Maturidade na equipe

João 6:60-71 

Chegamos à definição de que equipe é um conjunto de pessoas que, juntas, interagem plenamente entre si e que todos trabalham unânimes rumo a um mesmo e único objetivo proposto. Fora disso aquele ajuntamento será um grupo que irá trabalhar de forma diferente do ideal e dessa forma não conseguirão alcançar o êxito. Para que uma equipe caminhe com êxito e conquistas, é necessário crescer no relacionamento e companheirismo, será necessário  trabalharem juntos na busca de resultados que uma vez alcançados, todos serão beneficiados, e será conquista de todos .
 
Qual a diferença entre uma equipe imatura e outra madura, sólida? Primeiro: A equipe imatura se torna um grupo com suas nuances de competição, desunião individualidade e isolamento, é cada um por sí, isso quando não formam pequenos grupos com aqueles que se preferem, pois existem identificação. É uma forma de alimentar a alma doente que gosta de competir e se isolar, ou simplesmente por se sentirem bem em viver assim, sem relacionamentos saudáveis.
 
É tão comum vermos homens e mulheres trabalhando em grupos. Por quê? Porque é mais fácil. O mundo tem en­sinado que você não pode abrir mão da sua particularidade e que sua individualidade tem que ser intocável. Logo, trabalhar em grupo torna-se bem mais fácil, visto que o trabalho em Equipe requer relacio­namento, compartilhar ideias e aceitar diferenças, coi­sas nada fáceis para a maioria das pessoas.
 
Só que, nos grupos, o esforço nunca é de todos, apenas de alguns, normalmente daqueles que se so­bressaem. A chamada de Jesus para o Seu povo não é trabalhar em grupo, mas em Equipe. Você não ouve falar em grupo de resgate, por exemplo, mas você ouve falar em Equipe de Resgate. E essa é exatamente a nossa função, somos uma grande Equipe de Resgate para os perdidos no mundo.
 
Os grupos desistem com muita facilidade, pois não têm o mesmo compromisso de uma Equipe. A Equipe que alcansa maturidade é persistente, porque trabalha por um único propósito. Quando somos Equipe, não desistimos nunca. A Equipe se esforça, o grupo, não. Quando decidimos trabalhar com a Visão Ce­lular no Modelo dos 12, foi justamente porque está­vamos cansados de realizar trabalhos em grupos que não estavam conseguindo consolidar o que Deus havia nos entregado.
 
Precisamos estar atentos para não deixar que as Equi­pes de 12 se transformem em grupos de 12 perdendo a sua maturidade. Não nos interessa ter um grupo de 12. Nosso interesse é que sejamos Equipe de 12 forte, sólida e coesa, porque na hora da crise, de uma situação difícil, a Equipe madura vence e permanece. Quando isso acontece todos na equipe crescem, conquistam e prosperam, pois estão juntos focados no mesmo propósito.
 
O que Jesus nos ensina sobre grupo e equipe?Jesus foi e é o Líder mais Ousado e Corajoso que eu e você podemos conhecer. Um dia, ao ver uma situação que poderia transformar a Equipe em um grupo, Ele disse que um dos 12 era diabo, isto é, que um dos doze estava na mesma essencia do diabo, estava debaixo da influência de um opositor. Que afir­mação terrível, mas necessária!
 
Jesus, nessa atitude, não de acusação, mas de ensino, aproveitou a ocasião para mostrar quão pa­ciente era com os 12. Naquele momento, o que a Equipe precisava era de doutrina, ensino, aprender a conviver com os 12, sabendo que existem momentos difíceis, mas que podem ser vencidos. Imagine: Jesus estava fazendo um favor à huma­nidade. Como Redentor, veio dos Céus à Terra para nos salvar, e encontrava, no meio da Equipe em treinamento, um diabo.
 
O que aconteceu com o grupo e com a Equipe?
 
Grupo:A Bíblia mostra que todos aqueles que eram ape­nas seguidores, os que faziam parte do grupo, foram embora. O grupo abandonou Jesus porque a palavra que recebeu era dura, e se tem algo que o grupo não admite é confronto, pois não estão abertos a mudanças de comportamentos, nem a mudança de maus hábitos. O grupo caminha em busca de inte­resses que gerem apenas conforto, querem apenas serem abençoados.
 
Equipe: De igual forma, a Bíblia também mostra que os que faziam parte da Equipe que estava na rota da maturidade, permaneceram. Por quê? Porque quando somos discípulos, quando entendemos a aliança de caminhar em Equipe; conhecemos a persistência, o companheirismo, a lealdade e a unidade. A equipe madura se esforça para permanecer na cha­mada, lutam para ficarem unidos no propósito, se esforçam para honrar a chamada, para honrar a aliança com o líder e com os companheiros, e apesar de ter que renunciar alguns momentos de lazer ou desacanso, avançam firmes sem vacilar visando algo muito maior.
 
A Equipe madura sabe ler o momento difícil. A Equipe sabe o valor do líder e do quanto deve buscar ser indesistível. Na Equipe consolidada na maturidade, os discípulos estão integrados e sabem passar com lealdade os momentos bons ou ruins com o líder e com a Equipe. Na verdade, esse é o verdadeiro po­tencial de caminhar em uma Equipe Madura consolidada no propósito.
 
Caminhar em Equipe. À medida que vão surgindo situações que exi­gem lealdade, fidelidade, companheirismo, obediência, perseverança, to­lerância, diligência, paciência e tantas outras coisas, vamos descobrindo quem é grupo e quem é Equipe. Na verdade, nem precisamos procurar, as pes­soas, por si só, mostram quem são, não em palavras, mas em atitudes, em gestos de amor, respeito e honra ou em gestos de desamor, desrespeito e desonra. A você, líder, cabe apenas a convicção de estar formando não um grupo, mas uma Equipe na direção da maturidade que frutifica frutos que pemanece, como está escrito em João 15:16.
 
Um dos maiores problemas que assola a nossa vida como cristãos é não atentar para a Palavra, quando diz que cada um de nós deve aprender a guar­dar o coração em Deus e se afastar de tudo que possa representar risco para a nossa caminhada como discí­pulos e como Equipe. Qualquer pessoa com a sindrome de Judas não consegue integrar-se em uma equipe, pelo contrário, tende a buscarem rotas isoladas.
 
Satanás trabalha com estratégias e entra pelas brechas que são abertas, por isso precisamos estar atentos, vigiar, pois o inimigo de nossas almas sempre vai tentar, de umaforma ou deoutra, minara Equipe e colocar outra essência no coração: impedir a maturidade e gerar a essência de grupo. O que Deus quer de nós é que sejamos discípulos que se mantêm em alerta para permanecer sempre com a casa ornada e cheia da presença de Deus.
 
O que você precisa ter em mente é que Deus chamou você para caminhar em uma Equipe que avança até chegar a maturidade e, nessa ca­minhada, você tem uma missão. A sua missão é formar um exército de homens e mulheres comprometidos e fiéis para Deus, uma gera­ção de discípulos apaixonadas por Cristo Jesus, que caminhem em Equipe, alcançando êxito. A cada um de nós, cabe apenas a convicção de que fomos chamados por Deus para fazermos a Sua obra na terra, de levarmos o evangelho da salvação ao mundo. Para que tenhamos êxito nesta chamada, precisamos nos colocar na fôrma de Deus para nos tornamos uma equipe Madura.
 
Somente quando estamos fincados plenamente em aliança permanente em Cristo, integrados no discipulado que o Mestre ensinou, integrantes na equipe dos doze, poderemos ser e ter nossa equipe madura e modelo para multiplicação e frutificação. Isso é pra mim, isso é pra você, isso é pra nós. Você pode, você está envolvido, você consegue, você é 12!
 
No amor de Cristo!
 
Apostólos Eliezer e Zenita
 
 
Imprimir