Tema: A lealdade assegura nossa vitória -Lucas 22: 39 a 42

 

Este texto nos mostra que a lealdade de Jesus ao Pai e a sua missão na terra, consolidaram sua tremenda vitória na Cruz. Deus tem também para cada um de nós uma missão e uma grande vitória preparada, mas para podermos alcançá-la, precisaremos à semelhança de Jesus, vencer algumas tentações. (vs. 40)
 
A principal delas é você não se afastar do propósito central de sua vida e do líder que Deus levantou para conduzi-lo neste propósito. Lúcifer enquanto esteve no céu, tinha um líder. Ele foi criado para relacionar-se com seu líder adorando-O e servindo-O, mas no dia em que Lúcifer tirou os olhos do Criador e voltou-os para si mesmo, ele caiu.
 
No momento em que parou de olhar para Deus e passou a olhar para seus próprios dons, Lúcifer desligou-se espiritualmente de Deus e ficou escravo de seu próprio ego. Abandonou o projeto do líder e mergulhou no seu próprio, mergulhando também na maldição. Ali foram concebidas a deslealdade, a rebeldia e a desonra e tudo isto, ele trouxe para a terra em sua queda. São todos estes espíritos e suas tentações que eu, você e a igreja teremos que vencer todos os dias, até que a vitória de Cristo seja completa em nossas vidas. Porém entenda que, ninguém vence sozinho (todos repetirem).
               
Toda vitória descrita pela Bíblia é fruto de unidade e de alianças construídas entre um pastor e uma ovelha, entre um líder e um discípulo, entre um pai e um filho.   A vitória do indivíduo, da família e da igreja depende da unidade espiritual. Esta unidade só é possível através de vínculos de lealdade e amor, com quem na hierarquia espiritual, está acima de nós, (nossos líderes), ao nosso lado (nossos companheiros de equipe) e abaixo de nós (nossos discípulos).
 
O objetivo de Deus é que todos nós sejamos feitos leais e que isto leve a igreja a unidade e consequentemente a vitória. Um dia seremos um exército de leais! Satanás sabendo que a vitória dos santos vem pela unidade, tenta dividir o Reino, lançando esposas contra maridos, filhos contra pais, discípulos contra líderes através de suas tentações. Jesus, porém venceu tudo isto e porque ele venceu, você vai vencer também. (todos repetirem) Pergunte agora a quem está a seu lado: Como Jesus venceu? Resposta: Fazendo o caminho inverso ao de Lúcifer, que ensoberbeceu-se, cobiçou e rebelou-se.
Jesus segundo Filipenses cap. 2, humilhou-se, esvaziou-se e obedeceu até o fim. Não venceremos se não imitarmos a Jesus, nos exercitando nestas coisas. (Quantos líderes e discípulos você tem visto cair, perdendo sua posição e suas conquistas)? Exercitar-nos nisto, representa o nosso morrer diário, é tomarmos a nossa Cruz a cada dia para sermos verdadeiros discípulos.
 
Vejamos como Jesus agiu para vencer as tentações:
 
1.      Jesus humilhou-se. A Bíblia diz que a revelação pertence aos humildes. Líderes que se ensoberbecem, rejeitam o ensino e param de crescer. A humildade é introdutora da lealdade, porque ela me permite reconhecer que eu preciso do meu cônjuge, que eu preciso de um líder, que eu preciso dos meus irmãos. Pessoas ensoberbecidas bastam-se a si mesmas e entram por rotas de isolamento e dissoluções.
 
A humildade também me permite ver, que eu não faço parte de um projeto meu, mas de um projeto maior e divino, no qual eu serei muito importante, se eu simplesmente fizer bem o meu papel. Somos pequenas partes de um grande projeto de Deus. Isto é nobre e honroso, mas só os humildes conseguem entender isto. Há pessoas que não conseguem ser atores coadjuvantes, precisam ser sempre a estrela principal, isto é fruto da soberba. A humildade precede a lealdade e a lealdade, a honra. Os humildes sempre serão exaltados. (todos repetirem )
 
2.      Jesus esvaziou-se. Isto representa, abriu mão de toda cobiça, toda vaidade, de seus direitos e da própria vida. Não podemos perder o foco de nossa chamada, pela cobiça das coisas materiais e trocar o altar por projetos pessoais. A Palavra declara que aquele que foi arregimentado para o exército de Deus, não deve envolver-se com os negócios desta vida. Prosperidade bíblica é uma promessa, mas deve ser sempre consequência e não motivação, pois se for motivação, torna-se pedra de tropeço. Não faça comércio dentro do seu chamado, não troque seu ministério por bens materiais, na fidelidade ao seu chamado, Deus lhe prosperará como resultado da sua fidelidade e lealdade.
 
Há discípulos que cobiçam a unção, a posição e a prosperidade do líder e isto é fruto de uma ingerência maligna em suas mentes. Veja o que a Bíblia nos mostra: Lúcifer cobiçou o Trono de Deus, Absalão cobiçou a posição de seu pai a ponto de possuir as concubinas de Davi, Adonias cobiçou o trono e a noiva de seu irmão Salomão e Judas cobiçava as ofertas que haviam na bolsa de Jesus.
 
Sabe o que há em comum entre todos estes, além da cobiça? Todos morreram precocemente! Há uma ideia equivocada de que é um demérito ser o segundo, o vice, ou simplesmente ser discípulo doze de alguém. Se formos discípulos leais, seremos bons segundos, servindo a alguém e isto nos dará direito a sermos e possuirmos tudo que o líder é e possui, sem sermos desleais. Vejamos os exemplos na história bíblica.
 
Josué foi o segundo após Moisés e por isso herdou a missão e a unção de seu líder, Josué entrou na terra prometida e Moisés não. José do Egito era o segundo depois de Faraó, mas Faraó confiava tanto em José, que este se tornou o verdadeiro governante de todo o Egito. Daniel foi o segundo de três reis da Babilônia, os reis passavam e Daniel continuava no poder. Ser um bom segundo representa uma oportunidade real de vir a ser o primeiro.
 
Reinhard Bonnke, um evangelista alemão, teve uma revelação interessante: se você se acha um zero a esquerda, é só você se colocar a direita de Jesus, deixando-O ser o primeiro em sua vida e Jesus fará de você um cristão nota dez. Por sua unção agora, mais zeros virão e se ajuntarão a você e então você será cem, mil, dez mil, cem mil etc…
 
Nós da Visão M12 temos uma revelação superior a esta: se você não entende o valor de ser o segundo, deixe Jesus ser o primeiro em sua vida (através da pessoa do seu líder) e Jesus fará de você um 12 leal. Se você perseverar em ser um 12 leal, Deus te fará líder de uma multidão incontável como as estrelas do céu e areia do mar. (O segundo ao lado do primeiro se torna doze – 12)
 
Jesus disse que todo discípulo bem instruído, viria a ser igual ao seu líder. A Bíblia também nos revela em Ap. 3: 21 que até no Céu o segundo, estará assentado ao lado do primeiro. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu Trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu Trono. Jesus sentado ao lado do Pai como segundo, tem 12 no céu representado em Jesus ao lado do Pai.
 
3.      Jesus obedeceu. Jesus obedeceu até a morte, ou seja, em todo tempo. Uma das tentações que a igreja precisa vencer para ter a autoridade descrita em Mateus 28 é aprender a submeter-se a autoridade de Deus, através de seus líderes. Todas as pessoas gostam de dizer que são obedientes, mas um teste de nosso nível de submissão, vem quando temos que nos submeter a agenda do líder, a seus comandos e convocações.
Deuteronômio 28 nos ensina que há recompensa na obediência, quanto mais obedientes formos, mais abençoados seremos. Quanto mais submissos formos, mais autoridade o Senhor nos dará. Sob o manto do líder, nossa conquista sempre será maior.
 
Há líderes que caem no engano de romper com sua cobertura espiritual, para fazer uma rota independente, crendo que assim conquistarão mais e mais rápido. A experiência mostra que estas atitudes nunca têm a aprovação de Deus e que são rotas para o decréscimo e o anonimato. Jesus porém, por amor, foi leal ao Pai e ao plano de Deus para a sua vida, dizendo: Pai não seja feita a minha vontade, mas sim a Tua.
 
É fácil sermos leais e obedientes, quando amamos a Deus e aos nossos líderes. Contudo, se nestes relacionamentos não houver amor, admiração e submissão, será difícil vencermos as tentações e permanecermos leais. O filho pródigo, antes de viver sua experiência, tinha muitos motivos para deixar a casa do pai, o vigor de sua juventude, muitos sonhos, o mundo chamando lá fora e todo o dinheiro da herança.
 
Ele só tinha um motivo para ficar: o pai. Precisamos avaliar quanto amor temos a Deus e a nossos líderes na Terra, pois disto dependerá nosso testemunho de lealdade e nossa vitória completa, na missão que Cristo nos confiou. Ore a Deus, para que a lealdade do Senhor Jesus, se manifeste no espírito e no caráter de todos os discípulos e dos novos que chegarem ao ministério.

Deus os abençoe e multiplique, como as estrelas do céu e a areia do mar ENDJ.
 
Amamos vocês. Apóstolos Fábio e Claudia Abbud e Eliezer e Zenita
Imprimir