Remindo o Tempo

 


Efésios 5:15-16
 
Ministração feita nas gerações.
 
O tempo é um precioso recurso dado por Deus e que nunca se repete. Nós precisamos ser muito cuidadosos para remir o tempo, ou seja, fazer o máximo possível dentro do tempo que dispomos.
 
Mateus 6:34 – “Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.
 
Como cristãos nós deveríamos viver cada dia com se fosse o último. Precisamos aproveitar cada dia com um senso de propósito e direção. O tempo é como uma estrada na qual jamais vamos passar novamente. Por isso precisamos aprender a organizar e usar o nosso tempo a fim de que as nossas prioridades sejam alcançadas. Isto significa que eventualmente nós precisaremos tomar difíceis decisões sobre quais coisas devemos aplicar o nosso tempo.
 
Pode ser que tenhamos que evitar ver um filme, ir a um passeio ou jogar a uma partida de futebol em razão das nossas prioridades, daquilo no qual Deus deseja que apliquemos o nosso tempo.
           
Nós teremos também que fazer escolhas, por exemplo, entre ajudar uma pessoa ou ir a um trabalho da igreja. Se nós buscarmos a Deus ele tornará claro para nós a forma como devemos gastar o nosso tempo. De fato o Espírito Santo nos guiará em toda a verdade. Ele, portanto, nos guiará em como aplicarmos o nosso tempo.
 
A história do lenhador; A lição é muito óbvia: nunca pense que o tempo gasto em oração, estudo, jejum, meditação ou adoração seja uma perda de tempo. Muitas vezes trabalhamos mais quando descansamos e caminhamos mais distante quando simplesmente permanecemos parados. O tempo gasto amolando machado reduz o esforço e redime o tempo, tornado-nos portanto muito mais eficientes.
           
Devoradores de tempo:
a)   Indecisão.
 
Decisões sempre deverão ser feitas em qualquer nível de liderança e elas sempre envolverão algum tipo de risco. Líderes, portanto devem enfrentar os riscos e tomar as decisões da melhor forma possível.
 
Procrastinação (deixar para amanhã o que pode ser feito hoje ) é um dos principais ladrões de tempo e lamentavelmente uma falta comum na maioria de nós. De fato os maiores jugos do trabalho são justamente aquelas coisas que nós deixamos para amanhã. Se um trabalho é demasiadamente difícil, a melhor alternativa é dividir a tarefa em subtarefas menores e mais fáceis de serem realizadas.
           
Procure estabelecer as linhas mestras de trabalho, e procure segui-las criteriosamente. Há uma urgência em Deus e tal senso de urgência também deveria permear nosso trabalho. Porém, não caia no outro extremo de querer todas as coisas feitas em um mesmo dia. Faça apenas aquilo que foi proposto e que afinal é possível e necessário.
 
b) Falta de Planejamento.
 
Muitos homens de Deus parecem nunca estarem bem certos sobre o que eles deveriam estar fazendo naquele momento. Por isso é útil escrever uma lista daquilo que deve ser feito em ordem de importância e prioridade. Depois planeje o trabalho em uma base diária, semanal ou mensal, estando certo de não passar para outra atividade até que tenha sido adequadamente realizada.
c) Falta de Organização.
 
As vezes acontece de você não poder achar algo quando precisa? Esse tempo gasto procurando (e talvez nem encontrando) foi um tempo completamente desperdiçado. A sua mesa parece mais um amontoado de papel depois de um vendaval? Procure de uma forma prática organizar as coisas para que você possa trabalhar. O tempo gasto organizando vai economizar muito tempo depois.
 
d) Indisciplina.
 
Muitos começam algo e nunca terminam, mudam de prioridade o tempo são desviados do trabalho, nunca se concentram no que fazem, interrompem o trabalho por qualquer cafezinho ou ficam conversando falando sobre nada de importante com alguém por horas.
 
Tudo isto é sinal de indisciplina, a campeã dos destruidores de tempo. Há inúmeras causas para alguém ser indisciplinado, mas talvez a mais provável seja a complacência com o corpo e a busca de conforto e prazer.
 
Os homens de Deus tem uma tarefa dada por Deus, eles portanto precisam disciplinar suas vidas para que a tarefa seja atingida com sucesso. De fato deveríamos ter um orçamento do nosso tempo como fazemos com nossas finanças. Veja se não está gastando muito tempo com coisas sem valor ou tentando comprar algo caro como se fosse pechincha.
 
e) Ocupação Excessiva.
 
Esta é muitas vezes a causa de se alcançar tão pouco. Na raiz desse problema está a incapacidade de delegar atividades a outros. Precisamos avaliar o que pode ser feito tão somente por nós e o que poderia ser feito por outros. Outras vezes é a incapacidade de dizer “não ”, que nos sobrecarrega de trabalhos que outros poderiam fazer.
 
Se, porém, tudo o que estamos incumbidos somente pode ser feito por nós, é melhor estabelecer o que é prioritário e adiar o que é menos importante. É desnecessário dizer que a excelência naquilo que fazemos é melhor do que a quantidade.
 
f)   Estar Ocupado Fazendo Nada.
 
Freqüentemente lideres gostam de parecer estarem muitos ocupados com o objetivo de valorizarem o que fazem ou de evitarem que alguém lhes dê uma atividade, ou mesmo de buscarem a admiração das pessoas. Normalmente em tais situações encenam fazer muito mas não fazem quase nada.
 
A atividade não é um fim em si mesma, o alvo é realizar a vontade de Deus. Quando fazemos algo sem objetivos estamos definitivamente perdendo o nosso tempo.
 
g) Preguiça.
 
Precisamos ser firmes contra a preguiça e a ociosidade. Deus nos tem confiado uma obra tremenda e a salvação de muitos depende da nossa diligência. Quando encaramos a preguiça como um fruto da carne fica mais fácil sermos mais rigorosos em nossa conduta
 
h) Pânico.
 
Isto frequentemente acontece quando as dificuldades e os problemas parecem assolar-nos. O que devemos fazer em tais circunstâncias é parar, relaxar, respirar fundo e colocar o problema diante de Deus em oração.
Confessar a palavra nos trará bastante força e vigor em tais situações. Uma vez que vemos a situação com mais clareza e fé, poderemos tomar as decisões mais apropriadas.
 
i) Interrupções.
 
Você já percebeu como o telefone a campainha tocam quando estamos fazendo algo importante ou urgente? É útil separarmos algum tempo durante o dia onde podemos trabalhar sem perturbações. Isto pode significar ter de tirar o telefone do gancho por algum tempo.
 
Porém lembre-se que nada acontece por acaso em sua vida como uma pessoa de Deus. Jesus nunca parecia ficar perturbado com as interrupções ou pedidos de ajuda. Mesmo desagradáveis, tais interrupções podem ter sido causadas pelo próprio Deus.
 
Quando acontecer uma interrupção convém perguntar: “porque Deus está permitindo que esta pessoa ou situação venha até mim ?” ( Ef. 2:10 ).
 
k) Televisão, Vídeo e Música.
 
Estas coisas podem ser ferramentas úteis para relaxamento e lazer, mas precisamos ser cuidadosos. Muitas pessoas gastam grande parte do seu tempo dando atenção demasiada a estas coisas. Isto pode se converter numa grande perda de tempo. Devemos fazer a obra de Deus em primeiro lugar e deixar que tais coisas ocupem o menor espaço possível em nossa rotina.
 
Formas de Disciplinar o Nosso Tempo
 
1)   Conhecendo a nós mesmos.
 
Somente nós sabemos como e em que circunstâncias podemos render todo o nosso potencial. Alguns precisam ficar a sós para trabalhar; outros precisam de companhia e ainda outros necessitam que alguém lhes cobre o desempenho. Enfim, procure descobrir aquilo que melhora o seu desempenho programe-se com base nessas características.
 
2)   Estabelecendo sequências de prioridades.
 
Normalmente nós somos incapazes de investir energia e concentração em coisas secundárias se aquelas primária e mais importantes estão gritando por nossa atenção. Uma forma simples de aproveitar o tempo é fazer uma lista por ordem de prioridade.
 
3)   Organizando o tempo em blocos.
 
Isto permite administrar o nosso tempo mais eficientemente. Tente por exemplo, dividir seu trabalho em três blocos: manha, tarde e noite. Depois decida o que você fará em cada um deles. Para fazer de uma forma prática nos temos que nos habituar com o uso de uma agenda.
 
4)   Mantendo uma rotina regular.
 
Naturalmente quando isso for possível. Separe blocos de tempo em alguns dias para fazer certos trabalhos, por exemplo: tempo de oração e leitura, preparação de uma palavra para ministrar no grupo, visitação, descanso etc.
 
5)   Planejando com antecedência.
 
Um planejamento com antecedência possui inúmeras vantagens. Em primeiro lugar ele nos permite organizar o nosso trabalho em função de nossas prioridades. Em segundo lugar permite que nos preparemos com antecedência para aqueles compromissos que exigirão de nos maior preparo. Além disso, quando nos conhecemos e sabemos de nossas debilidades, podemos preparar de antemão um meio de evitar a desmotivação que eventualmente nos acomete. Obviamente tal planejamento só é possível se seguimos criteriosamente nossos compromissos.
 
6)   Começando cedo.
 
Podemos produzir muito mais levantando cedo. Isto porque nossa capacidade de concentração é muito mias alta nas primeiras horas da manhã e além são menores as chances de interrupção.
 
7)   Aprendendo a concentrar-se.
 
Um grande problema para muitos líderes é a sua reconhecida capacidade de se concentrarem em uma atividade. Muito tempo é perdido em divagações e devaneios. Evite tudo que possa distrair sua atenção.
 
8)   Delegue tarefas aos outros.
 
Nós jamais deveríamos fazer aquilo que os outros devem realizar. Reserve para si mesmo somente aquelas tarefas de sua exclusiva atribuição ou que os outros não poderiam realizar.
 
9)   Avaliando o próprio desempenho.
 
            De tempos em tempos precisamos honestamente avaliar o nosso desempenho com critérios práticos, mensuráveis e realistas. Após tais avaliações seguem-se períodos de grande produtividade.
 
10) Prestando relatório.
 
Mesmo que não haja tal obrigação, estabeleça como estilo de trabalho uma periódica de relatórios. Isto pode servir a outros propósitos, como por exemplo motivar a sua equipe, mas também, é uma forma de vigiarmos nosso desempenho e produtividade. Se temos gastado muita energia com pouco resultado, pode ser que estejamos perdendo o nosso tempo.
           
  
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1.      Fale sobre como você tem gasto o seu tempo no dia-a-dia.
2.      Em sua opinião, o que é perda de tempo?
3.      Em seu dia-a-dia, quais os maiores roubadores de tempo?
4.      Que você pode fazer para minimizar a perda de tempo?
5.      Você é uma pessoa, mais concentrada ou mais distraída?
6.      Que você acha interessante para adotar como forma de disciplinar o seu tempo?
 
 
 

 

 

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