O princípio para prosperidade verdadeira

 

Texto bíblico: III João 2; Genesis 26:12-14
 
Ao terminar de ler esta palavra você vai entender o porquê que muitas pessoas, mesmos aquelas que entregam seus dízimos e ofertas, têm suas bênçãos e provisão retida ou insuficiente.  Temos ensinado muitos princípios aqui na IACC, mas estes detalhes que falaremos aqui acaba sendo esquecidos e não praticados.
 
Vivemos momentos em que o sentimento de frustração tem sido forte na vida de muitas pessoas que acabam dizendo: Não entendo mais nada, tenho confessado a Palavra e tenho orado muito, mas as coisas não melhoram para mim, além de eu não estar prosperando em nada, minhas dívidas aumentam cada vez mais.
 
Se isso já aconteceu com você, se esse pode ser considerado um retrato seu, então tenho uma boa nova para você! Deus muito deseja que você possa conhecer mais de perto o que quer dizer “prosperidade”. Quero que você entenda que a certos princípios que governam a operação do Espírito Santo com relação à prosperidade e, aquele que entende esses princípios e os põe em prática tem condições de experimentar o suprimento de Deus e como resultado ter uma grande fé.
 
O conceito que muitas pessoas têm sobre a prosperidade é uma espécie de sonho no qual imagina a intervenção espetacular do Senhor Jesus em nossas finanças fracassadas, realizando coisas fenomenais, e de tal modo que seria até difícil acreditarmos que Deus fizesse algo assim na vida de alguém. As bênçãos de Deus são condicionais.
 
Deus não paga dívida de ninguém, Ele abençoa, trata e orienta a cada um cumprir com os seus compromissos, pois se pagasse as nossas dívidas, no outro mês estaremos novamente endividados, pois não aprendemos nenhuma lição e nem fomos tratados na nossa fraqueza e irresponsabilidade.
 
Antes, eu não sabia, não entendia que aquilo que eu considerava como sendo uma grande fé, era na realidade uma fé pequeníssima, uma fé banal e não entendia simplesmente porque eu imaginava que eu deveria receber ou sentir no meu íntimo alguma prova de que Deus realmente agia em meu favor.
 
Vivemos uma época em que a economia mundial tem estado em péssima situação, principalmente na Europa e em alguns países do primeiro mundo, com muito desemprego e os empresários passa por sérios problemas por causa da crescente inflação e da diminuição de suas rendas. Há uma grande insegurança mundial. Hoje por exemplo vemos os Estados unidos da América que em menos de um ano passou por três crise econômica.
 
Pude constatar enquanto orava e estudava a Palavra de Deus que acontecia sempre o mesmo, embora muitas pessoas entregassem seu dízimo e ofertas confessando a Palavra e falando ao “monte” com relação às suas dívidas, a maioria delas não conseguia pagar as suas dívidas. Quando somos fieis a Deus, Ele repreende o devorador e abre as janelas do Céu com bênçãos sem medida sobre nós.
 
A primeira questão é que por atitudes erradas, As bênçãos, a provisão fica retido nas regiões celestiais. A segunda coisa é que precisamos aprender é administrar o nosso dinheiro e a prosperidade que cada vez será maior por causa da Benção do Senhor na nossa vida. Ao terminar de ler esta palavra você vai entender o porquê que muitas pessoas têm suas bênçãos e provisão retida.
 
Deus nos mostra em sua Palavra, que Jesus levou a pobreza do homem na cruz e que já fez tudo que era necessário para que estivéssemos em posição de vitória em todas as áreas da nossa vida”! (ll Cor.8:9).
 
Veja do mesmo modo que Deus não está no seu trono no céu decidindo quem será salvo e quem não será, exatamente assim Deus não está procurando decidir quem é que Ele pode fazer prosperar e a quem Ele vai deixar na miséria. Em termos da salvação (e isso é válido em relação a todas as benção de Deus), a Palavra em João 3:18 diz: Todo aquele que… O próximo passo é nosso.
 
Nós precisamos desenvolver uma ação correspondente (relativa aos nossos problemas), o que eu quero dizer e que suas ações precisam estar de acordo com a sua confissão, e esta confissão precisa ser contínua ou constante. Muitos cristãos não confessam diariamente versículos específicos da Palavra de Deus sobre os seus problemas. Na maioria dos casos, eles se achavam tão esmagados pelo vulto de suas dívidas que simplesmente “aguardam” que Deus lhes faça algo, enquanto Deus Aguarda alguma ação da parte deles. Se as suas ações não corresponder com a sua confissão, automaticamente você estará cancelando a resposta de Deus referente à sua confissão.
  
O problema é o seguinte: suponhamos que eu deva a alguém cinco mil reais, mas mesmo assim, sem ter dinheiro algum, eu faça umas compras (roupas, sapatos etc), tudo fiado usando cartão de crédito, cheque pre-datado, etc., e fique com mais uma conta de quatrocentos reais. Assim de um lado, tenho uma conta a pagar de quatrocentos reais e, de outro lado, tenho uma conta vencida de cinco mil reais. Bem, mesmo que eu esteja confessando a Palavra de Deus em torno “suprimento divino” e da prosperidade em Deus, é fácil eu pensar: “que diferença faz mais uma conta de quatrocentos reais, uma vez que já estou devendo cinco mil reais? Então, em total frustração, esmagado pelo tamanho da minha dívida, tomo emprestado mais mil reais para fazer um passeio…
 
Aí está a violação da fé.
 
Se você já deu a sua palavra de honra, então, aqueles quatrocentos reais não são seus para gastar como bem quiser, pois eles pertencem, de fato, ao seu credor. Se eu gastar o que eu não tenho, isso aos olhos de Deus é desonestidade, ou seja, é o mesmo que roubar de outro e Deus não pode abençoar o roubo. Se você deseja que a fé opere em sua situação financeira, então, é imprescindível que você tenha uma ação correspondente. Como? É fácil. Se você pode pagar apenas cem reais por mês ao seu credor, então faça isso.
 
Na concepção humana, cem reais não valem quase nada, mas nas mãos de Deus eles representam a sua fé, representam a sua confissão. Perante Deus, os cem reais representam uma ação que corresponde àquilo que você está confessando, ou seja, sei (em Deus) que já estão pagas as minhas contas. Deus quer ver se você gasta os quatrocentos reais com compras, passeios ou, se, em razão de sua honestidade para com os seus credores, você paga parte das suas dívidas. Se você se esforçar para pagar as suas contas, Deus aumentará cada vez mais as suas condições até que tudo seja resolvido.
 
Nós sabemos perfeitamente que o Senhor Jesus tem toda condição de realizar um milagre espetacular em nosso favor e pagar de vez a nossa dívida de cinco mil reais. Porque então Ele não o faz? Se o Senhor fizesse isso, seria uma exceção; não é assim que Ele faz normalmente.
 
Como já falei anteriormente, se Deus pagasse todas as nossas contas milagrosamente na medida em que contraíssemos as dívidas, Ele estaria alimentando em nossa natureza algo que só cria problemas após problemas. A nossa carne é um inimigo feroz e não importa quanto a alimentamos, jamais ficará satisfeita, sempre desejará mais e mais. É como um terrível monstro, quanto mais alimentarmos o carnal, mais poderoso ele ficará. (Se milagrosamente Deus pagasse nossa dívida, amanha nós faríamos outra maior ainda)
 
O que necessitamos fazer é orar a Deus na mente e no Espírito Santo (em línguas) e aprender como andar no Espírito no campo das finanças, dando ao Espírito Santo a condição de mostrar-nos como ser “despenseiros fiéis” daquilo que Deus tem confiado em nossas mãos. Além disso, não vamos nunca desfrutar completamente da prosperidade de Deus até que tenhamos entendido os princípios do investimento no reino de Deus. Quando você entende o segredo do dar, pode acreditar-me, você esta a caminho da mais incrível prosperidade que é possível imaginar.
 
Os princípios de Deus operam numa base bem diversa da nossa. Mas eles são os que produzem resultados satisfatórios. Um desses princípios é o dar. Quando temos uma necessidade geralmente agarramos as que temos. A Bíblia fala de abrir mão do que se tem, para que se possa ter mais. Um dos grandes desafios é estarmos mais conscientes da semente do que da necessidade. Devo me preocupar em plantar.
 
Nos dias que estão por vir, as necessidades no planeta terra se tornarão tão grandes que no natural, parecerão impossíveis de serem satisfeitas. Mas eu te digo agora: não espere esse tempo para te ocupares em plantar as sementes no Reino de Deus, porque tuas necessidades já são enormes. Não espere até que alcances uma resposta para tuas necessidades. O segredo do suprimento das necessidades está no plantar sementes, isto é, investir no Reino de Deus. É plantando que se colhe.
 
A Palavra, porém, para os servos de Deus é que estes sejam fiéis na entrega de seus dízimos e ofertas. Devemos sempre ler Malaquias 3: 8 – 10 para renovar nossa fidelidade com o Senhor. Os que forem fiéis serão abençoados no meio da crise. Onde devo entregar o meu dízimo? Na Igreja onde estou servindo a Deus, onde estou integrado e sendo alimentado e pastoreado.
 
Prosperidade não é apenas ter muito dinheiro, propriedades, carros, etc… Se não houver paz, saúde, alegria, esperança, segurança, amor, de nada valerá todo dinheiro do mundo. Prosperidade é ter todas as suas necessidades espirituais, emocionais, físicas e financeiras supridas por Deus com ampla suficiência para apoiar toda boa obra. Prosperidade é a habilidade de usar o poder de Deus para satisfazer as nossas necessidades espirituais, emocionais, físicas e financeiras. ( Sl. 68:6 ; 112:1-3 ; 35:27 )
 
A pessoa prospera, no sentido mais exato, é aquela que “serve aos outros”. É essencial que aprendamos como utilizar a nossa fé a serviço do reino de Deus. Não é como alguém que certa vez disse: Se Deus me abençoar nos meus negócios neste ano ao ponto de eu ganhar dez milhões de reais, eu lhe darei trinta por cento. Eu sabia que Ele jamais faria isso. Por quê? Porque não é assim que funciona o princípio Bíblico. O princípio é o seguinte: se a pessoa não estiver dando a Deus agora (os trinta por cento de cada mil reais, no caso citado), não vai fazê-lo quando tiver dez milhões na mão.
 
Estamos perdendo muito, pois o que temos a fazer é: dar daquilo que temos agora.
 
Há dois mil anos atrás, Deus fez tudo que Ele pôde fazer para resolver os nossos problemas espirituais, emocionais, físico e financeiros e nos dar prosperidade. O que mais Ele poderia fazer? Ele abriu caminho da solução para nós ao colocar o problema do nosso pecado, da nossa pobreza sobre Jesus e estabeleceu princípios que uma vez praticados nos garante a resposta quantos Às Sua promessas, inclusive sobre prosperidade.  Então para prosperarmos Deus fez a parte dEle, agora o próximo passo é nosso. Precisamos cuidar sempre para que a nossa fé seja ativa e alcançadora.
 
Se você deseja prosperar em Deus, dê o primeiro passo, seja fiel ao Senhor na entrega dos dízimos e ofertas, agindo como citado anteriormente com integridade, orando ao Senhor Deus até que você entenda no seu intimo, tendo Revelação, sobre o que você pode dar acima do que você já está contribuindo, para prosperar o reino de Deus na terra. Diga a Deus que você deseja desenvolver a sua fé, entendendo e recebendo a fé mais elevada, uma fé que Deus pode usar para suprir as necessidades dos outros e encher a sua casa de tesouros.
 
Queridos, neste momento, tenho certeza de que precisamos examinar as nossas vidas e os nossos objetivos. Ao meditar sobre os meus desejos verdadeiros para mim mesmo, para minha família, posso dizer honestamente perante Deus, que eu, pastor Eliezer, como seu servo tenho um desejo sincero em favor do seu sucesso espiritual, físico, familiar e financeiro.
 
 As bênçãos de Deus são condicionais. O suprimento das nossas necessidades materiais obedece princípios estabelecidos por Deus. A prosperidade é uma conseqüência de seguir-se um caminho traçado por Eles e não é medida pela quantidade de dinheiro no Banco ou posse materiais.
 
Prosperidade é habilidade de ter o que é necessário para cumprir a vontade de Deus em sua vida. Qual a missão que Ele lhe confiou? Qual a sua necessidade? Ser próspero significa ser capaz de cumprir de modo digno sua missão. Leia os textos a seguir: Dt. 29: 9, Josué 1: 8; I Reis 2: 3, 2 Crônicas 20: 20; Salmos 1: 1 – 3 – 126: 6 ).
 
“Brandem de júbilo e se alegrem os que desejam a minha justificação e digam continuamente. Seja engrandecido o Senhor, que se deleita na prosperidade do seu servo” (Salmos.35: 27).   
 
 No versículo 18 de Filipenses o Apóstolo Paulo revela que pelo fato da igreja em Filipos terem ofertado na sua vida e ministério Apostólico, pois ele era um implantador de igrejas, por causa disto ele disse, “E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há se suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. (Filipenses. 4: 19.
 
Temos vistos grandes homens e mulheres de Deus que são conhecidos não só no Brasil, mas no mundo como os pastores e Apóstolos César Castellanos, Dave Roberson, Rene Terra Nova, Fabio Abudd, Valnice Milhomens, Dra. Neusa Itioka e outros que, com muito esforço tem ensinado e praticado estes princípios, eles tem sido grande exemplo de que Deus é fiel. Eles têm contribuído grandemente para que o reino de Deus cresça e Seu o povo ande e viva nas verdades e princípios da Sua Palavra .
 
Estamos indo no mesmo caminho, ser fiel ao Senhor, temos uma missão, implantar o reino de Deus com poder arrancando as vidas do inferno e levando-as a viver uma nova vida em Cristo, vida em vitória, onde cada uma seja liberta poder das trevas, curada e treinada para se reproduzir na vida de outros, fazendo discípulos de todas as nações. Nossa missão é fazer de cada membro um ministro (lider) e cada casa uma Igreja através das células e governo dos doze, é assim que seremos participantes entre aqueles que ganharão esta geração para o Senhor Jesus Cristo. Aleluia!!!
 
 O meu muito obrigado por Vossa confiança e dedicação neste ministério e por todo amor que temos recebido da vossa parte. Te amamos em Cristo Jesus, nosso Senhor. A Ele seja a glória, honra e o louvor para todo o sempre. ALELUIA!!!
 
 SHALOM: Paz, Saúde e Prosperidade
 
 
Pastor Eliezer
 
Imprimir