Resolvendo a questão do pecado

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça." (I João 1 :9)

Sabemos que o pecado faz separação entre nós e Deus, alias nascemos pecadores e segundo a Palavra de Deus, o salário do pecado é a morte. Uma das coisas mais importantes da nossa vida com Deus está relacionada ao lidar com o pecado de maneira correta. Geralmente quando aceitamos a Jesus, fazemos um pedido genérico de perdão de pecados. É claro que isto é algo importante, mas o Espírito Santo trará à nossa lembrança os pecados que devemos lidar de uma forma específica.
 
É muito importante que tratemos com o pecado até que tenhamos uma consciência pura diante de Deus, ou seja, até aquele ponto em que nada esteja nos acusando e nada possa impedir o nosso crescimento e relacionamento com Deus. Lembre-se do conselho de Paulo a Timóteo: “Conservando a fé, e uma boa” consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragaram no tocante a fé." (I Timóteo 1:19)
 
Com relação ao pecado, existem quatro passos que devemos dar:
 
1) Confessando-o a Deus.
 
Em Salmos 32:5, lemos: "Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado".
 
Confessar os nossos pecados a Deus, deve fazer parte do nosso estilo de vida. Não espere passar o tempo para que você confesse a Deus, arrependa-se a confesse imediatamente. Jesus Cristo pagou o preço do nosso pecado, quando cremos nEle, o pecado que herdamos de Adão é perdoado e removido e passamos e ter comunhão com Deus, agora no dia a dia, precisamos manter limpa a nossa vida diante do Senhor nos arrependendo e confessando os pecados que por mais que vigiemos, acabamos falhando e pecando.
 
2) Reconciliando-se com a pessoa contra qual pecamos. 
 
 Em Mateus 5:23-26, encontramos: "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo".
 
Quando decidimos lidar com o pecado, devemos ter em mente que isso envolve dois aspectos:
 
a) preciso me arrepender diante de Deus;
b) preciso acertar com pessoas e situações que o Espírito Santo traz à minha mente.
 
Talvez seja impossível acertar com todas as pessoas envolvidas pelas conseqüências dos seus pecados. No entanto, esta é uma questão de consciência, ou seja, trate com aqueles pecados que o Espírito Santo traz à sua lembrança e te incomoda.
           
Se você lembrar-se de dois, trate de dois. Se forem cinco as situações que te incomodam, trate destas cinco; se forem dez, trate das dez. O texto que lemos acima diz: "se pois trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares…”. Se não se lembrar de nada e nada te incomodar, então a comunhão não será quebrada. Não precisamos lidar com pecados dos quais não temos consciência.
 
Isto não quer dizer que não tenhamos pecado, mas Deus trata conosco segundo a nossa consciência. Na medida em que avançamos na comunhão com Deus, a sua luz trará a tona outros pecados. Algumas vezes acontece de outras pessoas terem consciência do seu pecado, mas você mesmo não o percebeu, por isso sua consciência está sem acusação. Por esta razão, sua vida e comunhão com Deus continuarão sem ser afetados. Mas sempre que você tiver consciência de pecado e não tratar com ele, sua consciência o acusará e você não poderá manter a comunhão com Deus.
           
De acordo com o texto que lemos, se você se lembrar do pecado e não tratá-lo, a sua comunhão com Deus será interrompida. Quanto mais comunhão você tiver com Deus, mais sensível você será para o pecado.
 
É por esta razão que algumas pessoas fazem coisas erradas e não se lembram quando vão orar, a comunhão delas é superficial e a luz que recebem é fraca. Você está num quarto escuro e pensa que o ar está limpo, mas basta a luz do sol entrar e você percebe quanta poeira está pairando no ar. Assim, o lidar com o pecado depende de uma consciência sensível, e esta sensibilidade depende da sua comunhão com Deus.
 
Se o grau de comunhão for profundo, sua consciência será aguçada e forte, se a comunhão for superficial, a sua consciência fica embotada e entorpecida.
 
Desta forma, não meça outras pessoas com o critério da sua consciência, nem aceite a consciência de outros como critério para medir você. Lide com o critério da sua consciência, e segundo a sua comunhão com o Senhor. Mas cuidado! Se a sua consciência não o acusa por algo expressamente condenado pela palavra de Deus, isto é um sinal de que você ainda não nasceu de novo. (Parte do curso de consolidação-Videira). Continua…
 
Deus te abençoe poderosamente!
 
Pastor Eliezer
 
Imprimir