A Pessoa do Espírito Santo – Parte I

Atos l:8; Romanos 8:26; João 1;12
           
Hoje falaremos sobre o Espírito Santo de Deus conforme foi pregado no domingo. Vimos que segundo a Bíblia os três; Deus Pai, Jesus Cristo o Filho e o Espírito Santo são um. Entre eles não existem diferença, Eles não se divergem entre si, é como marido e mulher, quando se casam se tornam um… Em João 17:21  Jesus afirma que Ele e Deus Pai são um, na criação Deus disse, façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança…
 
Vamos dar um exemplo para você compreender melhor, vamos usar algo plausível, físico e visível. Há Leis espirituais e físicas que move aos homens, e, tudo na terra tem um paralelo com as coisas invisíveis, com verdades eternas, com coisas espirituais.  
 
O nosso governo tem três poderes:
1.     Poder legislativo;
2.     Poder judiciário, e;
3.     Poder executivo.
São três poderes, mas um só governo, assim como Deus.
 
Vejamos:
 
1.     Poder legislativo: Representado por Deus Pai. Tudo está nas mãos dEle, É Ele quem criou e hoje sustenta as leis espirituais, é Ele quem criou a estrutura para o homem viver. É claro que junto com Jesus e o Espírito Santo, Eles trabalham juntos, mas tudo é coordenado e definido por Ele, o Deus Todo Poderoso.
 
2.     Poder judiciário: Representado por Jesus. Ele é o nosso advogado, ele nos defende, ele intercede por nós. Na cruz Ele intercedeu para que fôssemos salvos… Um dia Ele virá como juiz para reger, para governar, pois seu governo é eterno e faremos parte deste governo. Ele nos representa, nos defende e nos protege através das leis espirituais que são os princípios de Deus. Existe uma constituição para os cristãos, a Bíblia. Através de Jesus temos acesso ao Pai celeste.
 
3.     Poder executivo: Representado pelo Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo é aquele que executa, é aquele que realiza e gera os resultados. Ele ouve e repassa, revela e guia a toda a verdade (princípios bíblico), Ele gera e dá vida através da Palavra de Deus na nossa vida, família, ministério, igreja e finanças.
 
O Espírito Santo se move para executar, um dia disse Deus na criação, haja luz, e houve luz… Quando você fala em linha com a Palavra de Deus, o Espírito Santo se move… (Genesis 1:1-3).
 
Veja que tremendo:
·        Deus Pai esta nos céus assentado no Seu trono de autoridade, soberania e poder;
·        Jesus Cristo está assentado a Sua direita intercedendo por nós, governando…;
·        O Espírito Santo está na terra agindo em nossa vida e igreja.  Deus dá aos seus filhos enquanto estes dormem, pois estes creram, falaram e agiram segundo a Sua Palavra, assim o Espírito Santo se move e os resultados aparecem.
Quem é o Espírito Santo?
–  É Deus na terra morando em nós;
–  Está na terra para ajudar a Igreja. É Ele que te ajuda nas orações, te aperfeiçoa…
–  Ele é uma pessoa, pois Ele se entristece e também se alegra;
–  Ele geme por nós, a fim de nos ver curados, libertos e salvos;
 
É impossível ter uma experiência com o Senhor Jesus sem Ele.  Ele é quem nos convence do pecado, do juízo, da justiça e do inferno; Ele nos guia a toda verdade, Ele gera genuíno arrependimento em nós, Ele nos ajuda a perdoar, nos anima, atua na libertação, cura as feridas, etc. A Bíblia diz que todos nós pecamos e por causa disto ficamos separados de Deus, mas Jesus veio e pagou o preço do nosso pecado lá na cruz do calvário, dando a cada um de nós através da ação do Espírito Santo, a opção de se arrepender e ser salvo. (Rm 3:23; 6:23)
 
Se você nunca pediu a Jesus Cristo para entrar em seu coração, este é o momento. Trata-se do passo mais importante que uma pessoa pode dar em sua vida. Quando uma pessoa faz a oração de entrega com sinceridade, estará pronto para começar uma nova vida no Espírito Santo. (Romanos 10:8-10)
 
Somos hoje inteiramente dependentes do Espírito Santo. Ele é tudo na nossa vida, Ele é tudo de mais importante na terra que você tem. Jesus prometeu e Deus o enviou para que você pudesse ter conhecimento, poder, comunhão, unção, alegria, consolo, descanso, direção, orientação, revelação e vida plena. Jesus pagou o preço da nossa libertação e salvação e o Espírito Santo revela esta verdade em nosso coração, Jesus disse, conhecereis a verdade e a verdade te libertará. (João 8:32,36)
 
Quando cremos e recebemos a Jesus Cristo como Salvador, como o messias enviado de Deus para nos remir dos nossos pecados, quando o confessamos como Senhor e salvador da nossa vida, recebemos o Espírito Santo, Ele nos dá poder para sermos feitos filhos de Deus. Ele está esperando para começar um relacionamento que mudará para sempre a sua vida. Mas cabe a você fazer o convite para Jesus entrar em seu coração. Uma vez feito, o Espírito Santo vai revelar em você a Deus Pai e a Deus filho, Jesus. Isso fará de você uma nova pessoa.
 
Ore comigo: Senhor Jesus, confesso que sou um pecador. Creio que o Senhor é o filho de Deus e que derramou o Seu precioso sangue na cruz por mim. Perdoe os meus pecados. Purifique o meu coração de toda injustiça. Senhor Jesus, eu te recebo como meu Senhor e Salvador, eu entrego a minha vida a ti. Agradeço ao Senhor por salvar-me agora dando-me a vida eterna. Amém. Continua…
 
Compartilhar: Fale daquilo que Deus hoje, através desta Palavra falou com você. Dê um testemunho do Fruto Fiel e do culto realizado a Deus no sábado pelo aniversário da Apóstola. E você que entregou sua vida a Cristo hoje, o que você está sentindo em seu coração?
 
No amor de Cristo!
 
 
Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira
Imprimir