Tema: Requisitos para uma liderança eficaz

Fonte: Apóstolo Fabio abudd
 
Romanos 13: 1 Todo homem esteja sujeito as autoridades superiores, porque não há autoridade que não proceda de Deus; as autoridades que existem foram por ele instituídas.
 
Uma liderança eficaz é o resultado de uma soma de características impressas por Deus no caráter daqueles que o Senhor escolhe para estarem a frente de sua obra. Deus para realizar seu trabalho na terra, usa sempre o fator humano, escolhendo e preparando pessoas nas quais Ele imprime o Seu caráter e as reveste de Sua autoridade para que exerçam uma liderança eficaz.
 
Foi o que Jesus fez, escolhendo dentre os seus discípulos, doze homens aos quais Ele amou, ensinou, treinou e posteriormente os ungiu com O Espírito Santo (Jo 20:22 ), revestindo-os de toda virtude necessária pra que pudessem cumprir eficazmente a missão que lhes estava proposta : Evangelizar e fazer discípulos de todas as nações da terra.
 
Hoje vamos estudar alguns requisitos necessários a formação de uma liderança de gere o resultado desejado por Deus.
 
1 – Reconhecer o chamado Divino
 
Como Jesus conseguiu que doze pessoas tão diferentes, sem formação, posição social, ou status financeiro, pudessem vir a se tornar colunas do Cristianismo mundial? A resposta é: Estas pessoas entenderam que haviam sido escolhidas por Deus para a missão de pregar o evangelho e se entregaram ao processo de treinamento que esta missão haveria de requerer.
 
É impossível treinar pessoas que ainda não entenderam que Deus as quer como líderes. Cada pessoa na igreja deve ser convencida de que foi chamada por Deus ao ministério, pois só depois desta obra feita pelo Espírito Santo em seu espírito, é que poderão assimilar o ensino e as características espirituais de um bom líder.
 
Cabe aos que já são líderes conscientizar os mais novos de que toda pessoa que chega a igreja foi escolhida por Deus para liderar, mas neste processo de convencimento, cabe aos novos serem sensíveis ao Espírito Santo. Esta sensibilidade só será achada naqueles que realmente nasceram de novo e buscam se santificar.
 
Como líderes podemos ensinar e estimular todos ao ministério, mas o despertamento ao exercício do amor e da liderança, é uma obra exclusiva do Espírito Santo, porisso devemos também orar pra que Deus levante ceifeiros para sua seara. Em resumo, só Deus pode levar pessoas a desejarem por amor, a posição de líderes.
 
Todos são chamdos, mas pergunte entre os presentes quantos tem certeza que foram chamados por Deus para serem líderes?
 
2 –  Fluir no dom do amor
 
A todos quantos Deus chama, Ele também capacita, equipando os santos com dons e autoridade. Dentre toda instrumentalidade dada por Deus à um líder, o dom mais importante é o amor. O amor é o alicerce seguro de qualquer liderança ministerial, o amor é o único fundamento permanente, sobre o qual se possa construir um ministério. Existem lideranças desprovidas de amor, que se apoiam apenas em carismas e em outras motivações, mas elas não são perfeitas, nem duradouras. O amor é a única motivação correta para que sirvamos a Deus e façamos discípulos que também venham a amar e servir a Deus. Se você quer ganhar vidas pra Jesus, peça em oração a capacidade de amá-las como Jesus as ama.
 
3 –  Quebrantamento
 
É um nível de entrega e despojamento ao qual Deus nos leva para que sejamos capazes de negar-nos a nós mesmos, não fazendo a nossa própria vontade, mas sim a do Pai.
A unção é fruto de quebrantamento. Foi no lugar chamado Getsêmani, que quer dizer prensa de azeite, em que Jesus chegou ao ápice de seu quebrantamento, dizendo em face da morte; Pai não seja feita a minha vontade, mas sim a tua.
 
Líderes quebrantados são aqueles que estão sempre prontos a renunciar a seus projetos pessoais em favor dos propósitos de Deus. A estes Deus sempre poderá usar de forma poderosa e eficaz. Jesus diz em João 12: 24 Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica só, mas se morrer produz muito fruto. Todo líder de multidões precisa decidir morrer pra si mesmo e para as paixões deste mundo.
 
4 – Compromisso
 
A grande maioria das pessoas que trabalham na obra de Deus, o fazem de forma voluntária, os remunerados são poucos. Precisamos estar muito atentos de que o fato de servirmos por boa vontade, não nos dá em hipótese alguma o direito de sermos descomprometidos, omissos ou negligentes nas coisas de Deus. A Bíblia diz: Maldito será aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente. Se somos zelosos e diligentes na busca por nossos próprios interesses ( família, trabalho, finanças ), por que não tratarmos assim também as coisas Sagradas?
 
Deus não pode usar pessoas ausentes e irresponsáveis, pois a estes ainda falta o temor. Todos são livres para fazerem de suas vidas o que quiserem, mas ninguém jamais será livre das consequências de suas escolhas. Decida ser um líder comprometido e zeloso no ministério e o Senhor te exaltará e recompensará grandemente.
 
5 – Determinação e fé
 
Uma liderança eficaz só pode existir como resultado de um sentimento: Vontade de agradar a Deus. Em muitas de suas parábolas Jesus nos ensina como é importante termos um desejo ardente e bem definido, por qualquer benefício espiritual. Nada poderá começar em sua vida, se você não tiver vontade de que isto comece, mas também nada será concluído, se no meio do caminho você for roubado da vontade de terminar. Quantas pessoas começam algo, mas não terminam (um curso, um regime, um tratamento médico, uma consolidação, um família feliz).
 
A verdadeira fé pode ser traduzida como a resoluta vontade de se receber algo de Deus. Sem perseverança e fé é impossível agradarmos e servirmos a Deus satisfatoriamente, mas se o fizermos, alcançaremos a promessa e seremos chamados Servos do Altíssimo. Não há nesta vida maior alegria do que nos sentirmos úteis à Deus. O chamado à liderança é uma honra e um privilégio.
 
Entre bilhões de pessoas, você foi chamado para ser um líder, dedique-se integralmente a este chamado e você verá sua vida sendo revestida da Glória de Deus e seu ministério de uma Sobrenatural abundância de frutos.
 
Ministração: Na sua reunião de doze diga a eles que se ajoelhem e orem com fervor a Deus, pedindo a revelação de seu chamado, o dom do amor, um coração quebrantado, compromisso com Deus e determinação na obra do ministério, neste mesmo momento vá orando impondo as mãos e ungindo-os para que sejam desatados na conquista em todas as áreas. Ao final ore e profetize sobre eles todas estas virtudes e a unção para uma liderança Santa, zeloza, prospera, unida e Eficaz.
 
Atenção : Este discipulado coletivo é direcionado também aos doze da 3ª e 4ª gerações, portanto estes deverão ter acesso a este conteúdo, reunindo-se com seus lideres.
 
Deus os abençoe e multiplique extraordinariamente.
 
Aps. Fábio e Claudia Abbud.
 
 
Amamos vocês. Aps Eliezer e Zenita Moreira
Imprimir