apenas porque estão vivos. São mortos vivos sem objetivos, metas,ideais,sem sonhos.

Para ser um líder precisamos:

1. Saber quem somos
Nós somos únicos, vencedores, fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Na corrida da vida, vencemos e nascemos. Fomos vencedores porque persistimos, e fomos corajosos e ali, no ventre de nossa mãe fomos formados, um ser perfeito.

O nosso pensamento e a nossa emoção são o nosso tesouro por isso devemos cuidar bem deles, para termos dias felizes. Precisamos acreditar na palavra de Deus que diz: “ Em todas essas coisas; porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” Rm 8:37. Jesus nos criou e nos amou primeiro, então, somos seus filhos e coherdeiros e participantes em todas as promessas. Ef 3:6

2. Reconhecer suas falhas – Tg 3:2
Quando vemos os nossos erros e falhas e os reconhecemos como um problema, estamos dando o primeiro passo para a nossa cura. Para ser um líder curado, precisamos construir as nossas bases e fazê-las sólidas. O nosso “Eu” precisa ser treinado para liderar. Ele representa a nossas capacidade de decidir e a nossa identidade.

Podemos nos tornar vítimas do ambiente, dos conflitos e da carga genética, trazendo sobre a nossa liderança essas debilidades. Filhos de pais deprimidos poderão ser deprimidos, pais fracassados poderão gerar filhos fracassados, porém os fracassos não construirão vitórias. Podemos mudar isso e superar as nossas feridas psíquica e construir uma história de sucesso e feliz. I Co 15:57; I Jo 5:4.

3. Lutar para tranformar a nossa mente
I Tes 5: 23; Rm 12:1,2
Talvez algumas de nossas memórias do passado ainda influenciem a nossa vida, fazendo-nos ter comportamentos que detestamos e procuramos nos livrar deles, mas sempre nos perseguem. Precisamos estar abertos a novas experiências e construir segurança onde existe medo, lucidez onde existe estupidez, tranqüilidade onde existe ansiedade. Fl 4:6

Criar novos caminhos, não significa apagar as velhas experiências , mas buscar fugir dos memos erros e construir pontes que nos proporcione ultrapassar e vencer nossas debilidades. Vencer a mente significa criar registros novos e aposentar os antigos, que nos derrotavam.

4. Como podemos mudar de atitude?
Através da auto-crítica, avaliando cada pensamento e atitude e duvidando dos pensamentos de derrota e ruína que vem a nossa mente. Determinando uma nova atitude e que a nossa mente não nos domina. Quando usamos esta técnica deixamos de ser passivos, conformados e vitimas de nós mesmos. Duvide dessas idéias dramáticas que povoam a sua mente e as critique diariamente, até que elas desapareçam, e determine ser livre.

Seja um reconstrutor de sua história, resgate a sua liderança seja um líder saudável. Ser esse líder saudável não significa estar sempre alegre e bem-humorado, mas aprender a ter encanto pela vida mesmo depois de golpes e tristezas. Ef 3:20 Seja um líder sábio, não deixe de falhar, nem de ter atitudes tolas, mas reconhecer essas atitudes e deixar de ser submisso a elas, pois são a miséria da nossa alma.
Se você errar, refaça seus caminhos, revise suas rotas, se auto-analise, gerencie seus pensamentos. II Co 10:5; Fl 4:8. Decida, faça planos e escolhas, tenha planos e metas, planeje sua vida. Na história de qualquer ser humano há júbilo e lágrimas, vaias e aplausos, doces e duras experiências, cabe a você dominar seu mundo interior e ser dono da sua história e líder de si mesmo.

Pastor Eliezer