A importância da família

 

Texto: “Então o Senhor Deus declarou: “não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gn 2.18)
 
A família é projeto de Deus e vivemos dias em que esta família, tem sido terrivelmente atacada por todos os lados, em nome de uma modernização da sociedade. Porém, a família é à base da sociedade que só será sadia através dos princípios de Deus praticados dentro da família. O Salmo 127.1 diz: "Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção". São os princípios Deus contidos em sua Palavra que trará cura e restauração para a família.
 
O Salmo 128 deixa bem claro que, aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, será próspero e terá uma família próspera e estável e verá a sua descendência. Vale a pena ter a nossa família sendo conduzida pelos caminhos do Senhor. Precisamos lutar incansavelmente por uma sociedade sadia, e é a igreja que tem esse papel fundamental, fazer discípulos curados que se tornarão agentes influenciadores dentro da família. Através de famílias sadias, a sociedade será sadia.
 
Medidas que precisamos tomar como agentes influenciadores:
 
Preservar e proteger: isso fala de mantermos nossas armas levantadas abrindo guerra contra todo tipo de ameaça contra a nossa casa. Durante a nossa vida, encontraremos pessoas com conceitos totalmente diferenciados dos nossos. Isso ocorre através de influências externas, como, por exemplo, pela mídia falada, escrita ou televisiva.
 
Valorizar a família: Depois da nossa salvação a família é a maior dádiva de Deus para nossa vida, há um propósito eterno para cada um de nós estabelecido no relacionamento familiar. A família é a célula principal, portanto requer maior atenção. Não se deve maltratar o cônjuge e os filhos. Porém, quando a pessoa tem uma alma desprotegida, o cônjuge e os filhos são, justamente, os que mais sofrem. Devemos ser educados, honrar e ser cordiais primeiro com os de casa, tudo começa na família, o que acontece com os de fora deve ser reflexo daquilo que vivemos dentro de casa.
 
Defender os valores familiares, como: Amor, comunhão, perdão, aceitação, companheirismo, compreensão, valorização, respeito, honra, etc. É na comunhão familiar que nosso caráter é formado. É na família que somos aceitos, valorizados, amados e onde aprendemos o valor da vida.
 
Buscar modelos sadios: Esses modelos estão contidos na Bíblia e também através na liderança que se tornou modelo. No discipulado formamos o modelo de Cristo nas pessoas, reproduzimos aquilo que somos. Precisamos estar curados m nossa alma e reproduzir Cristo em nosso estilo de vida.
 
Exercer o ministério da reconciliação; se arrependendo, perdoando, exercendo a humildade no papel de servo. Nossa função de servos começa dentro de casa, nosso ministério começa na família, precisamos viver esta verdade. Precisamos exercer nosso sacerdócio para cura das feridas emocionais e da auto-imagem. Se um cônjuge não sabe proteger a alma do outro, não possui condições de proteger a alma de mais ninguém, desta forma os filhos estarão desprotegidos e vulneráveis aos conceitos do mundo.
 
Podemos concluir que a família é o maior projeto de Deus na terra, é uma instituição que precisa ser defendida e protegida, não podemos permitir a sua destruição, pois foi idealizada pelo próprio Deus e por Ele defendida. Sabemos que o maior alvo do diabo é a família e esta não será destruída, pois o próprio Deus a defende e Ele o faz através da nossa vida.


Os princípios da Palavra de Deus são fundamentais para preservação e restauração familiar e com certeza vamos utilizar, pois este é o propósito do Senhor.
Imprimir