O vale de ossos secos


Ezequiel 37:1-10
 
Neste vale de ossos secos Deus vê vida e esperança, coisa que nós não vemos com nossos olhos carnais. É com esta perspectiva que iniciamos nossa reflexão hoje, falaremos sobre um homem chamado Ezequiel, que numa experiência fantástica é "levado pela mão do Senhor em espírito" a determinado lugar onde Deus haveria de usar a sua vida. Às vezes, Deus escolhe lugares inesperados para nos ensinar a proferirmos a sua Palavra. Foi isto o que Deus fez com Ezequiel, quando o levou a um vale de ossos secos. Em sua descrição deste lugar, ele fala assim: "e eis que eram mui numerosos (os ossos) sobre a face do vale, e estavam sequíssimos".

O que deve ter passado pela mente do profeta naquele instante? Ele deve ter pensado: "Deus, que coisa terrível; estou rodeado de morte; não consigo ver aqui nada além do domínio da morte". Em meio a esta circunstância, vem então a pergunta de Deus: "Filho do homem, poderão viver estes ossos"? Parece que Deus estava brincando com o profeta quando lhe faz esta pergunta, mas Deus estava falando sério. O profeta já havia notado que os ossos eram muitos e que estavam ali há muito tempo, pois estavam sequíssimos. Como poderiam então viver? Toda a aparência humana já não existia há muito tempo, e qualquer esperança de vida inexistia, pois o que se via eram somente montanhas de ossos sem vida, do que outrora parecia ter sido um grande povo.

Vemos aqui uma harmonia perfeita, uma unidade com propósito para o impossível acontecer, o homem e Deus. Aqui o homem empresta sua boca e sua fé para falar o decreto de Deus no reino físico. A ordem de Deus é: "Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: ossos secos ouvi a palavra do Senhor" (Ez 37.4). Ezequiel deve ter pensado: será que estou ouvindo direito: devo falar a palavra do Senhor a estes ossos secos? Será que já estou ficando louco?

 
Às vezes, as ordens divinas nos parecem loucuras, os decretos de Deus muitas vezes são para nós seres humanos coisas impossíveis, mas para Ele tudo é possível. Quando Deus nos dá uma ordem, seja pela Palavra ou no espírito, ela deve ser cumprida. Notamos aqui que Deus busca no profeta duas coisas: a fé para crer no impossível e a obediência para pronunciar no reino físico o que já era verdade no reino espiritual, é assim que poderemos presenciar a realização do inacreditável.
 
Então o profeta, em obediência ao Senhor profere as palavras: "Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis". Aqui duas coisas acontecem: o profeta fala em nome do Senhor Deus segundo a Sua palavra, e como era um decreto do céu, espiritual pronunciado por um homem no reino físico em obediência a Deus, o milagre acontece. O invisível se torna visível, aquilo de bom que buscamos e almejamos que ainda não existe, passa a existir.

Aqui os dois ingredientes citados anteriormente são fundamentais: fé pronunciada em palavras e obediência, pois este é o momento chave do episódio, pois o profeta obedeceu à Deus profetizando como Ele deu a ordem; v.7,  e agora aguarda o desenlace do episódio. Creio que o profeta teve uma grande surpresa quando viu o que aconteceu, pois o milagre estava acontecendo diante de seus olhos, pois "houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um reboliço e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso".

 
Imagine esta cena: num grande vale, ossos voam à procuram de seus pares, ossos batendo em ossos e esqueletos sendo formados como um grande exército de caveiras à frente do profeta; e de repente, "e olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito".

Novamente a cena foi chocante, pois os esqueletos agora recebem cobertura de nervos, carne e pele e o inimaginável aconteceu: Ezequiel estava diante de um exército humano, mas sem "vida" (sem espírito). Novamente Deus ordena ao profeta: "profetiza ao Espírito e dize": "Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó Espírito e assopra sobre estes mortos para que vivam". Até aqui já temos milagres suficientes para uma grande aventura, pois os ossos secos já são um grande exército formados do pó, a matéria prima usada para o milagre foi a Palavra com fé dita por um servo de Deus e os ossos.
 
Podemos inferir até aqui que Deus quer atuar de forma completa em nossa vida nos usando para que milagres aconteçam, porém é necessário que a palavra do Senhor seja proferida para que o poder se manifeste. O texto nos informa que Deus ordena ao profeta: "profetiza".
 
Sabe o que é profetizar? É quando proferimos a palavra do Senhor contra todas as circunstâncias contrárias, contra as desesperanças deste mundo, é quando declaramos pela fé o impossível ou aquilo que é difícil de acontecer e que Deus quer que aconteça. Somente em obediência ao que Deus nos comunica, histórias poderão ser mudadas e vidas poderão ser salvas.
 
Ezequiel viu isto diante de seus olhos. Os ossos secos transformaram-se num grande exército de vitoriosos. E para terminar o episódio, Ezequiel profetiza ao espírito e contempla-o entrando naqueles homens, que outrora eram somente um monte de ossos secos, e dá-lhes vida! (v.10). Neste texto Ezequiel estava tendo uma visão e esta visão mostrava a situação espiritual, familiar, financeira do povo e, ele aprendeu que precisava profetizar àquilo que Deus queria fazer através da sua Palavra, restaurando e mudando a sorte daquela geração que só falava derrota e coisas contrárias ao propósito do Senhor.
Deus quer fazer isso com você hoje, com esta célula, com a nossa igreja, mas para isso é preciso que existam homens e mulheres dispostos a proferir a palavra do Senhor com fé e obediência; é preciso que esperemos pelos resultados da palavra que foi proferida; precisamos nos juntar a esse exército de vencedores e torná-lo cada vez mais forte. O que me diz disto? Este é o desafio de Deus para a sua vida hoje! Aliste-se como um daqueles que em meio à desordem, crises e pânico conseguem enxergar a perspectiva de Deus para a ocasião e veja então os resultados!
 
Deus quer gerar em nós uma igreja de vencedores, de homens e mulheres de fé que não se abatem e nem desistem, mas que ousam crer, viver e profetizar a Sua Palavra contra as circunstâncias. Às vezes o casamento, a família, a vida financeira, a vida espiritual e ministerial, etc., parecem um vale de ossos secos, sem vida, sem esperança, vazia…, mas eis que a Palavra do Senhor diz que onde houver morte haverá vida, onde houver pobreza haverá prosperidade, onde houver doença haverá cura, onde houver culpa haverá perdão…
 
Jesus disse que Ele veio para que tenhamos vida e vida em abundância, Ele levou os nossos pecados e suas consequências, Ele se fez pobre em todos os níveis; espiritual, emocional, sentimental, físico, familiar, financeiro…, para que fôssemos ricos também em todos esses níveis.
 
Compartilhar:
  1. Existe algum vale de ossos secos diante de você hoje? Alguma situação difícil? É hora de crer, orar, profetizar e ter uma linguagem em linha com a fé e a Palavra cotidianamente!
  2. Você já entregou sua vida ao Senhor Jesus confessando-o como Seu senhor e Salvador? Se não, vamos fazê-lo agora?
 Líder, ore por todos e profetize àquilo que temos profetizado sobre sua vida e igreja nos cultos e reuniões. Faça também de acordo com a necessidade de cada um, depois mantenha em todo tempo em linha sua confissão.
 
Deus abençoe a todos!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira

 

Imprimir