A bênção de Obede-Edom

 


Texto: I Crônicas 13
 
A Arca da aliança de forma bem específica simboliza o Senhor Jesus, mas de uma forma genérica podemos dizer que a Igreja é a arca hoje. Deus falava com Moisés do meio das asas dos querubins da Arca; hoje Deus fala através da Igreja. A  Arca trazia a presença de Deus, hoje é a igreja que traz ao mundo a presença de  Deus através de Jesus. Quando recebemos a igreja em nossa casa, estamos recebendo a Arca de Deus, a Arca da Aliança e assim somos abençoados.
 
Baseados em Hebreus 9:4, havia três coisas na Arca da Aliança: 
  • A primeira era a vara de Arão que floresceu, que simboliza a ressurreição e a nova vida. Nós somos a nova criação que foi gerada em ressurreição. 
  • A segunda coisa era o Maná que simboliza o pão do céu. Hoje a Igreja é o lugar onde o pão do céu é servido. 
  • A terceira coisa eram as tábuas da lei que simbolizam a revelação de Deus. A Igreja é hoje o lugar onde a revelação do mistério de Deus, escondida em Cristo é proclamada ao mundo.
 
Por isso tudo dizemos: receber a Igreja é receber a arca de Deus, isto é: a presença de Deus.
 
Em I Crônicas 13 temos a história do dia em que Davi tentou trazer a Arca para Jerusalém em um carro de boi, mas o resultado foi desastroso. Uzá tocou na arca e morreu. Certamente Davi perguntou quem gostaria de receber a arca em sua casa. Mas quem teria coragem de levar para dentro de casa algo tão perigoso? Hoje temos muitas células espalhadas pela cidade. Receber uma célula em casa é receber a Arca de Deus.
 
Obede-Edom recebeu a arca em sua casa e por ela, a sua família e tudo o que possuía recebeu a bênção de Deus.
 
1. As coisas de Deus nunca são neutras
 
Para Davi e seus soldados a Arca foi maldição, mas para Odede Edom foi bênção. O que determina se algo de Deus será bênção ou maldição é a nossa atitude. A ceia é uma bênção, mas na Igreja de Corinto muitos estavam doentes e até já haviam partido por participar dela de forma indigna e negligente (I Cor. 11:17-34).
 
2. Obede-Edom se dispôs a receber a arca correndo riscos
 
Sempre há muitas desculpas para não se servir a Deus. Uns poderiam dizer que tinham filhos pequenos que poderiam encostar na Arca, outros talvez dissessem que eram sonâmbulos e poderiam tocar na arca dormindo. A Bíblia condena a mentalidade de voluntário, mas abençoa um coração voluntarioso para servir.
 
3. Obede-Edom pagou o preço para ter a arca em casa
 
Certamente toda a rotina da família teve que ser alterada.
• Ele recebeu a arca como quem recebe o próprio Senhor.
 
Jesus disse:
Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. Mt. 10:41
 
Quem recebe uma célula como quem recebe a arca da aliança receberá o galardão e a bênção que está sobre a arca.
 
O anfitrião é o guardião do ambiente da célula. É função do anfitrião produzir um ambiente propício para o fluir de Deus e agradável para os irmãos. Durante as reuniões da célula, não deve haver televisão ligada na sala ao lado, e nem outra reunião paralela (exceto a célula de crianças). O anfitrião deve zelar para que nada atrapalhe o bom andamento da reunião.
 
Obede-Edom certamente evitava se ausentar de casa para que ninguém tocasse na arca indevidamente. O anfitrião deve evitar a todo custo estar ausente no dia da reunião. É desagradável ir a uma casa onde o dono não está presente.
 
• Obede-Edom não entregou a casa e saiu, antes ele ficou ali para cuidar da arca. Há anfitriões que entregam a sua casa, mas não participam da célula. Isso é tomado pelas pessoas como indiferença e contrariedade.  Os donos da casa devem ser mais do que sorridentes e simpáticos; eles devem participar ativamente da célula. Uma coisa é deixar usar a casa para uma reunião da célula e outra coisa é ter o ministério de anfitrião. Ceder a casa é coisa de voluntário, mas receber a arca é para quem tem ministério.
 
4. Obede podia receber a arca porque era um levita (I Cro 26:1-4)
Ser anfitrião é um ministério. Somente aqueles que compreendem que são sacerdotes podem receber a arca.
Davi queria trazer arca para Jerusalém. Esse era o mover de Deus. Isto Cada anfitrião deve entender que está desempenhando um ministério diante de Deus, e não meramente cedendo a sua casa para uma reunião. Todavia, deveria acontecer da maneira correta. A Arca não pode ser trazida por carros de boi, mas um levita deve recebê-la e cuidar dela. O anfitrião é uma peça chave na multiplicação da célula, assim como os levitas eram a chave para trazer a arca.
 
Se as pessoas que forem a uma célula não se sentirem à vontade, aquela célula jamais prosperará! Por isso, o anfitrião deve ser amável, hospitaleiro e receptivo, mantendo sempre um sorriso aberto para todos.
 
5. Obede-Edom era um levita submisso ao rei
Os exageros ocorridos na célula devem ser corrigidos pelo líder e não pelo próprio anfitrião. Se o anfitrião tem algo a reclamar sobre qualquer coisa, desde a intimidade exagerada de algum irmão na casa,ou danos causados nos móveis, etc., deverá fazê-lo ao líder, à parte, e nunca na frente do grupo. Cabe ao líder corrigir os problemas. Quando o próprio líder for o anfitrião, caberá ao auxiliar desempenhar esse papel.
 
6. A Bênção de Obede-Edom é a bênção do anfitrião
Onde a Arca está ali sempre será um lugar abençoado. A Palavra de Deus diz que o Senhor abençoou a casa e tudo o que ele tinha. A bênção do anfitrião é a bênção da prosperidade e riqueza. Nenhum anfitrião ficará mais pobre ou terá prejuízo com a arca. Se ele acolher a arca com o coração alegre ele receberá a bênção de Obede-Edom. Eliseu abençoou uma mulher estéril com um filho por causa de sua hospitalidade (II Rs. 4:8-15). Se a Sunamita soubesse que receberia uma bênção tão grande por ter feito algo tão pequeno (recebido o profeta em casa) ela o teria feito muito antes.
 
Jesus disse que aquele que recebe o profeta na condição de profeta receberá o galardão de profeta. Mas e aquele que recebe o corpo de Cristo como se fosse o próprio Cristo? Qual será o seu galardão. O verdadeiro anfitrião recebe a igreja como se fosse o próprio Cristo, afinal a Arca é Cristo, mas também é a igreja.
 
Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade (Rm. 12:13).
Seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra (I Tm. 5:10).
Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos (Hb. 13:2).
Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração (I Pe. 4:9).

 

 

Imprimir