A igreja centrada nas células – Parte III

Somos uma igreja em células porque cremos que todos os dons devem fluir no corpo

 Se fôssemos dar oportunidade para cada membro participar do culto de Domingo, precisaríamos de uma eternidade para que todos exercitassem os seus dons. É uma situação impossível. Todavia, a Palavra de Deus, em I Coríntios 14:26, nos mostra o padrão bíblico de reunião e nesse padrão todos devem participar: “Que fazer irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro doutrina, este traz revelação, aquele outro língua, e ainda outra interpretação. Tudo seja feito para edificação”. Isto funciona muito bem dentro de uma célula, pois é mais fácil administrar os extremos e trazer equilíbrio.
               
Não podemos simplesmente dizer que não é mais impossível praticarmos o padrão da Palavra de Deus para as reuniões da Igreja. Cremos que o padrão de Coríntios deve ser aplicado. Esse é o segredo da edificação da igreja e do seu crescimento. Mas, evidentemente esse padrão somente pode ser atingido nas reuniões de célula. É preciso enfatizar que a reunião da Célula deve ser tão importante quanto às reuniões gerais de celebração. Um crente que deixa de participar da célula está impedindo o seu próprio crescimento espiritual; e deixar de participar da reunião geral de celebração é ser privado de alimento da fé. Como veremos nós precisamos desses dois tipos de reunião para crescermos apropriadamente.
 
Os dons são um grande instrumento para a edificação e o crescimento da igreja. Quando há profecia, fé, milagres, curas, palavras de sabedoria e de conhecimento, os incrédulos são impactados e os crentes renovados na sua fé. A célula é o lugar mais apropriado para a manifestação dos dons do Espírito.
 
Somos uma igreja em células porque cremos que para um crente crescer saudável ele necessita de uma dieta espiritual equilibrada que envolve ouvir e falar.
 
A Palavra de Deus declara em Romanos 10:17 que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo quando pregada. Quando participamos da reunião de celebração o alvo é recebermos fé como combustível para vencermos o diabo, o pecado e o mundo. Deixar de ouvir a Palavra semanalmente é algo trágico para a nossa saúde espiritual.
 
Por outro lado a Palavra de Deus também declara que nós precisamos falar para crescer. II Coríntios 4:13 diz: “Eu cri, por isto é que falei, também nós cremos por isto é que falamos”. É pelo falar que somos cheios do Espírito, é pelo falar que geramos, liberamos, ministramos e fazermos quase toda a obra de Deus.
 
Costumo comparar esses dois aspectos com a tinta na porcelana. Quando nos reunimos na reunião para ouvir recebemos a tinta em nós como porcelana. Essa tinta é boa, mas ainda pode ser removida. Mas quando a porcelana é levada ao forno a tinta é impregnada e passa a fazer parte da porcelana. Quando falamos estamos impregnando de forma definitiva em nós aquilo que ouvimos anteriormente. Se apenas ouvimos ainda não podemos dizer que aquilo nos pertence, mas quando falamos então liberamos aquilo que está dentro de nós e aquilo de fato se torna nosso. Ouvimos nas reuniões de celebração para recebermos fé e, falamos nas reuniões do grupo para crescermos em fé.
 
Não podemos negar que a reunião geral da igreja é um poderoso instrumento de evangelização. São muitos os que se agregam a partir de reuniões de cura e libertação, de reuniões de evangelismo e dos cultos de domingo. As igrejas centradas em programas sem dúvida podem crescer, mas uma característica sempre estará presente: um grande rodízio de membros. As pessoas vêm e vão com extrema facilidade e as que permanecem não crescem e em alguns casos se tornem cristãos problemáticos.
 
Este problema acontece porque nas reuniões grandes os vínculos não podem ser firmados e conseqüentemente não haverá um apascentamento adequado dos membros.
Todo novo convertido é como uma criança e como tal necessita de alguns cuidados fundamentais. Toda criança necessita de cinco coisas:
  • Alimento;
  • Proteção;
  • Ensino;
  • Disciplina;
  • Amor. 
Estes cuidados não podem ser dados de maneira massificada e geral, mas individual.
Todo novo convertido necessita de uma dieta balanceada. Se não for alimentado nesta fase da vida espiritual poderá se tornar um crente problemático; se não morrer de inanição.
               
É na célula que os novos são alimentados com um nível de palavra que eles podem assimilar e compreender.
 
Além do alimento o recém-nascido precisa de proteção. O rodízio na igreja é fruto de falta de cuidado. O lobo entra e leva a ovelha, pois não há pastores guardando o rebanho. Até que ele aprenda a caminhar sozinho, é fundamental a proteção de um pai espiritual.
                       
Há ainda um terceiro ingrediente básico, o ensino. Quando falamos de alimento, estamos nos referindo àquele aspecto da Palavra de Deus que gera vida, fé e mudança. O ensino aponta para a conduta e as atitudes que devem ser desenvolvidas no novo crente. Se, por exemplo, quando criança o crente não é ensinado a ser dizimista, é difícil ser mudado depois de velho na fé. É na célula que a criança espiritual deve ser ensinada.
 
Um quarto elemento é a disciplina. O novo convertido deve ser alimentado, protegido, ensinando e também corrigido quando sair do padrão da Palavra. Estes elementos são básicos na vida de uma criança e também na vida de um novo crente.
                       
Por fim a criança na fé precisa ser amada. Todos viemos para a vida da Igreja com nossas emoções destruídas e é o amor paciente dos irmãos que restaura a nossa alma. Uma criança só recebe amor e suprimento adequado em um ambiente de família e é exatamente essa a proposta das células. Precisamos ser família para podermos suprir nossos filhos de forma que não haja rodízio entre os membros, mas todos possam estar vinculados em amor.
 
Esses elementos compõem o apascentamento dos novos convertidos, mas todos nós precisamos ser apascentados. Os pastores não podem suprir estas necessidades sozinhos, ele precisa fazer discípulos que se tornarão lideres, precisamos que cada líder de célula seja um apascentador de ovelhas como encargo de Deus.
 
Continua…
Imprimir