Um toque especial

Lucas 8:43-48
 
Hoje estamos aqui nesta célula para ter um encontro com o Senhor e assim tocá-lo. A nossa vida em Deus é marcada pelo antes e pelo depois do dia em que conhecemos a Jesus Cristo. Se perguntarmos para cada pessoa que teve essa experiência com Jesus, nós vamos ouvir sempre o testemunho da mudança que houve em sua vida, pois conhecer a Jesus fala de novo nascimento. Ninguém nunca esquece esse dia, na realidade é um memorial eterno.
 
O livro de Josué nos mostra a entrada e a conquista do povo de Deus na terra prometida, portanto é um livro de transição no qual o povo sai de um nível para outro. E o Rio Jordão é um divisor do antes e do depois. Lembre-se, eu estou falando de transição, em dar um passo muito sério, de sair de uma condição para outra totalmente diferente e nova. Assunto que falaremos mais profundamente em outro dia.
 
No texto que lemos vemos uma mulher que estava doente, mas que tocou com muita fé no Senhor e foi curada e, hoje é o teu dia de tocá-lo com a mesma intensidade de fé e ser assim como ela, abençoado (a). Assim como naquele dia, existem hoje muitas pessoas desejosas de tocá-lo, mas nem todas tocam no Senhor. Tem muita gente apertando a derredor, mas nem todas recebem do seu poder e unção.
Há um toque que faz a diferença.
 
Vamos refletir nas atitudes daquela mulher para descobrirmos o toque que faz a diferença
 
1.     Uma busca que não encontra obstáculo
Aquela mulher era hemorrágica há doze anos. Não é difícil imaginar a sua condição física: frágil, magra e anêmica. Todos sabemos como é difícil enfrentar uma multidão, mas aquela mulher desconsiderou sua fraqueza e embrenhou-se no meio do povo. Talvez tenha recebido cotoveladas, chutes e empurrões, mas nada poderia impedi-la de receber a cura do Senhor. Este foi um dos segredo da bênção dela e pode ser o seu também.
 
Em Jeremias 29:13 diz: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
Muitos não recebem porque não procuram de fato. Não aplicam  o coração numa decisão resoluta e irreversível. Não há uma atitude de busca e um empenho de alma. É preciso buscar ao Senhor de todo o coração, Deus diz em Isaías 55:6: Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
 
2.     Aquela mulher enfrentou a morte pra ter vida
Segundo a lei e costume daquela época, qualquer mulher que padecesse de fluxo era considerada imunda. Uma pessoa nessas condições não poderia misturar-se na multidão sob pena de ser apedrejada.
Mas ela não fez caso da própria vida. É como se ela dissesse: “Eu prefiro morrer a continuar vivendo assim.”
 
3.     Não se conformou em ser infeliz
Uma das mais terríveis características da condição humana é a sua imensa capacidade de se adaptar. Nos acostumamos a tudo. Acostumamos com a dor, com a violência, com a enfermidade e até mesmo com a morte. Depois de doze anos ela bem que poderia estar já adaptada e conformada com a sua situação. Depois de gastar tudo com a medicina era de se supor que precisa se conformar com a situação. Na verdade o fato de gastar tudo mostra a sua disposição de não se conformar com a enfermidade e com aquela situação de miséria e desesperança.
 
A sua atitude mostrou sua imensa indignação com aquela condição de vida. Muitos não recebem de Deus porque já se acostumaram com a infelicidade. Muitos estão acostumados com um casamento ruim, um emprego ruim, uma saúde ruim e assim por diante. Misericórdia!
Tocamos nas vestes de Jesus quando dizemos: “Eu não aceito a continuar vivendo assim. Eu não aceito nada menos do aquilo que Deus tem para mim através do Senhor Jesus”
 
Esse era o segredo da vitória dela e pode ser o seu segredo também, basta crer e tomar a atitude certa.
 Ela tocou na orla da veste de Jesus
O texto de Mateus 9:20-22 nos conta um detalhe a mais. Aquela mulher tocou na orla da roupa de Jesus.
A bíblia diz que a orla da roupa deveria ter uma fita azul. Veja o que diz Números 15:37-41: Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que nos cantos das suas vestes façam borlas pelas suas gerações; e as borlas em cada canto, presas por um cordão azul. E as borlas estarão ali para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor e os cumprais; não seguireis os desejos do vosso coração, nem os dos vossos olhos… versículo 41 diz: Eu sou o Senhor vosso Deus…
 
Este texto nos mostra três motivos:
a)      O azul é para mostrar que a bênção vem do céu. Devemos erguer os nossos olhos para lá.
 
b)      A orla azul era para lembrar dos mandamentos do Senhor. A bênção vem quando cremos em Jesus Cristo e entramos em linha com a Palavra de Deus.
 
c)      Para lembrarmos-nos de não seguirmos os desejos de nosso coração e de nossos olhos. Ela não tocou nos braços, nem no corpo de Jesus. Ela tocou nas orlas da veste, ela reconheceu que Ele era o Senhor. A bênção vem quando compreendemos a importância do arrependimento da obediência a Deus.
 
5.     Ela tocou pela fé
 
Existe o toque da emoção, o toque da curiosidade e o toque do conhecimento intelectual, mas somente o toque da fé libera a unção e o poder de Deus sobre nós. Foi Jesus que disse que a fé daquela mulher foi a chave de sua bênção.
 
A fé genuína possui todos os quatro elementos anteriores. A fé genuína desconsidera os obstáculos e as dificuldades. A fé genuína se dispõe a pagar até o preço da própria vida. A fé genuína não se conforma e a fé genuína se dispõe ao arrependimento e à obediência a Palavra de Deus.
 
Há um poder disponível para mudar a sua vida. Basta um simples toque. Um toque de fé. A sua história pode ser completamente mudada por causa de um único toque. Outros estarão erguendo a mãos, mas pela fé você tocará nas vestes do Senhor.
 
O primeiro toque que uma pessoa pode dar no Senhor Jesus é quando crê nEle como seu Senhor e Salvador, entregando sua vida a Ele. A partir deste momento poderemos tocá-lo para sermos abençoado todas as vezes que o buscarmos, todas as vezes que ouvimos a sua Palavra e todas as vezes que o buscamos em oração, na comunhão da igreja… Ele morreu por nós, mas ressuscitou e está agora em nosso meio e quer ser tocado por você!  Você quer? Então vamos orar antes do compartilhar, toque nEle e seja curado e liberto.   
 
Compartilhar: O que esta palavra falou ao seu coração? Dê um testemunho da mudança para melhor em sua vida depois que você conheceu o Senhor! Você já entregou sua vida  ao Senhor Jesus?
 
No amor de Cristo
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira 

Imprimir