A fé em prática

Josué 6:2-5 e 16 e 20
 
Aprendemos aqui que os grandes milagres são operados por aqueles que através da fé põem a palavra de Deus em prática. Tanto no antigo testamento quanto no novo, vemos exemplos de como o povo de Deus, conseguiram realizar façanhas poderosas pondo em prática a sua fé. Grandes milagres foram operados por Homens e mulheres humildes que punham em prática a palavra de Deus, com fé simples e confiante.
 
A fé colocada em prática no antigo testamento – Josué. 6:2 ao 5 e 16 e 20
 
No ver. 2 lemos que Deus disse a Josué que Ele dera a cidade de Jericó " na tua mão". Isso, no entanto não significava que Josué e os filhos de Israel podiam ficar acomodados e espairecer enquanto a cidade automaticamente se tornasse deles. Tinha que fazer alguma coisa.
 
Deus lhes deu instruções explícitas quanto ao tomarem posse da terra que Ele já lhes dera, mas tinha que crer naquela palavra e praticá-la. A prática da palavra de Deus por parte deles era a sua fé em ação.
 
Deviam marchar ao derredor do muro da cidade uma vez por dia, durante seis dias. No sétimo dia, deviam marchar em derredor da cidade por sete vezes. Então, ao soarem os instrumentos musicais, deviam gritar.
 
Note que gritavam enquanto os muros ainda estavam de pé!  Qualquer um pode gritar depois de os muros caírem. Isso não exige fé nenhuma.         Eles, porém, punham em prática a sua fé.  "Levantaram grande grito",  e as muralhas ruíram!
 
Uns números excessivos de pessoas vivem acomodados, esperando que algo venha até elas. Estão com diferentes graus de inércia ou paralisia, com uma fé passiva, em vez de uma fé ativa, esperando que algo aconteça.  Conheci várias pessoas e temos visto isso no dia a dia. Pessoas desempregadas e com esposa e filhos, mas simplesmente aguardam alguma coisa aparecer.
 
Em muitos casos não aparece nada, porém, a não ser mais contas para pagar. Ele precisam pôr as mãos à obra. Todos nós temos certas obrigações. Não podemos simplesmente permanecer em casa e esperar até que alguma oportunidade venha até nós. Não importa o tamanho do problema, se é doença, desemprego, depressão,etc. ore e aja de acordo com a fé depositada na oração.  Se, porém, orarmos, e então agirmos com fé, alguma coisa acontecerá.
 
A fé em prática no novo testamento – Lucas 5:18-20 e 24 e 25
 
 
Enquanto Jesus ensinava em uma casa, alguns Homens de uma célula, trouxeram a Ele um amigo deles para ser curado. Esses eram amigos parteiros, companheiros da Célula, apacentadores. O homem era paralítico e estava confinado ao leito. A multidão era tão grande que os amigos do paralítico não conseguiram chegar até Jesus. Mas, em vez de desistirem, resolveram ir em frente e descobriram alguma maneira de chegar até Ele. Subiram ao telhado e, e fizeram uma abertura e desceram o enfermo no leito, diante do Senhor.
 
De quem era a fé que levou a esse milagre: do Homem no leito ou dos amigos que o trouxeram até o Senhor?   As escrituras dizem: vendo-LHES a fé… A palavra LHES está no plural. Era a fé de todos eles. Que Célula! (o líder daquela célula deve ter ministrado sobre fé).
 
Teria sido fácil para os amigos do Homem, ao verem a grande multidão que cercava a Jesus, terem sacudido os ombros, desistido, e voltado para casa, dizendo: "Pois bem pelo menos tentamos. Fizemos o melhor possível”. Mais eles não desistiram tão facilmente, sabe porque? Pessoas que crêem em Jesus Cristo de verdade não desiste nunca. Descobriram uma maneira de levar o amigo até Jesus.
 
O enfermo também demonstrava muita fé, pois poucos enfermos permitiram ser carregados até encima do telhado. Além disso, quando Jesus o mandou levantar-se e andar, não se sentia melhor. Jazia ali, tão desamparado quanto sempre. Ele poderia ter dito "levantar-me e andar? Mas Você não viu os meus irmãos da Célula me carregando para cá? Não tenho a mínima possibilidade de levantar-me. Você terá que me curar primeiro”.  Mas não respondeu assim; quando Jesus lhe ordenou que levantasse , ele começou a fazer algum movimento, e a cura veio como resultado. Se tivesse se recusado a pôr em prática a palavra do mestre, não teria recebido a cura. Mas ele agiu e recebeu!
 
A fé em Prática nos nossos dias – (Faz parte da história da igreja)
 
Nos inícios do movimento pentecostal, uma Evangelista estava ministrando a quatro pessoas de cadeira de roda, com voz muito suave, ela disse: "Levantem-se e andem em nome de Jesus”. Três destas pessoas se levantaram e andaram. A quarta disse: "Não posso andar."
 
"Os outros não podiam andar , tampouco", disse a Evangelista , "mas andaram!"
"Sei que andaram”, respondeu a aleijada, "mas eu não posso. Afinal de contas faz muitos anos que eu não ando”. E a Evangelista tinha que se afastar e deixá-la sentada ali. As outras puseram sua fé em prática, e colheram os resultados.
 
Uma das melhores definições da fé é: "Se você crê, você agirá”. Se você crê na palavra de Deus, você agirá à altura da verdade dela. Ora, a fé é a certeza de coisa que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem (Hb. 11:1). A fé é dar substância aquilo em que cremosA Fé “Fala” a Resposta
 
A fé genuína na palavra de Deus diz: ‘‘Se Deus declara que é assim – então é assim. Se Ele diz’’… por suas chagas fostes sarados (I Pe.2:24), somos sarados. Se Ele diz: E o meu Deus, segundo sua riqueza e glória, há de suprir em Cristo Jesus a cada uma das vossas necessidades (Fp.4:19), Ele o fará. Se a Palavra diz: O senhor é a fortaleza da minha vida (Sl. 27:1), é isso que Ele é.
 
Em outras palavras: a fé genuína em Deus simplesmente fala a respeito da nossa própria pessoa aquilo que a palavra de Deus diz. Possuímos aquilo que a palavra diz que possuímos. Somos aquilo que a palavra diz que somos. Se Ele diz que estamos curados – nós estamos. Se Ele diz que se importa comigo Ele se importa mesmo. Se Ele diz que se eu crer e confessar a Jesus serei salvo, se eu agir assim, serei salvo! Vc crê?
 
 
Apóstolo Eliezer
Imprimir