O Arrebatamento da Igreja e a Cronologia do fim – Parte II

O arrebatamento da igreja é um mistério só plenamente compreendido quando realmente ocorrer. Quando ocorrer este evento iniciará uma série de acontecimentos, abrangendo a igreja, Israel e as nações em geral. No céu ouvir-se-á o brado de Jesus, a voz do arcanjo e a trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão. No arrebatamento será a primeira ressurreição. Apóstolo Paulo é claro quando diz que irão ressuscitar os mortos em Cristo (1 Ts 4:16). Esta será a ressurreição para a vida eterna.

Diante de tudo concluímos que aquele que há de vir virá e não tardará? (Hb 10.37). A primeira carta aos Coríntios 15.52-54 descreve os corpos que virão dos mortos em Cristo que ressuscitaram: corpos incorruptíveis e imortais, ou seja, um corpo que não será sujeito à corrupção nem a morte.

Transformação dos fiéis vivos

Em seguida ao tal acontecimento, segue a transformação dos fiéis vivos que juntamente como os ressurretos serão levados ao encontro do Senhor nos ares (1 Ts 4.17).

A recepção no Tribunal de Cristo

A igreja arrebatada terá destino em primeiro lugar ao Tribunal de Cristo, nome dado na Bíblia ao lugar onde Cristo recepcionará os fiéis com seus galardões e lauréis, isto é, premio, coroa. Note-se que este julgamento é para julgar as obras e não os obreiros.

A. O tempo

A época bíblica para este tribunal, situa-se da sequência do arrebatamento, na época também da primeira ressurreição, quando Cristo voltar para levar sua igreja. (1 Cor 4.5 Lc 14. 14; Ap 3.10).

B. O lugar

O lugar deste tribunal será nos ares, onde a igreja arrebatada encontrar-se-á com Cristo (1 Ts 4.17; Dn 7.13,22). Existem muitas divergências entres os comentaristas quanto ao local exato do Tribunal de Cristo. Tenho que para mim será na porta e nos ares. Onde me baseio na Bíblia? Na antiguidade os juízes e anciãos de uma nação costumavam julgar seus súditos e suas causas na porta da cidade. (Gn 19.1,9; 1 Sm 4. 13, 18; 2Sm 15.2).

Boaz, chamado o remidor, e mais dez testemunhas da cidade de Belém, julgaram a causa de Rute, a Moabita, na porta da cidade de Belém (Rt 4.1,2) E ali, diante desse tribunal, ela recebeu… o galardão do Senhor Deus de Israel (Rt 2.12).

Muitas coisas nas Escrituras foram escritas para nosso ensino. (Rt 15.4), pois algumas delas são sombras das coisas celestiais. (Hb 8.5), e outras são figuras das coisas do céu. (Hb 9.23). Se o nosso pensamento é acertado nesta interpretação, é evidente, embora pouco provável que o Tribunal de Cristo terá lugar ainda nos ares, especialmente na porta formosa do Céu.

Neste tribunal a base do julgamento será o serviço do crente. Será galardoado mediante a sua diligência em administrar os dons, os bens, os talentos, etc., que o Senhor lhe confia aqui na terra. (Rm 3: 23,24).

O amado irmão e Apóstolo Paulo escrevendo aos crentes de Corinto na primeira carta capitulo três, e nos versículos dez a quinze, neste texto, duas coisas estão ditas de suma importância acerca de nossas obras. (1 Cor. 3:10-15)

1. O texto apresenta dois tipos de obras que podemos estar realizando (v 12)

A Ouro, prata e pedra preciosa, símbolo de obras eficientes, firmes e permanentes. Fala do testemunho sólido, da firmeza espiritual, do trabalho realizado, da frutificação e da fé inabalável.

BMadeira, feno e palha, símbolo de obras relaxadas, inseguras e passageiras. Fala do testemunho negligente, infértil e escandaloso, da vida espiritual sem vigor e da fé mista.

Meu amado(a) que tipos de obras eu e você estamos fazendo para o Senhor? Estamos firmes, inabalável, comprometidos, integrados…?

2. O texto declara que o fogo provará nossas obras (v13).

Assim como o ourives prova ouro, serão também provadas as obras de cada um de nós. Outrossim declaramos: desde que este é um estudo de tipologia dado pelo Apóstolo Paulo dentro da escatologia, ressaltamos que o fogo neste texto é uma referência do Espírito Santo de Deus que por sua vez acompanha e incentiva cada um de nós capacitando-nos para fazermos melhor a obra de Deus. Portanto após o fogo passar nas obras de cada crente, representado pelas matérias relacionado acima, haverá um resultado preciso, as boas permanecerão e serão recompensadas, porém as inúteis se desfarão. Isto é (sem galardão).

Um dos maiores galardões que receberemos será reinar com Cristo no Milênio, perder este galardão significa não entrar no reino, entrou no céu, mas não reinou com Cristo. Jesus disse: Assim como Eu venci e me assentei no trono de meu Pai, aquele que vencer com eu venci, sentará comigo no trono. Sentar no trono de Cristo significa reinar no Milênio e depois na eternidade. Reinar significa governar, trabalhar, produzir, frutificar. Pense, se não estamos fazendo isso agora, não o faremos depois, no Céu sempre haverá movimento. Esse é um poderoso galardão que eu não quero perder! Ap. 3:21

3. O Caráter. Finalizando, consideremos o caráter deste tribunal.

Em primeiro lugar não esquecemos que no tribunal de Cristo só irá participar os crentes que foram arrebatados, portanto não tem finalidade de condenar ou punir, pois todos quanto estiverem ali são salvos e irão morar na glória, uns receberão sua recompensa no sentido de presentes, pagamentos, premio, outros não. Tudo que fazemos aqui refletirá na eternidade!

Aquele cristão que foi salvo por ter aceitado a Cristo e permanecido na fé, mas não trabalhou, não se se esforçou, nada fez para o empreendimento da obra do Senhor, não terá recompensa, ou galardão. O caráter deste tribunal é galardoador, porém sua base é nossas obras ou serviços prestados para Deus aqui na terra, um deles é ganhar vidas e fazer delas discípulos para o senhor Jesus, outro é contribuir para o reino crescer.

Quero relacionar as coroas que a Bíblia identifica a serem recebidas pelos fiéis que terão suas obras aprovadas no tribunal de Cristo.

A coroa da vida (Ap 2:10; Tg 1: 12).

A coroa da justiça (2ª Tm 4:

A coroa de glória (1ª Pe 5: 4).

A coroa incorruptível (1ª Co 9: 25)

A coroa da alegria (1ª Ts 2: 19,20; Fl 4:1).

 

A recepção nas Bodas do Cordeiro

Continua…

 

Imprimir