A Palavra de Deus Transforma o Caos em um jardim regado

Gênesis 1:1,2; Hebreus11:3

 Na ministração anterior vimos que os profetas no antigo testamento profetizavam que Jesus iria chegar! Hoje a Igreja se levanta para afirmar categoricamente: Ele Jesus voltará! Vimos que a Páscoa aponta para Aquele que morreu, ressuscitou e voltará. O nosso Jesus não está mais morto pendurado no madeiro, Ele ressuscitou e vivo está para todo sempre!
 
Hoje começamos lendo Gênesis e este é o livro dos começos e nos seus três primeiros capítulos encontramos a introdução de todos os assuntos da Bíblia.  Gênesis 1:1 é uma síntese da criação de Deus, e é uma declaração enfática, sem deixar dúvida de que tudo quanto existe foi criado por um Ser soberano, por um Criador.
 
Aqui vemos como a criação se processou, como Deus agiu para criar todas as coisas.  Gn. 1:2 diz: “A terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”.
 
Dois princípios importantes:
 
1.      A Palavra de Deus produz exatamente o que ela diz
 
Neste caso o instrumento usado na criação foi a Palavra de Deus. Hebreus11:3 diz: “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê”  Segundo este texto da Palavra de Deus, vemos que o visível veio a existir daquilo que não aparece.
 
2.      O reino do espírito deu origem ao reino da matéria, o reino físico é cópia do reino espiritual.
 
Pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo, o Reino espiritual gerou o Reino material.  Existe um poder e força na Palavra.  Se soubermos utilizá-la agiremos como Deus age.  Se somos a imagem de Deus, devemos viver de acordo com a Sua semelhança. A palavra “gerou os mundos”. Em Hebreus 11:3 lemos que os mundos são sustentados pela Palavra de Deus.  No final dos tempos todas as coisas serão julgadas pela Palavra. Ela é o crivo pelo qual todos os pensamentos e doutrinas têm que passar.  E é por esta Palavra que saberemos o que estará operando nestes últimos dias: se o engano do maligno ou se a verdade de Deus.
 
2.1.   Um Contraste: O Caos Da Terra E A Visão De Deus
 
Veja a realidade visível da terra segundo Gênesis 1:2a:“A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo…”.  

Em outras palavras, um caos.  Só trevas, desordem, desastre, algo que estava feio.

Deus olha para a terra e na sua visão Ele vê, não o caos, mas o que Ele fará.  Sua visão é de beleza, ordem, e harmonia.  
 
Aqui Deus projeta transformar o caos em um jardim regado: Ele é um Deus de plano e propósito e tudo quanto faz obedece a um projeto muito bem delineado.  A terra era um caos, mas Ele introduz nesse caos, no vazio, nas trevas, aquilo que Ele projetou em Seu próprio coração.  Ele tem capacidade, habilidade, poder e vontade de transformar o caos em algo maravilhoso, de fazer com que este se ajuste ao que Ele projetou.  
 
É assim que começa a obra da criação, com uma visão agasalhada no coração de Deus.  Dentro desta visão está incluído o universo, e como coroa desta criação, está o homem, um ser criado à Sua imagem e semelhança, dentro de quem Ele vai colocar um pouco de Si mesmo, um pouco da sua essência.
 
2.2.   Elementos Presentes Na Criação
 
Deus é um Deus triúno.  É uma unidade composta. São três pessoas em uma só: o Pai, o Filho, que é a Palavra, e o Espírito Santo.  As três estão envolvidas na criação, estão unidas em um propósito:
 
a)    Deus, o Pai
 
É Ele quem fala, libera a Palavra.  No primeiro capítulo de Gênesis encontramos onze vezes a expressão: “Disse Deus.”
b)     A Palavra
 
Esta representa aquilo a ser gerado, é a semente. João identifica a Palavra com Jesus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:1-3). Yeshua é a Palavra
 
c)    O Espírito de Deus
 
O Espírito Santo manifesta a vida que está na palavra.  Ele é o autor da vida. Em Gênesis 1:2 diz: “O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”.  Neste versículo está uma bela figura: É semelhante a uma galinha que choca os ovos.  Tomando esta figura podemos ver:  
 
O caos da terra é a realidade da matéria; Deus lança uma semente de transformação em forma de palavra: haja luz, erva, luminares, animais… Cada palavra é uma semente sendo plantado no caos, situação da terra.  Jesus mesmo declarou que “a semente é a Palavra de Deus” (Mt. 13:3).
 
O Espírito se move sobre a palavra no caos.  Em outras palavras, incuba a palavra de Deus. Da união entre o Espírito e a Palavra a vida é gerada.
 
2.3.   O Princípio Da Semente
 
Deus estabeleceu uma lei natural pela qual toda reprodução na terra vem pelo plantar de uma semente.  A vida está na semente.  
 
1. No Reino vegetal :
 
Uma semente é plantada na terra.  A vida está na semente, por exemplo, de laranja. Naquela semente esconde-se uma laranjeira.  Mas ela precisa entrar em contacto com a terra na qual a chuva caiu a fim de germinar.  Quando a semente entra em contacto com a terra molhada, a laranjeira nasce.
 
2. No reino animal:
 
A vida está na semente do macho.  Para que ela venha à luz, precisa ser plantada na fêmea.  Quando isso acontece, o animal escondido na semente, nasce.
 
3. No reino humano:
 
O homem tem uma semente (o espermatozóide).  Nele está escondido um outro ser humano.  A semente do homem é plantada na mulher.  O pai tem a semente; a mãe a recebe e a concebe.  Quando um espermatozóide se une a um óvulo de uma mulher, um filho é gerado e vem à luz.
 
4. Deus tem uma semente
 
A Palavra de Deus é a Sua semente, assim como Jesus declara na parábola do semeador (Mt. 13:3).  Assim como a vida de uma mangueira está na semente da manga; assim como a vida de um gato está na semente do gato; assim como a vida de um homem está na semente do homem, a vida do que Deus quer gerar está dentro da Sua Palavra, que é Sua semente.  Por isso Jesus declarou : “as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (Jo. 6:63).  Mas para que ela germine precisa da “terra”, da água.  A água representa o Espírito Santo de Deus.  E é aqui que se estabelece um tremendo princípio: união entre o Espírito Santo e a Palavra de Deus, vida é gerada na terra, nossa vida, família, ministério, finanças, etc.  continua…
 
Conclusão: Não há para Deus situação que não possa ser mudada.  Quando a Palavra de Deus chega, há uma transformação e as circunstâncias se ajustam àquilo que Sua Palavra está dizendo.
 
Compartilhar: Existe hoje alguma área na sua vida que precisa ser mudada? Qual? Vãos orar de declarar a Palavra (promessa) para que haja vitória em nome do Senhor Jesus!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 
Imprimir