O Senhor nos vê e nos conhece

Marcos 2: 13 a 17

 Na semana passada vimos que a nossa vida em Deus é marcada pelo antes e pelo depois do dia em que conhecemos ao Senhor Jesus. Se perguntarmos para cada pessoa que teve essa experiência com Jesus, nós vamos ouvir sempre o testemunho da mudança que houve na vida de cada um. O novo nascimento é a primeira coisa que acontece na vida daqueles que tem um verdadeiro Encontro com Cristo. Ninguém nunca esquece esse dia, na realidade é um memorial eterno.
 
O Senhor Jesus enquanto esteve aqui na terra, vivia cercado pelas multidões e ainda hoje mesmo depois de 2000 mil anos, as multidões continuam afluindo para Ele, todas são movidas pelo Espírito Santo de Deus que convence cada pessoa do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo está agindo na terra através da igreja, através da nossa vida.
 
Embora Jesus sempre deseje as multidões também sempre houve em Seu caráter um extremo interesse e zelo por cada pessoa.  Para Jesus não somos mais um no meio da multidão, mas somos indivíduos amados, com identidade própria e conhecidos por Ele.
 
Segundo o texto que lemos hoje, quando o Senhor Jesus aproximou-se de Levi, que era conhecido como Mateus e que se tornou um dos doze de Jesus, antes dele conhecer o Senhor, Este o chamou pelo nome, pois diz o vs. 14 que “Jesus viu a Levi”. Isto representa mais do que olhar para uma pessoa, mas significa conhecer seu coração, interessar-se por sua vida, escolhê-la para ser um amigo, um discípulo.
 
O Senhor nunca nos trata como multidão, mas de forma particular, quando Jesus olha para você, Ele quer que saiba hoje que Ele te ama, que te escolheu e que quer cuidar de você.
 
Existem Muitas pessoas que se sentem sozinhas, desamparadas, fragilizadas por dores, por desafios que a vida nos traz, mas em meio a tudo isto o que Jesus quer que saibamos, é que Ele está vivo, que Ele é Deus e que tem poder para mudar tudo o que nos aflige. A Bíblia diz que “Os olhos do Senhor estão em toda parte” e hoje Jesus está com Seus olhos sobre sua vida, sobre suas necessidades e dores.
 
Segundo aspecto revelador deste texto é que também Jesus ama e valoriza a família. O vs. 14 também diz que Jesus viu a Levi, filho de Alfeu.  A referência filho de Alfeu mostra que a família é algo precioso para Deus. Ele fará tudo para restaurar e preservar a família.
 
A Bíblia dá ênfase às genealogias, e em muitos textos os discípulos são mencionados como: Isaque filho de Abraão, Simão (filho de Jonas), Tiago (filho de Zebedeu). Também se olharmos para a história bíblica vemos que Deus criou o homem e logo lhe deu uma família, e que quando Jesus veio ao mundo como salvador, este evento teve como berço uma família (José, Maria e o menino, Jesus precisava da cerca de proteção chamada família, assim como todos nós precisamos, pois é na família que nosso caráter é formado e onde alcançamos maturidade).
        
Deus sabe que um ser humano roubado de suas relações familiares está muito próximo de ser uma pessoa insegura, carente e infeliz, por isso Jesus veio para restaurar a família. Se você está hoje preocupado ou triste por problemas no seio de sua família, a promessa de Deus para você é que Ele mesmo vai salvá-la, reconciliá-la e abençoá-la com paz, saúde e prosperidade, segundo a promessa que diz: “Creia no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa” Atos 16:31.
 
(Obs. Líder peça para todos orarem repetindo após você): Senhor Deus, eu me aproprio desta promessa de salvação na minha família e te peço que o Senhor me permita vê-la se cumprindo a partir de hoje, em nome do Senhor Jesus. Amém.
 
O terceiro aspecto do texto mostra o amor de Jesus pelos perdidos e pecadores, vemos nesta passagem Jesus sentado à mesa com pecadores e publicanos. Estes eram pessoas que na época trabalhavam no poder público, eles eram odiados pelos judeus porque extorquiam o povo, recebiam propinas e se valiam de sua posição para cobrar impostos indevidos (Infelizmente o mesmo ocorre ainda hoje com fiscais, prefeitos, vereadores, etc. Pessoas que não conhecem ao Senhor).
 
Mateus era um deles, mas seus pecados não eram maiores que o amor de Jesus por sua vida, nem seu mau caráter era maior do que o poder de Deus para transformá-lo.
Jesus o amou, o escolheu, foi à sua casa (consolidá-lo), sentou-se à mesa com ele (o que significa chamar para a comunhão) e fez isto não só com ele, mas com outros pecadores que ali estavam, pois Jesus não veio para julgar as pessoas, e sim para salvá-las, Ele veio nos salvar!
 
A Palavra de Deus diz que Todo ser humano é pecador e que não há sobre a terra alguem que não peque, porém Jesus veio para curar e salvar o espírito, a alma e o corpo de cada um de nós!
 
Para que esta salvação e cura se dê só uma coisa é necessária: Que cada pessoa diante de Deus, reconheça que é pecador e receba Jesus como Aquele que veio para perdoar seus pecados e dar-lhe uma nova vida. (Isto é arrependimento genuíno). Levi era um cobrador de impostos corrupto, mas Jesus o perdoou e fez dele um de Seus discípulos, a vida dele mudou, ele foi totalmente transformado, ele se tornou um novo homem, um filho de Deus, uma pessoa salva.
 
Jesus está hoje olhando para você, para seus problemas e suas necessidades, Ele está olhando para a sua família. Os pecados que você tenha cometido não será impedimento para Ele mudar a sua vida, para Ele te salvar, foi assim comigo, também será com você, o que realmente importa é se você quer ter comunhão com Ele, se você quer uma nova vida, quanto aos pecados, Ele perdoa.
      
Independente de sua resposta: (Atenção líder, dirija-se principalmente aos novos e se possível, chame-os pelo nome e diga) Jesus te diz hoje, Meu filho, Minha filha, segue-me e Eu te darei a vida eterna, a salvação, um novo tempo na sua vida. Enquanto você viver, estarei presente na sua vida!
 
Jesus se importa contigo, Ele te ama, Ele nunca desistirá de cuidar e de estar junto a você! Amem?
Aquele que confessar a Jesus com Senhor e salvador será salvo!
 
Compartilhar: O que está palavra falou ao seu coração e o que você pretende fazer em relação ao amor de Cristo por você? No amor de Cristo
 
Pastores Eliezer e Zenita
 
Imprimir