Consolidação

Efésios 4:11-16; João 15:16

O verbo “consolidar” significa sustentar, firmar, tornar sólido, seguro ou estável, fortalecer, transformar. Na igreja do Senhor Jesus, é dar atenção aos novos crentes em Cristo até ao momento em que eles tenham maturidade suficiente para não serem enganadas com falsas doutrinas, até que estejam firmadas no que aprenderam sobre Jesus para que a partir daí, entrem em um novo nível de conhecimento e treinamento em um discipulado dinâmico e crescente.

Este texto de Efésios revela que a função dos ministérios é dar base consolidando, dando conhecimento e treinamento aos discípulos para que estes sejam pessoas maduras e frutíferas.

Algo importante: A consolidação com qualidade na vida do novo convertido só terá êxito se estivermos consolidados na Palavra, no procedimento, na família, nas emoções, sentimentos,  ministério e no caráter.

A consolidação é algo que faz parte de todas as áreas da nossa vida, pois já aprendemos que  consolidar é dar solidez. Portanto preciso consolidar minha vida espiritual, familiar, ministerial, profissional e financeiro. Isso envolve tudo, minha vida com Deus, com meu cônjuge onde a área sentimental é alcançada ou ter solidez nas minhas emoções enquanto aguardo a pessoa ideal que será pelo Deus verdadeiro enviada na minha direção, a formação da minha equipe dos doze e depois de formada, ela precisa ser consolidada na maturidade e unidade.

Tudo na nossa vida precisa de solidez, de firmeza, de maturidade. Caso contrário estaremos retidos em galgar conquistas relevantes na nossa história de vida nestas áreas citadas na qual Deus nos concedeu o chamado para vivê-las integralmente.

Toda conquista sem base se perde

Vejamos os textos abaixo que relatam a busca pela consolidação em alguma área ou situações:

Efésios 4:15,16 diz:  Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidadopelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

II Reis 15:19 diz:  Então, veio Pul, rei da Assíria, contra a terra; Menaém deu a Pul mil talentos de prata, para que este o ajudasse a consolidar o seu reino. (Tornar sólido, firme, forte aquele reino).

Apocalipse 3:2 diz:  Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. (Isto é, antes que morram, consolida-os, para que vivam e não percam a salvação).

II Cr 24:13 diz: Os que tinham o encargo da obra trabalhavam, e a reparação tinha bom êxito com eles; restauraram a Casa de Deus no seu próprio estado e a consolidaram. (Isto é: Concluíram, consolidou-se o trabalho, tiveram bom êxito). Você precisa consolidar àquilo que Deus lhe deu para fazer!!!

Sl 65: 5,6 diz: Com tremendos feitos nos respondes em tua justiça, ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra e dos mares longínquos; que por tua força consolidas os montes, cingido de poder; (Esperar em Deus nos dá firmeza como firmes estão os montes, pois estes foram consolidados por Ele para não serem abalados). Aleluias!

O Senhor quer que ossos frutos sejam consolidados. Jesus disse em João 15:16: Eu vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça…”

Para Jesus, não basta apenas ir (“que vades”) nem apenas dar fruto (“deis fruto”), Jesus também quer que o Fruto permaneça. O desejo do coração de Jesus é a permanência do fruto. O fruto que permanece é o sucesso de uma verdadeira Consolidação. Precisamos efetuar uma Consolidação com boa qualidade, com responsabilidade e amor, pois temos evangelizado, temos discipulado, mas também temos visto muitos frutos que não permanecem. Isto é triste.

Se isto acontece, é por que estas pessoas não estavam consolidadas adequadamente. Vamos deixar o amor de Deus fluir através de nós para fecharmos a “porta de saída” da Igreja e abrirmos cada vez mais a “porta de entrada”, pois as vidas são importantes para Deus e para nós. Vamos nos deleitar ao ver muitas famílias sendo resgatadas do império das trevas e trazidas para o Reino da Luz. É por isso que Jesus te alcançou primeiro, pois Ele sabe que pode contar contigo nessa caminhada!

Vamos citar apenas dois passos simples para que os nossos frutos permaneçam:

1.    Devemos receber bem as pessoas – Romanos 15:7 diz: “Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.”

Acolhei-vos uns aos outros é uma ministração de conforto, e um incentivo a viver uma vida com segurança. O acolhimento aos “visitantes” é o primeiro passo para o processo de darmos frutos que permanecem. Esse acolhimento é feito nos Cultos de Celebração e nas Células, eventos, etc. Quem convidou o visitante para o evento da igreja é o primeiro responsável por cuidar dele ou transferir ao líder para que este o faça. Deus coloca em nossas mãos as pessoas e Ele espera que cuidemos delas e que as ajudemos a se firmar na vida espiritual.

2.    Devemos ter boa vontade – II Coríntios 12:15 diz: Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma…”

A Boa vontade se refere ao encargo, à consciência de que cada pessoa precisa receber os fundamentos da Fé, ser conduzida ao Encontro, ao Batismo nas águas, ser integrado na célula, etc. A boa vontade faz com que consigamos conduzir cada pessoa a esses passos de preparação, para desfrutarem das Bênçãos de Deus, tornando-se um fruto que permanece. “Me gastarei” trata-se de pagar um preço: gastar esforço e tempo, “Em prol das vidas  por amor ao Senhor e ao próximo” Isto significa compaixão.

Consolidar uma vida exige amor, oração, disposição para guerra espiritual e perseverança. Deus gastou tudo, Ele deu até Seu Único Filho para te alcançar, te consolidando no amor, na fé, na perseverança e esperança de uma vida que vale a pena viver, uma vida eterna. Amém!

Apóstolo Eliezer