O poder da Palavra

 

TEXTO: Tiago 3:1-12; Joel 3:10
 
OBJETIVO: Levar cada participante a controlar bem as suas palavras, pois elas indicam o tipo de vida da pessoa. Mostrar que somos resultado das nossas palavras.
 
Segundo os neurologistas (cientistas que estudam o sistema nervoso), a maior descoberta feita atualmente foi a de que todo o sistema nervoso é controlado pelo centro da fala (língua).
 
Exemplo: Quando eu digo "sou forte", todo o sistema nervoso recebe o comando de fortaleza. Mas quando eu digo “sou fraco, todo o sistema nervoso recebe comando de fraqueza, deixando o corpo indisposto”.
O próprio Deus mandou através do profeta Joel que saíssem no arraial mandando os homens que se sentiam fraco dizer: eu sou forte. Na tradução NVI diz, eu sou um guerreiro que significa forte, vencedor, corajoso… (Joel 3:10). 
 
O interessante é que, antes da descoberta científica, a Bíblia, há dois mil anos, já nos ensinava sobre esse assunto. Vejamos:
 
1.      Deus declarou que, se um homem controlar sua boca, dominará todo o seu corpo (Tg. 3:2 – Ler).
(Obs. Estes versículos da sub divisão não precisa ler, apenas citar para ficar registrado).
 
·     O estado do nosso corpo é resultado do que falamos.
·     Devemos colocar freios em nossa língua (Tg. 3:3- não ler, apenas citar).
·     Não devemos deixar sair da nossa boca nenhuma palavra torpe (Ef. 4:29 – apenas citar).
·     Uma palavra branda produz paz, mas a palavra áspera provoca ira (Pv. 15:1- apenas citar).
·     Seremos julgados pelas palavras que saem da nossa boca (Mt. 12:37 – apenas citar). ­
 
2. O destino do barco da nossa vida depende de como dirigimos nossa língua (Tg. 3:4 – Ler).
· Navio representa nossa vida;
· Ventos impetuosos representam nossas lutas;
· O leme representa nossa língua;
· O timoneiro somos nós, que devemos dirigir bem nossa língua;
· A língua que é dirigida com palavras de vitória, de fé, de esperança, de cura… levará o barco da vida ao porto da vitória.
 
Ex: vida espiritual, conjugal, ministerial, pessoal, familiar, financeira, profissional, etc. (Pv. 18:21).
 
· Língua que é dirigida com palavras de derrota, de morte, de incredulidade, etc., levará o barco da vida ao porto da derrota (Jo. 3:25).
 
3.  A língua tem o poder de destruir ou construir (Tg. 3:5,6 – ler).
O bosque somos nos, e o pequeno fogo é nossa língua. Quantas pessoas têm perdido a própria  vida apenas por causa de uma palavra.
 
· A língua dos Ímpios tem inflamado o curso da natureza.
   Ex: A bomba atômica acabou com uma cidade por causa da palavra de um presidente.
 
· Se o homem não se arrepender, sua língua será inflamada pelo fogo do inferno (Lc. 16:24). Precisamos nos arrepender dos nosso pecados e pedir perdão a Deus, e anular as palavras de maldição que falamos.
 
4.  A nossa língua deve apenas ser fonte de benção (Tg. 3:10-­12 – ler).
Jesus disse que a boca fala daquilo que estiver cheio o nosso coração. Se o nosso coração estiver cheio de magoa, amargura, tristeza, derrota, etc., será isso que a nossa boca falará. Segundo a bíblia, somos resultado das nossas palavras, Deus quer mudar a nossa vida, Ele quer nos salvar!…
 
A palavra de Deus gera fé em nosso coração, busque mais de Deus, cresça nEle pois se teu coração estiver transbordando da vida de Deus, será isso que você falará, e será exatamente isso que você terá.
 
A Palavra de Deus em Rom 10:8 diz: A palavra está perto de ti, isto é, a Palavra da fé que pregamos, se você receber no coração esta Palavra e confessar com sua boca, será salvo, receberá uma nova vida e vida eterna, pois esta vida procede de Deus e podemos recebe-la através de Cristo Jesus! Isto é, Se você crer em Jesus Cristo e entregar sua vida a Ele, você receberá a salvação, Jesus virá ao teu encontro e sua vida não será mais a mesma!
 
Quando recebemos uma palavra profética, precisamos confirmar com a nossa boca. Os nossos pastores tem liberados várias palavras proféticas nos nossos cultos em relação aos discípulos, famílias, vida profissional, vida financeira… no entanto é necessário receber e manter firme (reter, perseverar) na confissão da nossa esperança (Hb 10:23). Recebeu a palavra? confesse diariamente até ser gerado para manifestação. Você verá e terá aquilo que diz como resultado daquilo que crê!
 
Compartilhar: faça este compartilhar de acordo com a realidade de sua célula
1)     O que você entendeu desta palavra nesta noite?
2)     Você tem tido dificuldade nesta área?
3)     O que você vai fazer em relação ao que Deus falou com você hoje?
4)     Você crê em Jesus Cristo como Senhor e salvador da sua vida?
5)     Você já fez esta confissão com sua boca publicamente?
6)     Gostaria de faze-lo agora?
7)     Vamos orar pedindo perdão e cancelar as palavras de falamos que foram contrárias a Deus e sua vontade na nossa vida. Ele quer o melhor para cada um de nós!
 
Família Penha, cumprindo a proposta de Jesus: Ser igreja família que vive o amor de Deus, estamos unidos no amor de Cristo e na grande comissão de fazer discípulos com o coração adorador!
 
Um beijo no coração, pelo Messias a quem devo a minha vida, a quem eu amo de todo coração!
 
Daqueles que também como o Senhor, te ama de verdade!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 

 

Imprimir