As conseguências do pecado e o propósito de Deus – Parte 2

 

Gênesis 3:8-24 – Ap. 12:7-12
 
Na palavra anterior vimos que Deus nos criou de forma bem diferente de todas as demais criaturas, não somos uma máquina, pelo contrário, possuímos perfeita liberdade de escolha. Se decidirmos obedecer a Deus, essa decisão será respeitada; se preferirmos rebelar-se, essa decisão também será respeitada. É importante salientar que colheremos bênçãos ou maldição como resultado das nossas decisões, tudo depende das escolhas que fazemos. Somos responsáveis pelas nossas decisões diante de Deus.
 
Deus deseja nos ver tomando decisões acertadas, pois assim cumpriremos o propósito da nossa vida. Deus tem um plano de redenção em relação as pessoas que estão no mundo, para isso Ele deseja nos usar, Ele quer que as pessoas ao nos conhecerem encontrem a Cristo e sejam salvas, consolidadas, discipuladas e enviadas. Esse é o propósito de Deus na nossa vida! Deus te chamou para crescer, frutificar, multiplicar e governar. Amem!
 
1.    Adão se escondeu de Deus. Temos a tendência de nos esconder de Deus quando pecamos, sabemos que isso é impossível, Ele é onipresente e sabe aonde estamos e qual é a nossa condição. Tem pessoas que estão na igreja, mas vivem se escondendo de Deus, suas vidas e sua praticas são escondidas, não se envolvem com nada e fogem de serem discípulos, pois como tais teriam de serem acompanhados de perto, na intimidade e com transparência.
 
2.    Deus gritou chamando por Adão. Ele queria despertar em Adão a sua consciência, a sua condição e situação em que ele estava. Este é o momento de refletirmos e descobrirmos como estamos, e qual é a nossa condição e assim não nos enganarmos a nós mesmos.
 
Deus estava procurando o Adão santo, fiel e verdadeiro. Esse Adão que tinha comunhão com Deus, que foi colocado para liderar e exercer autoridade para guardar a esposa, família e o jardim (o seu lar), tinha morrido, agora tinha um Adão pecador escondido e com medo de Deus.
 
Se o seu discipulador precisa ficar te avisando toda semana que tem célula e discipulado, é por que ainda não entendeu o que Deus quer de você. Se os discipuladores e lideres da célula precisam ficar te buscando, ligando, insistindo com você para vir ao culto, para fazer a escola de líderes, para se tornar discípulo, é por que você está tentando se esconder vivendo na vida antiga, fugindo da nova vida em Cristo.
 
Precisamos ter sede de Deus, pois as pessoas lá fora precisam perceber que somos cristãos. O meu testemunho precisa denunciar santidade, fidelidade, amor por vidas, unção, poder, alegria, bondade, benignidade e domínio próprio. As pessoas precisam ver Cristo em mim, as nossas atitudes precisam refletir o caráter de Jesus, precisamos denunciar as marcas de Cristo em nós.
 
3.    No versículo 10 Adão percebe a sua nudez, fica com medo e se esconde de Deus. A primeira conseguência do pecado é o medo de ser exposto, a tendência é se esconder e não mostrar o que realmente somos. Temos a tendência esconder nossa face, sempre colocamos mascaras e disfarçamos. A tendência é se esconder e camuflar. Tem muita gente vivendo uma vida falsa, sem se mostrar.
 
A importância de sermos discípulos é que nossa vida se torna transparente, nosso discipulador nos acompanha de perto, não escondemos nada. Se tivermos algo a esconder, se não desnudarmos a nossa alma, teremos argumentos na nossa vida e o diabo nos prende, nos trava e não conseguimos romper. É importante termos alguém de confiança para confessarmos nossos pecados, para abrirmos nosso coração e assim ficarmos livres, leves curados e libertos. Tg 5:16
 
4.   Transferências e justificativas – O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. (Prov. 28:13)
 
No versículo 12 e 13 Adão e sua mulher não assumiram seus pecados, transferiram a culpa para o outro dando justificativas. Adão disse: A mulher que me deste me deu o fruto e eu comi. Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Na realidade o homem não cumpriu seu papel de cuidar e proteger o jardim, ele deixou a sua mulher conversando com a serpente. A mulher lhe trouxe o fruto, e ele não questionou e nem a lembrou da ordem dada por Deus, simplesmente comeu.
 
Por outro lado, a mulher conversou a vontade com a serpente que colocava a Palavra de Deus em dúvida, ela acreditou nas mentiras da serpente e duvidou do caráter de Deus. O diabo só entra na nossa vida se dermos lugar a ele. Ele estará sempre tentando, criando ambientes e condições para cairmos ou darmos brecha para ele entrar.
 
É evidente que a mulher estava olhando e admirando a árvore proibida, o diálogo se iniciou em frente à árvore. O fato de a mulher ficar visitando e olhando para o fruto gerou possibilidades, a tentação ficou mais fácil. A mulher disse que Deus falou que não deveriam nem tocar no fruto, se Deus falou, então por que ela estava olhando para o fruto de tão perto, sentindo seu cheiro? O diabo não perdeu a oportunidade de despertar nela um desejo maior para comê-lo. O mais grave foi ela ter acreditado na serpente e duvidado de Deus.  
 
Devemos montar guarda nas áreas de fraquezas, devemos evitar ambientes ou situações que podem nos levar a quedas. Se uma pessoa não pode comer doces, não deve visitar uma doceria, se não pode comer carne vermelha, não deve ir numa churrascaria. A bíblia diz que devemos fugir das paixões da mocidade. Se um casal de namorados cristãos quer manter a santidade neste compromisso, não devem ficar sozinhos e em lugares escuro, pois abriria oportunidades para o inimigo agir despertando e instigando a carne para o pecado. Creio que neste caso o diabo não precisa fazer nada, pois a carne despertada fica difícil segurar, mais cedo ou mais tarde vem a queda e junto com ela as conseguências.
 
Na visão celular no modelo dos doze os discipulado é homogêneo. Homens com homens e mulheres com mulheres. Quando a célula é Heterogênea, mista, esta é liderada por um casal. Temos que ter cuidado para não darmos lugar à carne, se dermos lugar, ela domina.
 
Em Romanos 8:5-9 diz: Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
 
Precisamos aprender a julgarmos a nós mesmos, pois desta forma seremos movidos para uma mudança de vida. Se uma pessoa não reconhecer que pecou, não se arrependerá genuinamente e não será liberta, se um marida não perceber que precisa mudar, se ele não enxergar, não vai mudar.
 
5.        A comida da serpente. Deus disse que a comida da serpente é pó, depois na seqüência Ele diz que Adão, (isto equivale a nós seres humanos), somos pó. Isto está relacionado as obras da carne que alimenta a serpente… Continua.
 
No amor de Cristo!
 
 
Pastor Eliezer 
Imprimir