Os benefícios da obediência

 Aps. Fábio e Claudia Abbud

 
Deuteronômio 11:1 a 25
 
Sermos fortes, possuirmos a terra, termos vida longa, vivermos com fartura e sermos fecundos, são promessas de Deus para aqueles que através de Cristo, decidiram amar e obedecer. O Vs. 1 de Deuteronômio 11 é uma ordem para que nos exercitemos no amor e na obediência ao Senhor, o que também nos trará todos estes benefícios.
 
Amar e obedecer a Deus, dependerá de três aspectos :
 
1.                Temor : É na prática não brincarmos com Deus e com as coisas sagradas, é levarmos Deus a sério por sabermos que nossa vida e nossa sorte dependem totalmente Dele.
 
2.                Sensibilidade: O pecado nos embrutece e rouba nossa percepção a Vontade Divina, mas Deus nos restitui esta capacidade, se dependermos Dele, lhe pedindo discernimento espiritual. Deuteronômio 28 nos incita a, atentamente ouvirmos a voz do Senhor, isto equivale a termos um coração treinado a sondar o coração de Deus para discernirmos seus desejos e atendê-los.
 
3.                Caráter: Está ligado ao nosso nível de sinceridade e transparência e também a forma como reagimos aos requisitos propostos a nossa alma pelo ambiente em que vivemos. Pessoas de bom caráter não são pessoas falsas, inconstantes, indisciplinadas, descomprometidas ou de difícil aprendizado.
 
Viemos do mundo com um mau caráter, e nossa transformação depende principalmente de reconhecermos isto. O segundo passo é desejarmos melhora e nos abrirmos ao tratamento. Convivendo com Jesus podemos assimilar o bom caráter do Homem Perfeito, que é Cristo.
 
A influência externa forma caráter, bom ou mau. Se estamos sob uma influência positiva, não podemos nos conformar com falhas de caráter como a desorganização, inconstância, preguiça, descompromisso com responsabilidades, convocações e horários.
 
Do vs. 2 ao 7 o Senhor fala ao coração dos líderes mais maduros dizendo : vocês têm visto desde o princípio os feitos de Deus. Quanto mais experiências e autoridade recebemos da parte de Deus, maior se torna a nossa responsabilidade, pois está escrito, a quem muito foi dado muito mais será exigido.
 
Precisamos entender que como pais e líderes, somos a legalidade para que nosso povo seja de um jeito ou de outro. É o nosso caráter e nossas atitudes que vão determinar que tipo de multidão vai estar diante de nós, pois no Reino de Deus, cada semente produz segundo a sua espécie.
 
Se formos apaixonados, nossos discípulos serão apaixonados, se formos acomodados eles serão acomodados, se formos diligentes eles serão diligentes. Por isso como líderes, devemos nos avaliar em todo tempo em busca de aperfeiçoamento, porque quando o líder cresce o povo cresce. Não podemos cobrar dos outros o que não estamos fazendo.
 
O vs. 8 nos revela que amar e obedecer é o que nos levará a conquista da nossa terra prometida e isto representa o êxito em todas as áreas da nossa vida, mas depende do cumprimento de duas condições estabelecidas pelo Senhor no vs.13:
 
1.      Obedecermos com diligência os mandamentos.
2.      Amar ao Senhor e servi-lo de todo o coração.
 
Estes dois requisitos serão facilmente preenchidos, se houver em nós paixão e zelo pelo Senhor e por sua obra. Ainda na vida de muitos líderes, o ministério é uma área de importância secundária em relação a outras áreas como trabalho, finanças ou família.
 
Nossa postura diante das coisas de Deus, reflete a qualidade da nossa relação com Deus. Os que têm zelo e compromisso com Deus, os terão também com sua obra, os que são apaixonados por Jesus, o serão também por seu ministério.
O vs.14 promete que amor e obediência, comprovados através de atitudes, trarão sobre nós a benção da chuva, o que representa um derramar de salvação, unção e prosperidade. Quando colocamos Deus e sua Vontade em primeiro lugar, experimentamos avivamento espiritual e a visitação de muitas bênçãos.
 
É esta chuva, que fará florescerem as sementes plantadas, que são nossas orações, palavras proféticas e ofertas, as quais frutificando, trarão multiplicação e prosperidade a nossa vida, família e ministério.
 
Os vs. 16 e 17 revelam que todo este derramar de bênçãos, pode ser ameaçado por um perigo espiritual: Nosso coração nos levar ao pecado de vivermos adorando um deus estranho.
 
A idolatria engana cega e paralisa espiritualmente aqueles que se deixam enlaçar por ela. É um grande engano, por exemplo, as pessoas acharem que idolatrar é relacionar-se com um ídolo de gesso ou madeira. Idolatria é na verdade tudo aquilo a que damos mais valor e atenção do que a Deus. Alguns exemplos para reflexão:
 
Quanto tempo você dedica de seu dia ao trabalho e quanto dedica as coisas de Deus? O que tem ocupado mais a sua mente, as coisas de Deus ou sua necessidade de ganhar dinheiro? Qual convivência tem sido priorizada por você, uma convocação para uma reunião na igreja ou um convite da alma pra ficar em casa com seus filhos?
 
Suas ofertas materiais a Deus, podem se comparar em valor, com o que você investe em seus desejos pessoais?
 
Devemos ter muito cuidado para não vivermos no engano de acharmos que Deus é o nosso maior valor, quando na verdade estamos priorizando só relações e valores terrenos. É triste chegarmos a esta conclusão, mas na vida de muitos cristãos hoje que estão dentro das igrejas, a família é um deus, o trabalho é um deus, o dinheiro é um deus e isto impede a plenitude das bênçãos em suas vidas, anula seu ministério e alguns chegam a perder sua comunhão com Deus como revelam os vs.16 e 17 (ler).
 
Tendo nós discernimento destas coisas, torna-se nosso dever pratica-las para que sejamos um testemunho, e ensiná-las aos nossos filhos biológicos e espirituais, como nos ordena o vs.19, para que nossas gerações vivam verdadeiramente em amor e obediência diante de Deus e assim sejam líderes abençoados e aprovados por Ele.
 
Nosso desafio na Visão é mais do que apresentarmos a Deus quantidade de discípulos. Importa refletirmos "para quem" e "que tipo" de discípulos estamos gerando, pois disto depende nosso legado e nossa recompensa neste mundo e na Vida Eterna.
 
Ministração: Oriente aos 12 que naquilo em que foram tocados, orem ao Senhor pedindo que os aperfeiçoe como discípulos e como líderes. Oriente-os também a pedirem a Deus a unção para gerarem 12 que vivam em amor e obediência conforme todo o projeto de Deus.
 
Deus os abençoe e multiplique como  as estrelas do céu e a areia do mar em Nome do Senhor Jesus.
 
Amamos vocês.
 
Aps. Fábio e Claudia Abbud e
 
Esta Ministração provocou um terremoto na vida dos disc[ipulos, todos estão impactados, libertos, desafiados e desatados na conquista de novos territórios.
 
Aps. Eliezer e Zenita
 
Imprimir