Vivendo em Família

Salmos 128:1-4

 Deus tem derramado muito de Sua graça, amor, unção sobre nossas vidas. Devemos aprender a digerir tudo o que Ele tem-nos dado. Há uma unção na Palavra pela qual todos os que caminham por ela prosperam. Quem caminha em família, quem vive em família cumpre os princípios da Palavra. Família é um bem muito precioso. Não deve ser trocada por nada neste mundo, muito menos negociada. Não confunda sua família com nada, porque na hora em que as coisas ficam difíceis é a família que agüenta e suporta.
 
Se você quer ver a sua família debaixo de um teto ungido, seja você o primeiro a viver essa realidade. Não desperdice a bênção de andar em família, pois esse é um presente do Pai celestial para os seus filhos.
A Bíblia diz, no Salmos 68:6, que o Senhor faz com que os que O buscam habitem em família. Apenas os rebeldes habitam em terra seca. Respaldados nessa palavra, temos declarado que este ano é o ano da salvação da família, ano da aliança, ano da oração. Você crê?
 
Neste ano de 2008, as famílias conhecerão a intimidade do Senhor e caminharão em um nível maior de responsabilidade espiritual. Todos os que buscarem a face de Deus O encontrarão. “O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.” (Salmos 25:14). O nosso objetivo é viver em família, andar em família, mas para tanto precisamos desenvolver algumas ações no nosso cotidiano.
Consolidar a FamíliaA família precisa ser consolidada para multiplicar amor, carinho, companheirismo e caminhar de acordo com a vontade de Deus. Talvez você nem creia mais que isso é possível por causa de tantas angústias que causaram traumas familiares. Mas este é o tempo do seu milagre. Posso ouvir um amém? Amém!
Deus quer dar à família dupla conquista, dupla honra e para isso você precisa estar atento, como um arauto. Portanto, vigie! Não murmure. A murmuração ofende a santidade do Pai e impede a ação do Espírito Santo sobre a sua vida e sobre a sua família. (Arauto: Representante de um rei, aquele que está atento a tudo, etc.)
 
1.    Fazer e servir na FamíliaDeus quer-nos ensinar a diferença entre o fazer e o servir na família. Muitos servem e fazem tudo para os outros, mas não têm esse mesmo prazer quando estão em casa. E Deus não quer que seja assim. A família é a célula principal, merece principal atenção.
 
Não espere ser reconhecido para servir. O servir não exige reconhecimento, o fazer, sim. Há pais e mães de família que até têm feito e servido dentro de casa, mas muito mais no automático, por obrigação, do que pelo entendimento de que viver em família é um privilégio dado por Deus.
 
A Bíblia diz que quem não cuida dos seus familiares é pior do que o incrédulo e tem negado a fé (I Tm 5:8). Não dá para servir a Deus sem servir a família. Para servir a Deus, é necessário que nos pareçamos com o Seu Filho Jesus e Ele veio a Terra para servir e não para ser servido. Deu a sua vida por amor a nós.
 
Não espere que a sua família o sirva primeiro para então você retribuir. Sirva você primeiro. Seja você o exemplo sem esperar nada em troca e, então, você verá os milagres sendo estabelecidos sobre a sua vida e a sua casa. Você pode estar pensando que tudo o que você tem feito para a sua família é servi-los como se fosse um empregado que não é reconhecido pelo patrão. Mas saiba que no mundo espiritual, quando você faz algo a alguém está fazendo para Deus e que o servir está para aquele que o faz com prazer.
 
2.    Ser um servoEstamos em aliança para ver nosso Brasil restaurado, uma Nação que serve 100% ao Senhor dos senhores e ao Rei dos reis. Mas, antes, a sua casa precisa ser restaurada. Deus usará a sua família neste processo de transformação da Nação. Precisamos caminhar em família com o entendimento, com a consciência de que somos servos. Seja servo como Jesus. Jesus servia enquanto realizava Seu ministério. Ele nos ensina que tudo o que precisamos fazer é servir em obediência. Quando caminhamos em obediência, as portas se abrem em nosso favor. Porém, na desobediência, todas as portas se fecham.
 
Diante das crises que podem surgir no seio familiar ou de qualquer crise que queira afligir a sua vida para causar angústia, desistência de ministério, confusão de discipulado ou qualquer outra coisa, não deixe de servir a Deus e a sua família.
 
Servir é um grande treino na família e no discipulado. Se não cumprimos a lei do servir, demonstramos que não temos o caráter do Messias. É muito fácil voltar ao passado. O difícil é permanecer em uma chamada indesistível. Suas motivações serão reveladas pelas rotas em que você anda. Você será, exatamente, quem Ele quer que você seja.
Não desista por causa das situações criadas por você mesmo e que trouxeram prejuízo familiar. Não desista pelas setas inflamadas que são lançadas pelo inimigo. O Mestre está ao seu lado para ajudá-lo e para entregar-lhe a vitória.
 
3.    Amar a Família – O amor é a única ferramenta para nos manter firmes no Reino. O amor é o sentimento que nos fez formar uma família. Não pense que o amor acabou, pois em I Coríntios 13:8, está escrito que o amor jamais acaba, pelo contrário, tudo sofre, tudo suporta, tudo espera.
 
Ame a sua família. Ame o cônjuge independente das falhas que ele apresenta. Creia que Deus pode transformar todas as situações. Ame os filhos que Deus lhe deu, eles são a herança do Senhor, devem ser muito bem cuidados e direcionados a ter uma vida santa, pois um dia você prestará contas de cada um deles diante do Pai. Ande em família com prazer. Deus transformará o seu coração e você terá uma família segundo o coração de Deus. Mas precisa fazer a sua parte: Consolidar a Família, Fazer e servir na Família, Ser servo da Família e Amar a Família.
 
O alvo de Deus é restaurar a família, em Gênesis 12:3 e 28:14 – Ele promete que através de Abraão todas as famílias da terra seriam benditas e que na descendência dele, (apontando para Jesus Cristo), todas as famílias seriam salvas e abençoadas. Nos salmos 68: 6 Ele diz que Ele fará o solitário viver em família e que fará as famílias prosperarem como rebanhos (multidão). O relacionamento, comunhão e o sacerdócio e discipulado começam na família. É na família que recebemos a base para a vida toda, por isso é muito importante observar os princípios da Palavra de Deus para a família, e é nestes princípios que a nossa família será consolidada.
 
Compartilhar, leia: Vimos na semana passada que para servir a Deus na pratica, precisamos servir nossos discípulos e líderes. Honrar nossos líderes é honrar a Deus e isso começa em casa, na família. Por outro lado o sucesso dos pais espirituais na conquista começa em casa com seus filhos, cuidando bem deles. Se você cuidar bem dos de casa, vai refletir na sua conquista aqui fora. Normalmente tratamos bem e com educação os de fora, e, La em casa, na família tratamos mal, brigamos, não honramos, não valorizamos e não agimos com educação, etc. Filhos a obediência e a honra começa em casa! Está na hora de mudar, sim ou não? 
1.      Fale cada um sobre isso, temos valorizado e honrado os de casa ou os de fora?
2.      Agimos com educação, cortesia, somos gentis ou só o fazemos com os outros de fora? 
3.      O que você pretende fazer a partir de hoje?
 
 
Deus abençoe a todos, um beijo no coração!
 
Pastores Eliezer e Zenita C Moreira
 

Fonte Mir/adaptado para nossa realidade, IACC.

Imprimir