O trabalho faz parte da essencia de Deus

Provérbios 14:23; João 5:17
 
Vimos na semana passada através da vida de Zaqueu o Publicano, que se ficarmos olhando para os defeitos dos outros, não veremos os nossos e conseqüentemente não conseguiremos mudar para conhecermos verdadeiramente ao Senhor, se não olharmos para nós mesmos, a nossa vida continuará na mesma.
Quando alguém olha pra si mesmo e reconhece que é pecador, essa pessoa se arrepende e recebe ao Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador. É assim que buscamos e encontramos uma nova vida, passamos a não ver os obstáculos como impedimento, mas como trampolim para algo maior e melhor.
 
Vemos no texto de hoje que existem muita sabedoria e profundidade nas palavras de Salomão. Este é apenas um pequeno versículo bíblico, que explica muita coisa do aspecto prático de nossas vidas, vale a pena meditarmos nele.
 
O Espírito Santo deixa claro na Palavra de Deus, que todo trabalho produz bons resultados e um deles é a satisfação interior, o trabalho nos faz sentirmos úteis e aceitos. Quando Deus criou e colocou o homem no jardim do Éden, este recebeu de Deus a incumbência de cuidar e proteger o jardim.
 
Deus criou o homem segundo a sua imagem e semelhança, Ele lhe deu sabedoria e criatividade. Não nascemos para ficarmos parados, naturalmente desejamos trabalhar. A preguiça ou a negação ao trabalho são na verdade influências espirituais malignas. Trabalhar faz parte da vida de Deus e Jesus demonstra isto dizendo: Meu Pai trabalha até agora e Eu também trabalho (João 5:17).
 
Segundo a Bíblia há três níveis distintos em que o trabalho é necessário e frutífero:
 
1.    O trabalho do nosso espírito: O nosso espírito está sempre buscando a Deus, sempre ativo para uma comunhão maior com o Espírito Santo, ele nunca descansa. Seu trabalho está relacionado à manifestação da nossa fé. Todo trabalho executado por nosso espírito estabelece uma aproximação maior de Deus. Quando buscamos a Deus através do louvor, da palavra, da oração, nosso espírito exercita-se para a nossa própria edificação.  Nosso espírito é vivificado em Cristo, à medida que nos movemos espiritualmente em Sua direção. Quando buscamos a Deus nos relacionando com Ele, crescemos no espírito.
 
Mesmo antes de conhecermos a Cristo como Senhor e salvador, antes do novo nascimento, o nosso espírito estava ativo, ele não para. O pecado afastou o homem de Deus e conseqüentemente o homem morreu espiritualmente, embora seu espírito ficou inativo em relação a Deus, não ficou parado, dentro do homem surgiu um vazio e uma grande necessidade de busca. Sabemos que o Senhor Jesus é a resposta para preencher este vazio, mas o inimigo aproveitou para tentar preencher este lugar, uma vez que o nosso espírito não para, sempre está trabalhando. Graças ao nosso Deus que nos amou e enviou o Salvador para que a nossa busca espiritual estivesse na direção certa, fomos salvos.  
 
2.    O trabalho da alma: Este trabalho está relacionado à moldagem do nosso caráter, a mudança do nosso modo de pensar e a capacidade de reciclarmos sentimentos, transformando indiferenças em amor, mágoa em perdão, afronta em paz e conciliação.
 
Foi isto exatamente que Jesus fez na cruz, suportou e reciclou em Sua alma o abandono de Seus discípulos, a rejeição do povo, o ódio dos fariseus, como descreve Isaías 53:11: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu servo, o justo, com seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará para si.”
 
Por vezes, quando sofremos afrontas, injúrias, injustiças temos a tendência de revidar, queremos devolver o que recebemos, mas o trabalho da alma é amortecer, é transformar qualquer mal em bem. Jesus na cruz é o exemplo máximo disto, quando apesar de toda dor física e emocional, ora a Deus e diz: Pai, perdoa-os porque eles não sabem o que fazem.”
 
O trabalho da alma também consiste em se renovar em Deus, devemos permitir que Deus altere nossa maneira de pensar e de viver através da Sua Palavra e comunhão com o Espírito Santo. O trabalho da nossa alma é nos proteger uma vez que a verdade da Palavra nos leva a decisões importantes. Dentro da alma está o livre arbítrio, a alma recebe tudo que chega, mas quando esta está transformada, ela trabalha para nos proteger. O diabo fará de tudo para conquistar a nossa alma, nossa mente, mesmo se ele conquistar, nossa alma sempre lutará para manter a vida.
 
Imagine uma casa sendo toda reformada, pintada com cores alegres, sendo decorada com belos tapetes e plantas e mobiliada com móveis novos e modernos. Não é uma transformação maravilhosa?
Pois o mesmo pode acontecer com nossa vida, basta decidirmos iniciar a reforma, rompendo com as velhas estruturas de pensamentos, rejeitando traumas e sofrimentos do passado, a alma dá cor a vida, pois nela estão os nossos sentimentos, emoções e lembranças, a nossa alma não para nunca!
 
Quando decido tomar posse dos pensamentos de Deus, minha mente muda e tudo muda ao meu redor, é sobrenatural, é maravilhoso! Nosso espírito e nossa alma nunca para porque temos a essência de Deus, agora se a alma estiver contaminada, ela vai trabalhar contra nós mesmos! Por exemplo, o ódio, a ira, a amargura estão na alma, as palavras de derrotas e morte são resultado de uma alma doente, mas uma alma curada gera vida, alegria e prosperidade. Ela poderá trabalhar para o nosso bem ou não, por isso precisamos buscar a cura da nossa alma através de Cristo nosso Senhor. (Atenção: 26/03/10 tem encontro com Deus)
 
O trabalho físico: o trabalho físico é a operação e manifestação da fé no campo prático, o que muitas vezes falta na vida de muitos cristãos é o botar a mão na massa. Muitos estão sempre deixando para amanhã o que poderiam fazer hoje, outros oram e crêem que Deus lhe dará o que querem, para conquistar o que pediram (Ex.: Orar por emprego e não procurar). Outros ainda quando pregam, expressam atividade e autoridade, mas em sua vida particular não têm a mesma diligência (Ex.: Falam, mas não têm frutos).
 
Veja outra exortação do livro de Provérbios: “O que trabalha com a mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se.” (Provérbios 10:4) Remissa é igual à preguiça.
 
O versículo base de hoje fala de penúria, que quer dizer sofrimento, e este sofrimento é fruto de viver na teoria (meras palavras). A fé que agrada à Deus e produz resultados eficazes, é aquela que se estabelece através de obras, como está escrito; “A fé sem obras é morta. É quando você trabalha com diligência, fidelidade, mordomia sabendo que Deus está abençoando o trabalho das suas mãos. Deus pode te fazer prosperar ganhando pouco, Ele pode multiplicar e para multiplicar é necessário haver algum fruto. A alma de Deus trabalha em nosso favor, veja Jeremias 29:11-13. Ele te deseja o bem…
 
Deus quer hoje potencializar o trabalho do seu espírito, da sua alma e também no seu corpo, no plano físico, Ele quer te alcançar para te ver crescendo em todas estas áreas. Amados esta é uma ótima oportunidade de você orar a Deus pedindo: 1º Um espírito avivado; 2º Uma alma tratada e generosa; 3º Uma vida de diligência e eficácia no trabalho físico.
 
Devemos cuidar do nosso espírito para que esteja sempre edificado na Palavra e oração, pois assim teremos revelação e unção, devemos buscar a transformação da nossa alma, pois assim a vida terá cores alegres e a vida valerá a pena, pois estaremos leves por dentro, devemos também procurar trabalhar e exercitar nosso físico com diligência, esforçando-nos para fazer o melhor, pois assim Deus abençoará o trabalho de nossas mãos. Profetizo que Deus Vai multiplicar o fruto do teu trabalho, no espírito, na alma e no corpo.
 
A vontade para alcançar gera habilidade para mudar; O que você faz diariamente determina aquilo em que você se torna permanentemente; A inquietude é seu futuro implorando aos seus pés por instruções. Estás inquieto com sua vida espiritual, emocional, familiar, ministerial ou financeira? Saia do lugar e faça alguma coisa; Para alcançar o sucesso, é preciso sair da acomodação e começar buscando e sendo fiel a Deus.
 
Compartilhar: o que está palavra falou ao seu coração e o que tem trazido inquietude na sua vida?
 
Paistores Eliezer e Zenita

Imprimir