Tema : A importância da unidade no processo de conquista

Efésios 4: 1 a6

O Ap. Paulo nos fala neste texto sobre andarmos de modo digno para que nossa chamada em Cristo possa se cumprir. Como discípulos de Jesus, fomos chamados a transformar o mundo a nossa volta, conquistando vidas, famílias e territórios para o Reino de Deus. Esta é a nossa missão como Igreja, mas esta conquista só será possível se lutarmos primeiro pela unidade do Espírito.
                       
Esta foi a oração com a qual Jesus intercedeu por seus apóstolos, para que depois de enviados, "eles fossem um". Esta é a exortação de Paulo, para que a Igreja seja unida de Espírito, Alma e Corpo. Se formos unidos e aliançados, conquistaremos todos os territórios, se nos separarmos, até os que já conquistamos poderemos perder. Todos repetirem: A unidade preserva a conquista.
 
Paulo também nos ensina que a unidade só se torna possível se alguns atributos divinos forem achados em nós:
 
1.      Humildade. A humildade nos ajuda a nos avaliarmos corretamente, a chegarmos com facilidade ao arrependimento e a restituição da santidade. A humildade me guarda do pecado da soberba e da rebeldia, que depois levam a divisão. A humildade me permite reconhecer o quanto preciso de um líder, o quanto eu preciso dos meus irmãos de equipe, o quanto eu preciso de conselhos. Pessoas não humildes, bastam-se a si mesmas e tendem a isolar-se, desprezando e traumatizando relacionamentos.
 
2.      Sinceridade. Davi um dia orou e disse: Eu bem sei meu Deus, que da sinceridade tu te agradas. Tudo fica tão mais fácil quando somos sinceros, verdadeiros, transparentes. Na unidade da família, no discipulado, a sinceridade é fundamental (fuja do oculto). Nunca tente esconder nada de Deus, seja sempre verdadeiro para com seu líder (fale o que realmente está em seu coração, seja bom ou ruim, testemunho ou pecado), lute por manter o diálogo em família.
 
Muitos casais, pais e filhos, seriam mais felizes se dialogassem mais sobre seus problemas. Não deixe nenhum pecado em oculto, pois está escrito: Aquele que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Todo pecado confessado, com arrependimento genuíno, é perdoado definitivamente por Deus. Se formos sempre sinceros uns com os outros, jamais o pecado poderá nos separar de Deus e de nossos irmãos.
 
3.      Compaixão.EmHb. 5:2 o autor falando do sacerdote diz:Ele pode compadecer-se devidamente dos ignorantes e dos que pecam, pois ele mesmo está rodeado de fraquezas. Somos uma geração de sacerdotes, que deve ser cheia de compaixão e amor. Não seremos promotores da unidade do Corpo se não formos compassivos, flexíveis e perdoadores.
 
Isto não significa transigir com o pecado no seio da igreja, mas compreender que não acharemos pessoas perfeitas, discípulos perfeitos e muito menos líderes perfeitos.
A Bíblia diz que Deus encerrou a todos no pecado para usar de misericórdia com todos. Perdoe a todos e até a você mesmo sempre.
 
4.      Gratidão. Se você for sempre grato pelo que alcançou, esta gratidão será uma plataforma para que dela o Senhor te leve ainda mais alto. A gratidão nos ajuda a valorizarmos as pessoas com quem convivemos, (esposa, filhos, discípulos, o líder e até a Deus). Uma pessoa não grata, corre o risco de esquecer-se facilmente de onde saiu, de quem a ajudou, de quem a enviou, e por isso tantas alianças são quebradas.
 
Nunca podemos nos esquecer que não somos geradores da Unção, somos apenas transmissores da Unção que alguém derramou sobre nós.
 
O Salmo 133 diz que a Unção é derramada sobre a cabeça, depois sobre a barba e depois sobre a gola das vestes. Se não entendermos o fluxo da autoridade divina que é liberada em cadeia, de cima para baixo, podemos por em risco a Unção e fragmentar ainda mais o Corpo de Cristo.
 
Em Ap. 22 a figura da Igreja é uma árvore que dá doze frutos, um a cada mês do ano. Uma cena muito comum hoje em dia, é vermos ministérios que se desligaram de suas coberturas e estão como galhos secos e estéreis que foram cortados da árvore principal. Graças a Deus por estarmos vivendo a Revelação de Tabernáculos, onde até os galhos secos, estão sendo levados de volta para fazer parte de uma cobertura.
 
5    – Desprendimento Material. O amor do dinheiro é a raiz de todos os males. Este espírito dá lugar a cobiça, competição, crítica, julgamento, facções, litígios, traições, separações e até homicídios. Muitas das divisões na igreja estão ligadas a questões financeiras.
 
O roubo dos dízimos atrai maldição, a falta de generosidade nas ofertas impede a prosperidade e consequentemente o avivamento. A ministração de honra através das primícias, para alguns não quer dizer nada, mas torna-se um medidor interessante: note que quem não te honra na questão financeira, dificilmente vai te honrar em outras áreas. Repitam comigo: A unidade é fruto de santidade.
 
Santidade nada mais é do que a unidade do meu espírito ao Espírito de Deus. A Bíblia diz: Aquele que se une a prostituta, faz com ela uma só carne, mas o que se une ao Senhor é com Ele um só Espírito. Só a unidade nos faz fortes, não adianta sermos uma multidão dividida. A estratégia de Satanás é separar pais e filhos, maridos e esposas, líderes e discípulos e assim enfraquecer o Corpo de Cristo, pois nosso inimigo sabe que um reino dividido não subsiste. A busca pela unidade é um dever pessoal: Devemos lutar pela unidade com o Espírito através da busca por santificação jejum, oração leitura da Palavra, etc.
 
Lutar pela unidade da família através da busca do equilíbrio e do diálogo. Buscar a unidade com nossos líderes através da oração por eles, mas também pela honra e submissão prestada aos mesmos. Lutar pela unidade com nossos colegas de equipe, pois são nossos companheiros em meio a batalha. Os doze  precisam proteger e ajudar uns aos outros, trabalhar em equipe não visando interesses particulares mas os do Reino. Se assim perseveram, tornam-se invencíveis. 
  • A unidade atrai a benção da Unção e da Salvação. SI. 133
  • A unidade atrai a Unção de Multiplicação. Zc. 10 : 6 a 8
  • Uma família unida conquista o que quiser.
  • Uma célula unida ganha muitas vidas.
  • Uma equipe de doze unida levanta gerações.
  • Uma igreja unida conquista a cidade, a nação e as nações da terra.
  • Esta igreja somos nós. (A igreja da Visão), pois Jesus orou pelos doze dizendo: Pai Santo guarda-os em teu Nome, para que eles sejam um, assim como nós. 
A oração de Jesus não ficará sem resposta, Jesus não tem várias noivas, Ele está vindo buscar uma só. A unidade é chave para o avivamento pois Jo. 17:21 diz que quando nós formos um, o mundo crerá que o Pai enviou Jesus. Guarde isto em seu coração: Deus quer que estejamos unidos, nós precisamos uns dos outros. Juntos somos muito fortes, divididos não somos nada.
 
Nosso testemunho de unidade à Deus, à nossa família, aos nossos líderes e discípulos promoverá a Salvação de milhares de milhares.
 
Ministração: todos orarem de mãos dadas, por sua unidade ao Espírito Santo, à família, aos líderes, aos colegas de equipe e aos seus discípulos, pela unidade da Igreja e pelo avivamento.
 
Deus os abençoe e multiplique extraordinariamente ENDJ.
 
Estimulem e supervisionem o discipulado da 2a com a 3a geração.
 
Amamos vocês. Aps. Fábio e Cláudia Abbud. Ap. Fábio Abbud

 

Imprimir